• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jane Austen

Anica

Usuário
Esse é para a Anigel e a Ptah, que eu sei que gostam da autora e poderão falar sobre ela para nós =]

Então, até hoje eu só li Pride and Prejudice - e eu confesso que odiei a primeira leitura, mas achei muito bacana a segunda. O problema é que ontem eu estava assistindo aquele filme com a Kate Winslet, Razão e Sensibilidade e me passou a impressão de que ela costuma repetir alguns elementos do primeiro (incluindo a questão dos arranjos matrimoniais e tal).

Não que o primeiro não tenha sido legal, mas o que eu quero saber é: vale a pena ir atrás dos outros?
 
Eu também assisti o Sense & Sensibility... apesar de não ter lido o livro eu não achei o filme tão bom.
P&P é um dos meus preferidos, vou ler o Persuasion e volto a postar nesse tópico.
 
Então, eu só li Orgulho e Preconceito também, e justamente tive uma conversa um dia desses com uma amiga minha que leu todos os outros livros dela, menos o Orgulho e Preconceito, e ela me disse que acha os livros da Jane Austen ótimos, mas que depois que você leu o primeiro os outros se repetem. Isso me desanimou um pouco pra ir em busca dos outros...
 
Eu revirei a feira do livro atrás do Orgulho e Preconceito pra dar pra minha namorada. Achei, etc.

Mas o bizarro é que ninguém conhecia o livro! Teve um cara que perguntou se era um livro gay ou algo do tipo...
 
Skywalker disse:
Mas o bizarro é que ninguém conhecia o livro! Teve um cara que perguntou se era um livro gay ou algo do tipo...

:lol:

Eu vi o filme e gostei, quando vou ler o livro eu não sei, tou com uma fila imensa que deve me tomar o ano.
 
Vale a pena ir atrás, se você gostar desse tipo de literatura. Li 'Orgulho e Preconceito' e gostei, comecei a ler outro livro *não lembro o nome*, mas achei tão cansativo... acabei parando.
 
O que Jane Austen faz é repetir a fórmula da heroína que determinada a não entregar-se ao amor como faz Lizzie Bennet em relação a Mr Darcy. Por se tratar de uma época e de uma sociedade que embora as mulheres dedicassem aos estudos e ao aprimoramento intelectual, o casamento era a primeira coisa a se pensar e a última a que se devia desistir. Lizzie tem aos olhos de Mr Darcy, todos os predicados que uma mulher deveria conter em sua personalidade, inclusive a língua afiada. E é justamente o orgulho que ambos tem e o preconceito que é não um muro, mas uma rede de arame farpado entre os dois que torna tão interessante o relacionamento entre essas duas personagens. Jane e Bingley são mais amenos, diria que vivem o amor na simplicidade casadoira e reprodutiva.
Valho-me da personagem de Charlotte Brontë, Jane Eyre que diz a certa altura da narrativa que: que é você Jane Eyre, sua cadelinha de colo boba e fútil para achar que esse homem pode amá-la.
Eu responderia: você é Jane Eyre sua boba e juntamente com Lizzie Bennet forma o elenco das tão interessantes personagens femininas.
 
Até agora eu só li Orgulho e Preconceito, mas gostaria de ler os outros livros da autora =]
 
:cheer: Adorei o tópico! :cheer:

Sou meio suspeita para falar, já que Jane Austen é minha escritora preferida e Orgulho e Preconceito é o meu livro preferido, mas acho que vocês estão sendo muito injustos quando dizem que Jane Austen se repete nos livros.

Sim, nos seus livros ela fala de casamentos por conveniência, mas esse não é o assunto central deles. Embora eu adore os romances criados por ela devo confessar que uma das coisas que mais me atrai em seus livros é a ironia e a maneira ácida que ela retrata a sociedade da época.

Há cena mais ridícula do que Miss Bingley desesperada para atrair Mr Darcy dizendo "que sabe apontar penas muito bem..."?

De todos os livros dela o que eu menos me lembro é o Abadia de Northanger que acho o mais fraco e só li uma vez, mais vou dar uma relida para opinar aqui com mais segurança.

srtaParker disse:
O que Jane Austen faz é repetir a fórmula da heroína que determinada a não entregar-se ao amor como faz Lizzie Bennet em relação a Mr Darcy.

Acho que você não entendeu muito bem, Lizzie Bennet não "está determinada a não se entregar ao amor". Ela está determinada sim a não se casar por conviniência e para obter segurança.

srtaParker disse:
Por se tratar de uma época e de uma sociedade que embora as mulheres dedicassem aos estudos e ao aprimoramento intelectual, o casamento era a primeira coisa a se pensar e a última a que se devia desistir.

Minha impressão da época é que "buscar o aprimoramento intelectual" não era prioridade para as mulheres e a maioria se dedicava somente a buscar um bom casamento. Isso é bem retratado pela Mrs Bennet e pela Miss Bingley.

srtaParker disse:
Lizzie tem aos olhos de Mr Darcy, todos os predicados que uma mulher deveria conter em sua personalidade, inclusive a língua afiada. E é justamente o orgulho que ambos tem e o preconceito que é não um muro, mas uma rede de arame farpado entre os dois que torna tão interessante o relacionamento entre essas duas personagens.

Na verdade Darcy amava Elizabeth contra a própria razão justamente porque ele não a considerava igual a ele na escala social. Para ele a mulher ideal seria da sua esfera social. E mais de uma vez ele reclamou da língua ferina de Elizabeth.

Na verdae tanto Darcy quanto Elizabeth são complicados demais. No filme "Mensagem Para Você" Joe Fox diz a Kathleen Kelly sobre o livro "Darcy era orgulhoso e Elizabeth preconceituosa, ou seria o contrário?". Na verdade ambos são orgulhosos de quem são, de seus status de sua capacidade de julgamento, etc e preconceituosos com o que julgam ser a fraqueza e o ridículo do outro. E eu acho que isso é uma das coisas mais legais do livro, mostrar todo o caminho que eles percorrem para superar tudo isso e admitir o amor.

Na sua primeira versão Orgulho e Preconceito recebeu o nome de "Primeiras Impressões", e este também seria um título bem adequado ao livro.

srtaParker disse:
Jane e Bingley são mais amenos, diria que vivem o amor na simplicidade casadoira e reprodutiva.

EDIT: Ana, desculpe a demora em responder. Eu vi o tópico assim que abriu, mas estava com dificuldades para fazer um post digno da autora. É, eles não complicam as próprias vidas e a dos outros.
 
Dica do Caderno G da Gazeta do Povo

Orgulho e Preconceito

A capa ilustrada por Keira Knightley e Matthew Macfadyen, como os personagens Lizzie e Mr. Darcy, pode sugerir uma reedição direcionada ao grande público, cativado pela versão cinematográfica de Joe Wright. O relançamento do romance Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (1775-1817), pela Landmark, porém, traz algo inédito no país. A obra-prima da mais importante escritora inglesa ganha agora edição bilíngüe.

Com duas colunas de igual tamanho – a interna em português, com tradução de Marcella Furtado, e a externa em inglês –, a publicação não deixa de ser interessante para quem lê o livro pela primeira vez. Mas é especialmente prazerosa para os já admiradores da escrita elegante e perspicaz de Austen, que têm à sua disposição as análises psicológicas e sociais que permeiam o enredo como foram escritas originalmente.

Luciana Romagnolli

Eu não estava sabendo desse lançamento, muito bacana mesmo. Adoro edições bilíngües XD Achei na Saraiva para vender -> http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2582131&ID=C956227D7D8071F0E22010183
 
Saiu uma matéria interessante no Caderno G -> http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=803100&tit=A-razao-vence-o-sentimento
 
Eu não nego que adoro toda parte romântica dos seus livros (e que desde que li pela primeira vez a declaração de amor que Darcy fez a Elizabeth comecei a torcer por ele), mas não é só pelas histórias de amor que seus livros fazem sucesso.

O que garante o sucesso e a qualidade de seus livros é todo cuidado que Jane Austen teve ao construir as tramas (muito bem amarradas) e os personagens. Eles são profundos, entendemos seus medos, seus anseios e suas motivações. Alguns (Mr Collins, Mrs Bennet, Lydia Bennet) são tão ridículos com suas pretensões e poses que em determinados momentos me dava vontade de parar de ler tal era a magnitude da vergonha alheia que eu sentia.
 
A tradução dessa edição bilingue é boa? Eu queria ler esse livro, e essa edição parece ser legal. Nunca peguei uma edição bilingue, mas gosto muito em teoria. :D

edit: foto do filme na capa? ¬¬
 
Qdo eu vi este tópico pensei "Até que enfim a Anigel escreveu sobre a Jane Austen!" ai fui ver e era a ANica auehauheuahe Jane Austen é completamente a cara da Cyn e eu que não tinha lido nada da autora ainda, tive meu primeiro contato com Orgulho e Preconceito através da Anigel tb. E eu simplesmente me apaixonei pelo livro. Não consegui ler outros ainda, mas esse foi tão bom que foi o suficiente pra colocar a Austen como uma das minhas autoras favoritas.

Hoje eu não to muito legal, queria falar mais coisas mas agora não to nem inspirada tb. Então vou deixar o resto da resposta pra mais tarde :)
 
Se alguém der uma passadinha nesse tópico meio morto,e conhecer todos os livros da Jane Austen,poderia dar uma opnião sobre os títulos Persuasão e Masfield Park.Assisti a adaptação deles para filmes,e não gostei,por isso estou com receio com relação a esses livros.E não é que já tenha lido livros da autora,adorei Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade,a maneira como ela escreve,sempre muito inteligente e sagaz; a escrita elegante,faz com que a leitura se desenrole bem.Agradeço desde já.:mrpurple:
 
Adaptação é aquela coisa, né? Eu sempre acho difícil que o filme em questão seja melhor que o livro, então por isso, aconselho você a ler. Assim você vai aumentar seus conhecimentos sobre a Jane Austen :g:

Não, não conheço Persuasão e Mansfield Park, mas acho legal você ler. Até para depois deixar suas impressões por aqui.
 
Ainda não li Mansfield Park (nem vi o filme), mas acho que você deveria correr atras de persuasão, mesmo não tendo gostado do filme. As idéias da autora sobre a fidelidade a um amor após um longo periodo fazem a diferença. E Jane Austen é sempre uma boa pedida!

Boa leitura!
 
Gente, tô com "Razão e Sentimento" lá em casa... alguém já leu?
 
Eu estou lendo Razão e Sentimento e estou adorando, realmente há a semelhança das heroínas, eu as acho frias, meticulosas e sinceramente me indentifico mais com a Jane e principalmente com a Marianne, o caso que ela passa é quase igual ao que passo (as semelhanças são muitas!), o jeito de ser, pensar, sentir, sofrer... estou adorando a história ao passo que tb estou sofrendo junto com as personagens. Quando a história começa a ficar cansativa algo acontece que chega até a tirar o fôlego de surpresa! Adoro a Jane Austen por criar obras tão lindas,!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo