1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

J.R.R. Tolkien

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por LatinoAmericano, 8 Jul 2008.

  1. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Olha, não sei se por causa de muita gente aqui do Meia também participar do Fórum Valinor (eu, por exemplo), olhando essa parte de literatura estrangeira, reparei que não tinha sido falado nada sobre Tolkien ainda, nenhum tópico.

    Aí eu pensei em criar esse aqui, o assunto é muito amplo, e dá pra ser discutido por muito tempo, as obras são de uma riqueza incrível de detalhes, personagens etc.

    Alguns parágrafos falando um pouco sobre ele:

    John Ronald Reuel Tolkien CBE (Bloemfontein, 3 de Janeiro de 1892 — Bournemouth, 2 de Setembro de 1973) foi um escritor, professor universitário e filólogo britânico.

    Tolkien nasceu na África do Sul e aos três anos de idade, com sua mãe e irmão, passou a viver na Inglaterra, terra natal de seus pais. Desde pequeno fascinado pela lingüística, cursou a faculdade de Letras em Exeter. Lutou na Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário" complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa.

    Tornou-se filólogo e professor universitário, tendo sido professor de anglo-saxão (e considerado um dos maiores especialistas do assunto) na Universidade de Oxford de 1925 a 1945, e de inglês e Literatura inglesa na mesma universidade de 1945 a 1959. Mesmo precedido de outros escritores de fantasia, tais como William Morris, Robert E. Howard e E. R. Eddison, devido à grande popularidade de seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Sua obra influenciou toda uma geração.

    Católico fervoroso, foi grande amigo de C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, ambos membros do grupo de literatura The Inklings.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. Liv

    Liv Visitante

    Eu participava da Valinor, mas saí de lá. Sei lá, me chutem, mas eu enjoei feio de Tolkien.
     
  3. Elenwë

    Elenwë Chata como um

    Eu participava da Valinor, mas saí de lá. Sei lá, me chutem, mas eu enjoei feio de Tolkien. [2]

    Não sei explicar o porquê, foi algo parecido com um relacionamento sem amor, alimentado só pela paixão. Depois de um tempo perde a graça e acaba, saca?
    Uma lástima, enfim.
     
  4. Liv

    Liv Visitante

    Você resumiu bem, chuchu! Já li 90% dos livros, já discuti tudo o que eu tinha pra discutir, já li tudo o que eu tinha (e queria ler) e já falei tudo o que tinha pra falar sobre a obra dele. Acho que o excesso de informação que eu tinha acesso acabou me saturando.

    Eu tinha uma "fissura" pela obra, já li o SDA umas cinco vezes e de uma hora pra outra eu cansei de elfos e da Terra Média. Maaas eu ainda gosto muito dO Hobbit e espero que essa adaptação seja perfeitinha! :grinlove:

    (não que eu vá ler O Hobbit pela quarta vez, enfim...)
     
  5. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Também estou enjoando daquilo lá.
    Nem entro mais direito. :gira:

    Tolkien é e provavalemnte vai continuar sendo o autor que mais influenciou na minha vida. Os livros dele estão aqui intocáveis, não vendo e não troco. Mas também perdi aquela enforia toda com ele. Talvez a fase volte, sei não.
     
  6. Liv

    Liv Visitante

    Acho mais fácil a gente ficar por aqui mesmo, Ger :grinlove:
     
  7. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Eu continuo fissurado pelo mundo Tolkiano e suas obras! E concordo com o Rogério, tem tanta gente da Valinor aqui...e nenhum tópico sobre Tolkien, sairam mesmo enjoados de lá hein! UHhauhah...x]
     
  8. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Então, eu só criei esse tópico porque assim como o Fernando continuo fissurado em Tolkien, agora que começei a ler os Contos Inacabados, ainda tenho muita coisa pra ver e por isso continuo gostando muito...
     
  9. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Nossa...faz mó era que eu estou pra ler o Contos Inacabados, e cadê que eu leio? rsrs...nem me fale, eu tenho muito o que ver também, só li o Hobbit, SDA, e um pouco do Silmarillion
     
  10. Liv

    Liv Visitante

    É melhor terminar o Silmarillion. Os CI são mais para os fissurados mesmo... e na verdade é meio complicadinho de entender depois da uma certa altura. São muitas informações interessantes, mas dá pra confundir um pouco..
     
  11. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    É...eu vou terminar de ler ele, na verdade eu tenho que começar ele de novo rsrs, porque já faz tempo, e eu simplismente larguei de lado rsrsr, que vergonha né...
     
  12. Liv

    Liv Visitante

    Normal, noooormal. Eu tive que ler duas vezes.
     
  13. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Então, eu tinha terminado de ler o Silma ano passado, e agora que começei os CI tô tendo que dá uma recordada, principalmente o capítulo do Túrin...
     
  14. Liv

    Liv Visitante

    Pois é.

    Eu gosto bastante da parte de Númenor, por causa das informações geográficas e daquele conto sobre Galadriel e Celeborn (que mal aparece no SDA ¬¬")
     
  15. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Quase parei de ler o livro nesse capítudo do Túrin...

    Mas no geral o CI é muito interessante, mostra as coisas que ficaram meio que "debaixo do pano" nas histórias principais.

    A parte que eu mais gostei foi aquela que mostrava as estratégias do Saruman, e que explicava o funcionamento dos Palantíri (acho que é a última).

    Um conselho: se não tiver mais vontade de ler um capítulo, pula pro próximo, ou para outro que te interesse. Não há ligação entre eles. A ordem cronológica foi só uma forma de organizar os textos.
     
  16. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    Eu sou completamente fascinado pelo Saruman! Já li muita coisa sobre a Orthanc, a Palantír, o conselho, é simplismente um máximo! Que nem, quando eu li o SDA, teve capítulos que eu voltei umas três vezes, de tanto que eu gostei rsrs, um deles é "A voz de Saruman"...eu adoro personagem esférico.
     
  17. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Saruman é meu personagem favorito! :grinlove:
    Sempre achei ele o máximo. Gandalf que era um bocó. :rolleyes:

    E eu também relia os capítulos em que ele aparecia. ^^
     
  18. Fernando Giacon

    Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

    E o meu também! Eu achava que só eu que fazia isso aee, de ficar voltando o capítulo pra ler tudo de novo HUhahuha! Ahh... o Gandalf ele é meio sei lá...odeio personagem cheio das bondades, das boas intenções, meio que irrita rsrs...
     
  19. Liv

    Liv Visitante

    Personagem bom samaritano é uó. Mas eu nunca gostei muito do Saruman o__o' sei lá, prestei mais atenção no Aragorn :grinlove:
     
  20. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Já eu curto mais a história de Beren e Lúthien xD

    Mas meu personagem preferido acho que ainda é o Tom Bombadil, por causa de todos os mistérios...
     

Compartilhar