• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Jack, o Estripador – a verdadeira história, 120 anos depois (Paulo Schmidt)

Anica

Usuário
Estou copiando aqui o email do Eduardo Torres que faz parte da lista de discussão Gênero Fantástico (lista-do-clfc.yahoogrupos.com.br) até porque foi o email dele que me deixou curiosa sobre a obra que eu já estava achando que nem valia a pena ler (eu ia comprar no natal, mas achei que era um romance ou algo que o valha).

[align=justify]
Esse e' o titulo do livro do (brasileiro) Paulo Schmidt, q nao se propoe a especular sobre (mais uma) teoria 'provando' quem foi Jack o Estripador.

Schmidt fez um exaustivo trabalho de pesquisa simplesmente para mostrar ao leitor os fatos comprovadamente existentes sobre os crimes de Jack, the Ripper ou Red Jack.

Com direito a transcricao de documentos originais do inquerito, inclusive fotos das vitimas e desenhos e artigos dos jornais da epoca.

E listar praticamente todas as teorias publicadas desde o final do sec 19 ate' nossos tempos sobre a autoria dos macabros crimes q tornaram ainda mais sombrio (ja' o era com o fog e smog) aquele chamado 'Outono do Terror' de 1888 no miseravel e superpopulado East End da Londres vitoriana.

Para cada teoria, Schmidt cita quem acusa (indicando o livro ou artigo correspondente), resume a tese, e lista os pontos a favor e contra numa secao final.

Da' pra notar claramente que livros Alan Moore leu pra escrever o texto de 'From Hell' (e nao foi so' a obra de Stephen Knight). E da' pra notar q a pesquisa de Schmidt foi mais bem feita q a de Moore: Na dedicatoria de 'From Hell', Moore e Campbell esquecem de citar uma das vitimas 'canonicas' de Jack (foram cinco, segundo relatorio oficial da Scotland Yard, embora alguns autores 'estripadorologistas' ['ripperologists', implacavelmente criticados por Schmidt] expandam esse numero ate' nove), e escrevem o nome da ultima como Marie Jeannete Kelly, qdo seu nome verdadeiro era Mary Jane Kelly (mudou seu 'nome de guerra' depois de morar algum tempo na Franca).

Alias, o titulo da graphic novel de Moore e Campbell e' bem inspirado, pois, das milhares de cartas q a Scotland Yard recebeu assinadas por Jack, o Estripador, a unica q tem grandes chances de ter sido de fato escrita pelo assassino e' a q se inicia por 'From Hell' ('Do Inferno'), q tinha um pedaco de rim humano dentro do envelope como 'anexo' (orgao q tinha sido removido de uma das vitimas). (Schmidt reproduz no livro uma foto desse carta).

Alem de trabalhos 'neo-goticos', como 'From Hell', volta e meia obras de FC fazem referencia ao misterioso serial killer do final do sec. 19, como Star Trek - TOS, q especula sobre uma possivel origem alienigena de Jack the Ripper.
[/align]

Mais informações, aqui -> http://www.fernandojorge.moonfruit.com/#/pauloschmidt/4529679913
 
Bem como é um tema que eu gosto (sim, sim... alémd e vampiros, lobsomens, zumbis, rock'n'roll, BOHEMIA, mulheres, lasanha, etc,e tc...) devo comprar!

Uma das melhores análises que eu li foi de um ex diretor do FBI em um livro em que ele trata de mais uns 4 ou 5 casos "grandes" e não resolvidos. Pra quem gosta desse tipo de literatura fica a dica: Mentes criminosas e Crimes Assustadores.
 
O Jack é um daqueles personagens históricos pelo o qual eu tenho uma certa veneração.
A(s) história(s) por trás dos assassinatos são tão grandes e podem evoluir para tantos lados, que eu me sinto na obrigação de conhecer uma pequena parte pelo menos.
Curto muito esse tipo de literatura investigativa e provavelmente vou começar a procurar esse livro.
Valeu pela dica Anica.
 
O que eu achei mais bacana é que é um livro de um brasileiro. Quebra um pouco daquela idéia de que só ingleses (ou sei lá, estrangeiros) podem fazer uma boa pesquisa sobre o assunto. Eu tinha desdenhado o livro pensando que era mais um entre outros, mas pelo que o cara descreveu ali no email da lista, parece realmente muito bom. Ou seja, logo estou correndo atrás para conferir hehe

Jack também é um dos temas que mais curto, não sei bem explicar a questão, talvez por ser um mistério não resolvido com tanto tempo.
 
Anica disse:
O que eu achei mais bacana é que é um livro de um brasileiro. Quebra um pouco daquela idéia de que só ingleses (ou sei lá, estrangeiros) podem fazer uma boa pesquisa sobre o assunto. Eu tinha desdenhado o livro pensando que era mais um entre outros, mas pelo que o cara descreveu ali no email da lista, parece realmente muito bom. Ou seja, logo estou correndo atrás para conferir hehe

Acho que a maioria dos pesquisadores que se destacam em um assunto, são de nacionalidades diferentes a da pesquisa. Um dos melhores historiadores sobre o Japão é um norte americano filho de irlandeses (pena que o nome me escapa agora).

E o que tanto me chama atenção no Jack (o personagem, não a história) é os assassinatos em si. Eu tento sempre criar um personagem "parecido" com ele, mas me frustro cada vez que escrevo.
 
Acho extremamente interessante qualquer serial killer. É um tema que me pega muito. Legal o livro ser de um brasileiro, mesmo, vou procurar na livraria. Além desse, também estou procurando o Zodíaco.
 
Eu li nesse ano um livro sobre Jack, o Estripador de Tom A. Cullen, ele era reporter e fez uma investigação profunda sobre o serial killer. E na época dele algumas testemunhas ainda estavam vivas. Adorei o livro e estou procurando para comprar. E agora quero esse tb.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo