1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Já pararam para pensar em como o Barbudo era calculista?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por O Sujo de Sangue, 28 Nov 2003.

  1. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    Contos Inacabados - Terceira parte: a Terceira Era - Capítulo III - A Busca de Erebor - pag. 348 em diante.

    Mas especificadamente página 355:

    "De fato tudo poderia ter acbado de modo muito diferente. O ataque principal foi desviado para o sul, é verdade; mas ainda assim, com sua mão direita bem estendida, Sauron poderia ter causado danos terríveis ao norte enquanto defendíamos Gondor, se o rei Brand e o rei Dáin não se tivessem interposto em seu caminho. Quando pensarem na grande batalha de Pellenor, não se esqueçam da batalha de Valle. Imaginem como poderia ter sido. Fogo de dragão e espadas selvagens em Eriador. POderia não haver Rainha em Gondor. Agora somente poderíamos esperar voltar da vitória daqui para as rúínas e cinzas."

    Esse capítulo é bem legal, e desvenda várias coisas que, pelo menos eu, fiquei matutando a respeito de como foi organizada a comitiva do Hobbit.

    Depois de ler esse capítulo só resta pensar: O gandalf era foda! Ele pensou em tudo. E fez tudo de maneira não extraordinária. Seus planos a priori são simples e até mesmo estúpidos: mandar 13 anões e um Hobbit para livrar a montanha do Dragão, e segundo passo fortalecer o norte contra um iminente ataque futuro.

    E não é que dá certo?

    :think:

    Ou pior: mandar um Hobbit e seu jardineiro direto pro meio do perigo.

    A primeira vista idiota, numa segunda: genial.

    Os hobbits eram puros de coração, e esta é a maior força capz de confrontar o poder do Anel.

    E não podemos nos esquecer que, tanto o Anel quanto Sauron, atingiam o paroxismo de suas vontades quando Frodo caminhava com a intenção de destruí-lo.

    Tá certo, na hora o frodo fraquejou, mas até Isildur, numenoriano, o fiel que salvou a Árvore branca, o fez. Acredito que nenhum outros ser na Terra-Média teria chegado tão longe.

    E o Gandalf sabia disso.
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Não é de surpreender que Gandalf tomasse decisões tão acertadas (claro que ele errava às vezes, como o próprio istar reconhece, mas essas vezes eram poucas e não mais significativas que seus acertos), uma vez que é dito que Olórin (seu nome em quenya de Maia) era o mais sábio dos Maiar.
    E toda essa sabedoria ele empregou em sua missão na TM. Seu sucesso é, assim, mais do que justificado. :D
     
  3. Proview

    Proview Go

    Realmente Gandalf era incrível... Ele fez tudo certo...
    E tudo foi pensado, nada foi do tipo por acaso...
    hehehehehehe
     
  4. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    É verdade.

    O mais engraçado é que, os Istari assumiram a forma de anciões, e arcaram com o peso de um hroar, não devendo agir diretamente, mas através apenas de conselhos, nas intempéries da Terra-Média.

    E de todos eles, Olórin era o mais só o pó. De aparência mais velha, menor, e mais carcumido. Enquanto Curumu era um ancião esbelto, de longos cabelos Negros.

    Dá pra notar alguma coisa aí? Acredito que a forma que eles assumiram, o quanto mais velhos eles pareciam, tinha haver com sua sabedoria.

    Digo sabedoria, e não conhecimento. Porque realmente acredito que talvez Curumo tivesse até mais conhecimento que Olórin (ainda que mais específico), mas era mais tolo.

    Agora que Radagast era um idiota isso não há dúvidas.

    :obiggraz:
     
  5. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    soh posso dizer uma coisa:
    gandalf era foda

    desculpe o termo, mas essa eh a verdade! :mrgreen:
     
  6. Dimitri

    Dimitri om pah, om pah, pah

    Gandalf

    Mas ele teve sorte também porque se Frodo não quisesse levar o Anel até Mordor, aí fodia tudo. Adeus Terra Média.

    Gandalf também teve que se dobrar depois que Saruman o traiu. Porque se Saruman ajudasse, as coisas seriam beeeeem mais fáceis.
     
  7. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Os critérios utilizados foram diversos... talvez o escolheram pois sabiam q ele nunca ia passar pro lado de Sauron... são q não imaginaram q ele ia ficar cheirando flores e cantando com os passarinhos o tempo todo.
     
  8. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    O escolheram pricipalmente por que Yavanna insistiu, e muito. Ele era um Maia dela, e ela defendeu sua intenção dizendo que pelo menos alguém para representar a fauna e a flora devesse ir.

    Ela realmente insistiu muito.

    Eu só não entendo porque escolheram Curumo. Pô, eles já tinham tido problema com Maia do Aule, justamente o mais podereoso, Sauron. E novamente escolhem o atual mais poderoso...

    Mesmo no ensaio dos Istari a razão pela qual Curumo é escolhido é ilustrada como sem um sentido exemplificado.
     
  9. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    axo q a real intenção dela querendo mandar radagast nunca foi ele ajudar no combate ao anel... e sim garantior a permanencia das flores e da fauna nakele periodo taum sombrio...

    mas tae o calculismo dele... ele sabia q frodo ia se oferecer pra esse missão... ele conhecia o hobbitizinho..... ele sabia q pelo carater dele... frodo ia se oferece rpra levar o anel....
     
  10. Knight

    Knight Rider On The Storm

    Tudo bem, concordo, ele era calculista, mas uma coisa é fato: Ele teve MUITA sorte....
     
  11. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    Ai que tá. É tão maravilhosa a foram com que ele calculou tudo que parece o maior milagre de todos os tempos.

    Mas o conceito de sorte é ralativo.

    Se formos pela lógica de que ele teve sorte, então também poderíamos dizer que Sauron teve sorte de Isildur não ter destruído o Anel, e que a sorte beneficia ambos os lados.

    Mas não gosto de pensar nas coisas como sorte. Assim como o Anel fazia a sua sorte, e, com sua intenção causava os acasos, acredito que Gandalf também não contava com ela. Tudo era calculado e "jogado na mão de deus".
     
  12. UrUbU

    UrUbU Kaizoku-ou

    o bixo analisou todas as possibilidades antes de tomar qlq decissão... naum creio q ele teria levado frodo ateh valfenda se ele naum soubesse jah q seria o pequeno q iria ateh mordor... ele jah tinah tudo planejado em sua mente....
     
  13. Dimitri

    Dimitri om pah, om pah, pah

    Gandalf

    Ele fez com que Frodo fosse a Valfenda porque Frodo era o portador do Anel. Gandalf não poderia ter feito isso nem mesmo ajudado Frodo por estar ocupado. Taí a sorte grande dele.

    Ele supunha que Frodo levaria. Mas ele não tinha nenhuma certeza disso. Frodo poderia ter ficado com medo como Sam, Merry e Pippin ficariam e só dado meia volta e voltado pro Condado.
     
  14. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    Re: Gandalf

    Lembro-me agora de uma das conversas/discursos do Gandalf, onde ele dizia que não sabia que as coisas iam acontecer daquela forma ou de outra, ele simplesmente acreditava, e apostavanas suas chances.

    Ele era um cara que tinha muito tato e acho que podia ver muito além nos corações das pessoas.

    Esse "acreditar" dele eu acho que tem muito haver com a intenção dos Valar. Na minha cabeça Olórin tinha muita noção da intenção deles, e por muitas vezes, acredito, os Valar falavam em seu pensamento.
     
  15. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    olórin era maia de qual valar?
     
  16. O Sujo de Sangue

    O Sujo de Sangue Usuário

    Ele era um Maia de Manwe e Varda, e morava em Lórien. Estranho não? Pela a origem do nome, e por morar em Lórien, em penso no Gandalf como um Maia de Irmo. Mas a nota que segue pode ser interpretada como Gandalf sendo um Maia de Manwe e Varda

    Contos Incabados - pág 432:

    "...Ali há também alguns esboços de tabelas que relacionam o nome dos Istari com os nomes dos Valar: Olórin com Manwe e Varda, Curumo com Aule, Aiwendil (Radagast) com Yavanna, Alatar com Orome, e Pallando também com Orome..."




    Outra coisa curiosíssima é que Tolkien chega a equiparar o poder de Gandalf com o de Sauron:

    Contos Incabados - pág 435:

    "...Para vencer Morgoth ele enviou seu arauto Eönwë. Para derrotar Sauron, então, não madaria algum espirito menor (mas poderoso) do povo angélico, alguém coevo e igual, sem dúvida, a Sauron nos seus primórdios, porém não mais? Olórin era seu nome. Mas de Olórin nunca saberemos mais do que aquilo que ele revelou em Gandalf."

    Agora vamos tomar tento neste trecho: porém não mais?

    O que isso pode querer dizer? Bem, temos que considerar que os Istari tiveram de vestir os trages do mundo, e tinham a mente confusa com precupações referentes a carne.

    E mesmo assim, se pararmos para pensar, Gandalf venceu Sauron. POdemos atinar com a lógica de que, em poder físico, talvez Gandalf não se equiparasse com Sauron, mas sua estratégia, seu poder de conhecimento, enfim, dentro deste âmbito acho que podemos pensar em Gandalf como sendo mais poderoso do que Sauron. Afinal ele não o sobrepujou? Não venceu a Guerra do Anel?
     
  17. Tauron

    Tauron Usuário

    Acho que além de todo o poder estratégico de Gandalf, ele também contou com a coragem dos que estavam envolvidos em seus planos. Sem a coragem de Frodo, nada teria acontecido.
    Tendo em vista isso, sim, aco que poderíamos dizer que Sauron era mais fraco nesse sentido. Não previu que alguém estivesse tentando realmente entrar em Mordor com o Anel, e olha que tudo que ele aprendeu, ele aprendeu com Melkor.
     
  18. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Se eu não me engano era pelo fato de ele ser mais semelhante a Sauron, sendo um maia do mesmo senhor. Com isso, ele poderia ter mais conhecimento sobre as estratégias do inimigo e se antecipar a ele, como de fato fez, no começo.
     
  19. Finrod-Felagund

    Finrod-Felagund Usuário

    se gandalf tivesse em um fána, talvez tivesse ganho fisicamente do sauron, mas estava num hroa q limitava mto seus poderes, mesmo sendo igual nos primordios (quando eram somente frëa), mas era proibido aos istari um confronto direto com sauron ou domina-lo atraves de força, eles teriam q aconselhar os homens da TM a fazer isso, por isso nao podemos dizer c era ou nao mais forte q sauron, mas em termos de estrategia gandalf foi d+, superior ate a sauron q era o maior estrategista q ja existiu ate entao(por isso ele ganhou um cargo de respeito ao lado de morgoth).
     
  20. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Voces estavam falando sobre sorte, mas se tudo dependesse da sorte na TM ela talvez não existisse. Gandalf era cauculista sim. Assim como Saruman, só que esse caiu na besteira de se aliar a Sauron. De qualquer forma, quando Gandalf manda treza anões e um hobbit para recuperar a montanha, pode-se fazer mais uma suposiçao sobre os planos dele. Pode parecer exagero imaginar que foi intencional, mas ele pode ter escolhido passar por aquela parte das montanhas sombrias justamente devido Gollum e o Anel. Afinal que utilidade teria um Hobbit como Bilbo(naquela época ele não era o Bilbo que conhecemos) para recuperar a montanha das mãos de um dragão? Seria muito mais fácil pedir ajuda a Dáin Pé-de-Ferro desde o inicio. Talvez o intento dele fosse que Bilbo pudesse pegar o Anel. Pode até parecer exagero mas é uma possibilidade, afinal haviam outros trechos das montanhas sombrias muito mais fáceis de se atravessar. Também temos o exemplo de quando Merry e Pipin se perdem em Fangorn, Gandalf os deixa lá por saber que eles podem liberar a raiva dos ents contra Saruman e dar uma ajuda.

    E é claro, existem as consequencias dos cálculos de Gandalf, afinal ele poderia muito bem ter mandado Bilbo de uma vez para um conselho em Valfenda para ser decidido que o Anel seria destruído, mas ele decide que é melhor esperar já que no momento a situação não está tão alarmante, ele preferiu esperar um pouco para ver o caminhar das coisas. Aí então podemos concordar com a sorte, já que se ele tivesse mandado Bilbo para acabar com a Anel desde o inicio Saruman teria ficado sabendo, e como acredito que Bilbo não teria forças para destruir o anel seria muito mais fácil para Saru ir pegar o Anel.
     

Compartilhar