• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings (1978)

Deriel

Administrador
J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings é um filme de animação feito em 1978 sob a direção de Ralph Bakshi. É uma adaptação da primeira metade do livro O Senhor dos Anéis. O diretor Ralph Bakshi se deparou com as obras de Tolkien bastante cedo em sua carreira, e fez diversas tentativas de produzir O Senhor dos Anéis como um filme de animação até que recebeu investimento do produtor Saul Zaentz e da distribuidora United Artists.

Leia Mais
 
Aquele mendigo era Aragorn?
O viking era pra ser Boromir?

A iniciativa foi boa, mas o resultado foi horrível.
 
Achei a adaptação e o resultado bem interessantes, apesar de achar que os Orcs e o Boromir (para não dizer um Viking) ficaram terríveis.
 
Os movimentos dos personagens são bem reais, em se tratando de uma produção de 1978. Concordo que a obra vale pela iniciativa, mas achei que faltou um pouco de "empolgação" nas cenas, e a trilha sonora, realmente, não ajuda muito. Alguém viu a cena do Balrog na ponte de Kazad-dûn? É um exemplo do que estou falando. A caracterização dos personagens estão bem longe da idéia que eu fazia deles quando li os livros. Os filmes de Peter Jackson sempre estiveram mais próximos da minha visão. (rs)

Ah, só eu achei isso, ou para vocês o Aragorn também se parece com um índio?! (rs)
 
Realmente, a trilha sonora é extremamente Clichê para época.
Adorei esta tecnologia que, apesar de antiga, imita com muito realismo o movimento dos personagens.
Tudo bem que os personagens parecem descaracterizados fisicamente, mas psicologicamente eles são (ou pelo menos pareceram) mais fiéis à obra de Tolkien, ao contrário dos filmes, que, na minha opinião, pecaram gravemente ao não tentar preservar a identidade original dos personagens (Theoden é prova disto).
 
Sabia que vocês iam todos apreciar meu artigo :g: Há anos que a Valinor precisava de um artigo mais detalhado sobre essa preciosidade (me roubaram o DVD, acreditam? quase agradeci).

Logo mais teremos artigos sobre O Hobbit de 1977 e O Retorno do Rei de 1980
 
Se não me engano essa animação foi "desenterrada" nas véspera do lançamento da versão de PJ.

Achei um bom filme, se não considerar a aparencia dos personagens é claro. Mas é vale a pena pela curiosidade histórica.

P.S.: Os Orcs estão muito esquisitos. (Nada de anormal)
 
Pelo filme não ser muito conhecido e pouco comentado, sempre foi difícil encontrar referências boas sobre o filme, em língua portuguesa, que comentasse e mostrasse mais do que alguém que tivesse simplesmente assistido. E esse artigo está bem completo mesmo.

Eu tenho o DVD e três pôsteres dessa animação, mas no geral é muito tosco, personagens que mancam, um final abrupto que tenta parecer uma conclusão, um Gandalf bizarro, um Frodo infantilizado, e membros da Sociedade com chapéu viking. Entretanto, vale guardar na coleção pela curiosidade, por algumas cenas que inspiraram o Peter (ou que são extremamente parecidas), e por ter sido a primeira adaptação de Tolkien para o áudio-visual, apenas 5 anos após seu falecimento.
 
É bem bizarro e até engraçado aquele Balrog voando e saltitando, mas valeu a pena conhecer por curiosidade mesmo, como já disseram. =)
 
Esta é boa.
Não sabia da existência deste filme.
Quando eu era pequeno até que tinha sido bom tê-lo visto.

Mas pelo menos aqui em Portugal nunca deu (julgo eu...).

Agora, com os meus 45 anos, só o via completo se estivesse bêbado... :bamf: :lol: :D
 
Fiquei com um pouco de pena do diretor do desenho, que gosta e respeita a obra do Tolkien e tinha tantas idéias bacanas, acho que ele era o cara certo na hora errada, triste...
O John Boorman ia fazer propaganda de sapatos no filme?!!! :doido:
E aquele papo de que no roteiro (do Boorman) ele havia mudado vários personagens e INCLUIDO outros??!!
Como assim? Ele inventou personagens? será isso ou eu entendi errado? :blah:
 
Pelo que entendi era isso mesmo. Fiquei curioso pra saber como é o tal roteiro do Boorman, será que tem on-line? Vou pesquisar :think:

No original diz que ele queria fazer propaganda de "sneakers"
 
Bem... o que posso dizer? É meio difícil a gente fazer uma crítica imparcial diante dos avanços na animação e do estupendo sucesso da versão cinematográfica da história com uma trilha sonora (principalmente) bem melhor. Talvez seja por esses motivos que não tenha gostado muito desse desenho e o considere ruim. Mas pra época, poderia ter sido bom... Como falou a crítica "ainda está além da qualidade da obra original", ou algo assim.

Quanto ao Aragorn mendigo que o Veda falou, apesar de ter estranhado, mas no livro não diz que Aragorn era feio? :roll:... então!
 
Pelo que entendi era isso mesmo. Fiquei curioso pra saber como é o tal roteiro do Boorman, será que tem on-line? Vou pesquisar :think:

No original diz que ele queria fazer propaganda de "sneakers"

Procure para nós Deriel. O pior é se o roteiro for ainda pior do que o filme do Baksh


Somos dois XD

Meu pai alugou a fita na época do lançamento da Sociedade do Anel, e a maldita rotoscopia ainda me dá náuseas.

Somos 3, é terrivelmente desagradável.

A, alguem lembra da sequência inicial em que contam como o anel se perdeu? É uma das partes mais desagradáveis do filme, é muito ruim, muito mesmo.
 
Não gostei nada desse filme! Não sei se sabem, que tambem foi feito o hobbit, no mesmo estilo e pelo mesmo realizador, portanto é outra porcaria (desculpem a expressão)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo