• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Já houveram elfos servos de Morgoth?

Esses dias eu estava relendo o Senhor dos Anéis e pensando: havia elfos "duvidosos" (como Feanor, Eol, Maeglin), mas nem sombra de um orc bom, por exemplo.
Não soa meio maniqueísta demonizar a um povo inteiro?

Lindoriel, a questão [me parece] é que Tolkien [neste como em muitos casos] estava seguindo a tradição das lendas que queria destacar. Com respeito aos Orcs, a tradição germânica já dizia que eram voltados para o mal, enquanto povo, enquanto espécie. Confiramos https://pt.wikipedia.org/wiki/Orc:

"As explicações de Tolkien sobre as origens da palavra real são as seguintes:​
    • "A palavra é derivada do Antigo Inglês orc 'demônio', mas a usei só por ser adequada foneticamente" (The Letters of J.R.R. Tolkien, #144, 25 de Abril de 1954.)
    • "Eu peguei originalmente a palavra do Antigo Inglês orc (Beowulf 112 orc-neas; orc = þyrs ('ogre'), heldeofol ('demônio do inferno'). Isso supostamente não deveria ter ligação com inglês moderno orc, ork, um nome usado em várias criaturas marinhas da ordem dos golfinhos." (Nomenclature of The Lord of the Rings)
    • "A palavra usada na tradução do Quenya urko, Sindarin orch é Orc. Mas isso é pela similaridade da palavra do antigo inglês orc, "espírito mal ou fantasma" com as palavras élficas. Possivelmente não há ligação entre elas. A palavra do inglês é genericamente atribuída a ser derivada do latim Orcus." (The War of the Jewels, p. 391.). Este texto deve ser entendido no contexto em que Tolkien se apresenta como o tradutor para o inglês moderno do Livro Vermelho dos hobbits, conforme a introdução de O Senhor dos Anéis.
    1. Tolkien, J. R. R. (1937). The Hobbit, foreword, New York, NY: Houghton Mifflin Company. 0-395-87346-0.
    2. Tolkien, J. R. R. (1993). Christopher Tolkien (ed) Morgoth's Ring, 414, 422, New York, NY: Houghton Mifflin Company. 0-395-68092-1."
Da origem deles, parece sem uma questão em aberto, havendo duas teorias dominantes: foram criados por Morgoth (de pedra e lodo, depois animados mediante feitiços) ou são o resultado de elfos submetidos às torturas de Melkor (o que me lembra o que está em "A Sociedade do Anel" - filme, quando Saruman diz ao Uruk-hai líder: "você sabe o que eram os orcs, no princípio? Eram elfos. Torturados e mutilados pelos poderes escuros"... Tô citando de memória e pode não ser exatamente o que ele diz).

Espero ter ajudado.
Abraço, melon.
 
Os povos que fizeram tal aliança não são mencionados, arriscaria dizer que seriam os povos que residem mais ao leste; o que é dito é que o povo de Durin não estaria entre esses povos.
 
Sobre o anões só completando a informação do Haran.

HoME XII - Peoples of Middle Earth disse:
(...) For they had met some far to the East who were of evil mind. [This was a later pencilled note. On the previous page of the typescript my father wrote at the same time, without indication of its reference to the text but perhaps arising from the mention (p. 301) of the awakening of the eastern kindreds of the Dwarves: ‘Alas, it seems probable that (as Men did later) the Dwarves of the far eastern mansions (and some of the nearer ones?) came under the Shadow of Morgoth and turned to evil.’]

Tradução minha: "(...) Pois eles encontraram alguns no Leste distante que eram de mentalidade maligna. [Essa foi uma nota manuscrita tardia. Na página anterior da transcrição que meu pai escreveu na mesma época, sem indicação que se referia ao texto, mas talvez decorrente da menção (p. 301) do despertar dos Anões do leste: 'Parece provável que (assim como os Humanos fizeram posteriormente) os Anões do leste distante (e alguns mais próximos?) vieram sob a Sombra de Morgoth e se tornaram malignos.']"
(não é uma tradução boa, mas creio que captou o sentido).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo