• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jane Eyre (Charlotte Brontë)

livrinho bom mesmo hein..
como essas irmãs Bronte eram inteligentes.
Li o Morro dos Ventos Uivantes da outra irmã e gostei muito também. Mas essa Charlotte vou te falar.. que culta!
Vontade de morar naquela Inglaterra daquele século e trocar uma ideia com ela.
Também já li O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë, também um ótimo livro.

Quanto à leitura atual, realmente estou devagar, pois somente li os primeiros 15 capítulos, tendo em vista que estou lendo outros livros também. No entanto vou continuar a leitura, pois vale muito a pena. E o pessoal que está lendo, como estão indo, no começo ou no fim do livro?
 
Gente, minha leitura está estacionada, porque fim de ano na escola é uma loucura só. Eu pego o livro para ler e me lembro de que tenho de fazer mil coisas, aí não consigo ler uma linha. Vou trabalhar até dia 24 de dezembro (reposição), ou seja, não sei quando conseguirei terminar de ler o meu livrinho querido.
 
nossa, elogiei bastante esse livro, mas agora tó numa fase arrastada e chata
Aquela fase que as damas e os cavalheiros vão pra casa do Rochester e fica enrolação pra tudo.
Aliás, como era interessante o respeito e a distinção social naquela época. Nisso evoluimos como sociedade apesar de precisarmos evoluirmos ainda muito mais.
Enfim, fase chatérrima do livro, uma paixão doida da Jane, vamos ver o que vai dar... só to com medo do pior acontecer ela se acertar com o Rochester e se vingar da ex-cuidadora.. tomara que não seja isso
 
Que legal, mesmo sem combinar, parece que nossa leitura está no mesmo ritmo. Também estou nessa parte, e também acho que fica muito claro, no livro, a diferenciação entre as classes sociais.

Mas voltando um pouquinho: o bacana da Jane é que ela passa da condição de órfã paupérrima para uma mulher que tem sua independência financeira, e acho que essa condição - e o estudo que ela recebeu nos anos em que esteve no Instituto - privilegiam suas digressões. Adoro, por exemplo, aquela parte em que o Sr. Rochester está conversando com ela e diz: "Deixando a superioridade fora das discussões, quero então que você concorde em receber ordens minhas de vez em quando, sem ficar zangada ou ofendida pelo meu tom de comando. Concorda?" Assim que ele faz a pergunta, ela começa a pensar criticamente na situação: "Eu sorri. E pensei cá comigo que o Sr. Rochester era mesmo uma pessoa singular. Ele parecia esquecer que me pagava trinta libras por ano para receber ordens". Ele fala que o sorriso estava ótimo, mas pede que ela responda. Então ela fala que poucos patrões perguntariam aos seus assalariados se eles ficariam ou deixariam de ficar zangados ao receber ordens. Então, ele fala: "Assalariados? O quê? Então você é minha assalariada? Ah, sim, de fato, eu havia esquecido o pagamento. Bem, então, partindo de um princípio mercenário, concorda em me deixar fazer umas bravatas?" Mesmo que o tom do Rochester seja de deboche, o que ele paga para Jane é quase nada, se compararmos à riqueza que ele possui. Então, no caso dele, é fácil esquecer que paga a Jane e é fácil, também, ignorar a relação de poder entre "patrão" e "funcionária". (Gente, não quero, de modo algum, com isso, ser anacrônica. Eu entendo o contexto do livro e coisa e tal. Só acho bacana, quando possível, mostrar que mesmo que relate uma época anterior à nossa, algumas das reflexões que o livro nos proporciona podem ser úteis como chave de leitura para muitas coisas vigentes em nosso tempo). Aí ela dá uma resposta firme, que só a Jane poderia dar: "Não, senhor, não partindo desse princípio. Mas se ficar estabelecido que o senhor desconsiderou a questão do pagamento, e de fato se importa em saber se um subordinado seu se sente bem, então concordo inteiramente".
 
Li os primeiros vinte capítulos do livro e a nossa heroína perdidamente apaixonada pelo seu patrão. Vamos ver no que vai dar.
 
atrasei muito a leitura.. desde que sai no recesso da firma não li mais nada..
hoje fui ler no busão e a bateria do kindle acabou.. enfim.. to ali na visita do Mason e seu incidente um tanto estranho.. quem será que fez isso?
 
  • Curtir
Reactions: Bel
ainda dando continuidade neste livro.. já que li bem devagar... alguém pode discutir isso abaixo comigo:
pq raios o pessoal que abrigou ela eram primos dela? ficou muito forçado ou eu perdi alguma coisa do caminho que ela fez e que isso teve relacionamento com a origem dela? ou foi pura sorte mesmo?
 
ainda dando continuidade neste livro.. já que li bem devagar... alguém pode discutir isso abaixo comigo:
pq raios o pessoal que abrigou ela eram primos dela? ficou muito forçado ou eu perdi alguma coisa do caminho que ela fez e que isso teve relacionamento com a origem dela? ou foi pura sorte mesmo?
Foi pura sorte ¯\_(ツ)_/¯
 
  • Haha
Reactions: fcm
depois de um longo e tenebroso verão terminei o livro e no geral gostei bastante.
Algumas coisas muito boas, alguns diálogos enfadonhos, St John chato pra caramba.. Jane Eyre casca grossa!
No fim uma leitura recomendada mas que eu esperava um pouco mais!
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Não preciso nem dizer que eu me esqueci de que estava relendo Jane Eyre e, agora, não faço a menor ideia de onde parei, né? Mas vou terminar, gente!
 
Também estou nessa mesma situação.

Acho que vou voltar a ler a partir do jantar. Eu acho que já tinha passado dessa parte, mas como não me lembro, vou reler o Rochester fazendo cosplay de Madame Melian. hahahahaha
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo