• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.R.R TOLKIEN - O Hobbit

É, ele dizia que não fez para crianças, não vamos desmentí-lo. Mas é inegável que o tom do livro é infantil, e isso eu acho longe de ser um estilo ruim. Eu sinto ali um arrependimento que ele não conseguia esconder; depois que ele percebeu que o livro já nasceu com um pé no Silmarillion, ele queria ter podido reescrevê-lo no tom do SdA. Eu entendo isso perfeitamente, mas gosto de não concordar. :mrgreen:
 
Com razão, Maglor. O Hobbit é indiscutivelmente um livro infantil. E concordo que Tolkien talvez tivesse a vontade de poder reescrevê-lo com um tom "mais sério" por assim dizer, depois que resolveu inseri-lo no Lengedarium.
 
Mas ele nao escreveu O hobbit por livre e expontanea vontade? Porque ele ja nao fez O Hobbit "serio" se ele ja tinha uma base do legendarium antes?
 
Lothíriel, acho que no início o livro não estaria inserido no Lengedarium. As citações que ocorrem lá, como Elrond e Gondolin talvez tivessem o mesmo intuito de citações como Casadelfos (ou algo semelhante) em Roverandom. Tolkien remetia à idéias do Lengedarium que estava criando, mas sem a intenção séria de inserir O Hobbit neste. Só depois de estar escrevendo SdA e perceber a grandeza que este livro seria, é que ele resolveu ligar O Hobbit (já que este era indispensavelmente o prequel de SdA) ao Lengedarium.

O fato de Tolkien ter escrito O Hobbit "infantilizado" acho que pode, de certa forma ser explicxado aqui, pelas palavras dele próprio, citadas pelo nobre Fëaruin na página anterior:
Tolkien disse:
Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças.
Então eu me pergunto: creio que na época em que ele começou a escrever O Hobbit, os primeiros escritos do Silmarillion já estavam no papel, como "The Fall of Gondolin", certo? E este é um texto nada infantil, na verdade de uma intensidade talvez superior à do SdA. Então parece que Tolkien desde o princípio quis escrever O Hobbit com o intuito de publica-lo, afinal, por que ele diria "Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças."? Mas existe uma diferença entre "escrever algo para crianças" e "dizer que está escrevendo algo para crianças". Ele não só disse que estava escrevendo para crianças, mas realmente escreveu O Hobbit para elas. Senão teria feito algo do peso de seus textos do Silma mais antigo, da época ou até mesmo anteriores aos rascunhos de O Hobbit.
 
Pandatur postou:
Na verdade ele terminou sim, tanto que chegou a cogitar a publicação junto com SdA. Não permitiram. Depois disso ele acabou reescrevendo tuuuudo de novo. O Silma era assim... um amontoado de textos que Tolkien vivia revisando e reescrevendo...

Eu não sabia que O Silma era completissimo, pois o que eu sabia até agora ele foi publicado por seu filho juntando vários textos.

Mas mesmo assim agora cá com meus pensamentos e pesquisas em sites bons (inclusive aqui na Valinor, o melhor :D ) deu pra entender que não é imcompleto, mas completíssimo!

Valeu Panda :wink: (ah, votei em vc, lá nas enquetes)

:D
 
Sr. Cachopardo disse:
Eu não sabia que O Silma era completissimo, pois o que eu sabia até agora ele foi publicado por seu filho juntando vários textos.

Mas mesmo assim agora cá com meus pensamentos e pesquisas em sites bons (inclusive aqui na Valinor, o melhor :D ) deu pra entender que não é imcompleto, mas completíssimo!

Valeu Panda :wink: (ah, votei em vc, lá nas enquetes)

:D

A questão do Silma, Cachopardo é que o Tolkien o revisava com certa freqüência ao que parece. E o reescrevia. Mas ele não seguia uma ordem. O que aconteceu é que depois que o Silma não foi aprovado para publicação, ele continuou revisando, de forma que quando ele morreu, havia um amontoado de textos recentes e textos antigos que não se encaixavam. Foi aí que o filho dele teve que trabalhar, juntando a papelada nova e velha de uma forma que seguisse uma lineariedade para se construir o livro. Nisso, trabalhos de editoração como o capítulo "Da Ruína de Doriath" tiveram de ser feitos.
Acho que neste quesito acerca do Silma, seus textos e sua publicação, o Maglor, o Fëaruin ou a Swanhild sejam capazes de explicar melhor do que eu. Mas é basicamente isso o que eu disse, pelo que sei.

Ah, e obrigado pelos seus votos!
 
Tolkien escreveu:
Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças.
Então eu me pergunto: creio que na época em que ele começou a escrever O Hobbit, os primeiros escritos do Silmarillion já estavam no papel, como "The Fall of Gondolin", certo? E este é um texto nada infantil, na verdade de uma intensidade talvez superior à do SdA. Então parece que Tolkien desde o princípio quis escrever O Hobbit com o intuito de publica-lo, afinal, por que ele diria "Se você é novo e não quer que riam de você, você diz que está escrevendo para crianças."? Mas existe uma diferença entre "escrever algo para crianças" e "dizer que está escrevendo algo para crianças". Ele não só disse que estava escrevendo para crianças, mas realmente escreveu O Hobbit para elas. Senão teria feito algo do peso de seus textos do Silma mais antigo, da época ou até mesmo anteriores aos rascunhos de O Hobbit.

Verdade.

Se Tolkien não estivesse escrevendo para seus filhos (isso é: crianças) ele teria feito de 300 páginas d'O Hobbit pra mais, muito mais páginas.

Se fosse um livro do peso do SdA e Silma, ele teria aprofundado mais a história (se bem que ele já aprofundou bastante) e teria feito melhor. (não que O Hobbit seja ruim, mas poderia ser mais intenso e aprofundadíssimo , pois como PJ falou em relação ao SdA: Poderia ter feito melhor)

Sempre há em que melhorar, pois vcs podem ver que Tolkien no prefácio de seu liro SdA diz que ele acabou ficando pequeno... Mas SdA já ta bom de + :D

yeah ? :wink:
 
Pandatur (o candidato a alguns premios aqui na valinor) postou:
A questão do Silma, Cachopardo é que o Tolkien o revisava com certa freqüência ao que parece. E o reescrevia. Mas ele não seguia uma ordem. O que aconteceu é que depois que o Silma não foi aprovado para publicação, ele continuou revisando, de forma que quando ele morreu, havia um amontoado de textos recentes e textos antigos que não se encaixavam. Foi aí que o filho dele teve que trabalhar, juntando a papelada nova e velha de uma forma que seguisse uma lineariedade para se construir o livro. Nisso, trabalhos de editoração como o capítulo "Da Ruína de Doriath" tiveram de ser feitos.
Acho que neste quesito acerca do Silma, seus textos e sua publicação, o Maglor, o Fëaruin ou a Swanhild sejam capazes de explicar melhor do que eu. Mas é basicamente isso o que eu disse, pelo que sei.

Certo! Agora entendo perfeitamente!

Tolkien queria então fazer do Silmarillion uma enciclopédia de toda Arda, contando todas suas histórias... Legal, por isso Tolkien sempre escrevia mais e mais, o que torna dele um autor magnífico. É como alguem tentar criar um mundo e contar todas suas histórias, só Tolkien conseguiu essa façanha. E dívdo que um outro autor faça uma coisa dessas, pois Tolkien se dedicou a vida inteira na Arda.

Poderiamos chamar ele de Cidadão Honorário da Arda! :wink:

(Pandatur é o máximo!)
 
Acho que o termo enciclopédia até vem bem a calhar; o Silmarillion, mesmo escrito por Tolkien, seria apenas um resumo de textos mais completos.

O exemplo disso é o próprio Narn Hin Húrin, que temos no Contos Inacabados. Na introdução do CI, Christopher Tolkien escreve:

"(...)Aqui o Narn está menos acabado e, em alguns trechos, reduz-se a esboços de possíveis evoluções da história. Meu pai ainda estava elaborando essa parte quando parou de trabalhar nela; e a versão mais curta para O Silmarillion devia esperar pelo desenvolvimento final do Narn.(...)"

Ou seja, os textos do Silma, mesmo se fosse publicado pelo próprio JRR TOlkien, seriam resumos de textos bem mais evoluídos; assim sendo, mesmo o Silma sendo publicado pelo Tolkien Pai, ainda não seria totalmente completo.

Vale lembrar, porém, que o trabalho do Christopher foi muito cuidadoso, no sentido de, inclusive, tomar para publicar sempre os textos mais completos, e não necessariamente os mais recentes; isso é uma coisa importante de se dizer; temos o exemplo do parentesco de Gil-galad, onde os registros mostram que a vontade mais tardia de Tolkien era que o noldo fosse filho de Orodreth, e não de Fingon; uma série de complicações (e aí inclui-se em como Gil-galad teria escapado da ruína de Nargothrond) fizeram com que Christopher deixasse essa idéia; era por demais incompleta.

A Ruína de Doriath, se não estou enganado, foi um dos textos do Silma em que a mão do Christopher está mais pesada; muito pouco havia sido escrito, ou com muitas incongruências em relação ao resto da estória.

Independentemente disso, Tolkien deixou instruções para que o filho publicasse o Silmarillion caso não conseguisse fazê-lo. Ou seja, no mais, Christopher fez o que o pai pediu.

Vários textos e várias considerações foram reescritas pelo Tolkien; por isso ele nunca conseguiu, de fato, terminar o Silmarillion para poder publicá-lo; ele sempre mudava alguma coisa; às vezes apenas nomes, mas mudava. Talvez, se o Silmarillion não tivesse sido recusado em termos de publicação, os textos que o compõe seriam bem menos ricos.[/i]
 
Não acho que O Hobbit seja essencialmente infantil. Minha prima de 8 anos não conseguiu passar das primeiras páginas. Isso porque eu enquadro dentro de "infantil" crianças de 0 a 12 anos.. Talvez uma criança de 11 anos ache mais legal do que a minha prima achou. E ela gosta de ler, hein? (rs)

O que eu quero dizer é que o termo "infantil" para enquadrar este livro é, ao meu ver, errôneo... Pois ele pode ter uma linguagem e um fluir mais simples que o Senhor dos Anéis ou o Silmarillion, mas não é infantil. Eu acho que os livros do Harry Potter são bem mais fáceis de ler do que o Hobbit, por exemplo.
 
Concordo plenamente com vc Thais, acho que o Hobbit naum pode ser considerado infantil até porque para entendê-lo corretamente a pessoa precisar conseguir imaginar coisas que ao meu ver seriam impossíveis para crianças.
 
Acho que o termo enciclopédia até vem bem a calhar; o Silmarillion, mesmo escrito por Tolkien, seria apenas um resumo de textos mais completos.

O exemplo disso é o próprio Narn Hin Húrin, que temos no Contos Inacabados. Na introdução do CI, Christopher Tolkien escreve:

"(...)Aqui o Narn está menos acabado e, em alguns trechos, reduz-se a esboços de possíveis evoluções da história. Meu pai ainda estava elaborando essa parte quando parou de trabalhar nela; e a versão mais curta para O Silmarillion devia esperar pelo desenvolvimento final do Narn.(...)"

Ou seja, os textos do Silma, mesmo se fosse publicado pelo próprio JRR TOlkien, seriam resumos de textos bem mais evoluídos; assim sendo, mesmo o Silma sendo publicado pelo Tolkien Pai, ainda não seria totalmente completo.

Eu to lendo o CI, e o q me impressionou foi exatamente isso, um maior desenvolvimento dos contos do Silma, o q eu não sabia,
isso me traz a idéia de resumo msm do Silma.
Tolkien, apesar de ja ter criado as grandiosas histórias do Silma, queria desenvolve-las mais, e o CI mostra todo o poder q ele tinha para isso
Quanto ao Hobbit, concordo com o Maglor, de q Tolkien fala q tem um estilo ruim
apenas por querer ter escrito no estilo do SDA, ter se aprofundado mais,
mas não quer dizer q seja realmente ruim...
 
Pelo q eu sei Roverandom e Farmer Giles, esses sim foram escritos para os filhos de Tolkien, inclusive Roverandom foi uma estoria criada por Tolkien para animar o seu filho Christopher que tinha perdido o seu cachorrinho de chumbo e estava triste... me corrijam se eu estiver falando besteiras mais e disso q eu me lembro... :wink:
 
bom o livro não é tão emocionante como o senhor dos anéis mas é uma historia legal.A questão do livro ser escrito para os filhos na contra capa esta assim: Escrito para os filhos de J.R.R Tolkien,..................
bom mas mesmo assim agradeço muito vcs por responderem aminha pergunta.
thal e obrigada :mrgreen:
 
Bom kras, depois de ler o Hobbit achei uma leitura mt melhor, não em relação ao estilo q, concordando com o proprio Tolkien, era inferior ao de SdA. O q me interessou no Hobbit foi uma historia tão atraente qto SdA, mas bem mais facil de ler e q se desenrola mais facilmente. É uma leitura rápida e não cansativa como SdA, dá pra ler em um dia, ao contrario de SdA(apesar de q tem varios "Nerds", na minha opinião, q o leram sem cansar em 3 ou 4 dias).
 
Ah nao li SDA em poucos dias, demorei uns dois meses e meio pq eu estava de ferias e na falta do que fazer eu lia o livro, e nao acho q pq uma pessoa nao ache o livro cansativo e o leia com frequencia e varios capitulos de uma vez seja nerd, nao tem nada a ver ser nerd com isso... conheço varias pessoas que leram o livro mais rapidos do que eu e nao sao nerds nem aki nem na china... se fosse assim intao varias pessoas aki mesmo do forum da Valinor seriam enquadradas no seu estereotipo de nerd....
:wink:
 
Ange||us disse:
Pelo q eu sei Roverandom e Farmer Giles, esses sim foram escritos para os filhos de Tolkien, inclusive Roverandom foi uma estoria criada por Tolkien para animar o seu filho Christopher que tinha perdido o seu cachorrinho de chumbo e estava triste... me corrijam se eu estiver falando besteiras mais e disso q eu me lembro... :wink:

sim Ange||us, o rover foi escrito pasra seu filho cristopher, que fala de um cachorro e tal... como vc disse! certinho! :wink:

Mas uma duvida me abateu: se o Roverandom foi escito para o chistopher (como se escrve ? :roll: ) por q no inicio do livro esta assim (+ ou -) "escrito para fulano", não fala o nome do chistopher, mas de um outro filho de Tolkien. Se alguem puder me ajudar agradeço, pois não tô com o livro agora... :|


:wink:
 
Sr. Cachopardo disse:
Ange||us disse:
Pelo q eu sei Roverandom e Farmer Giles, esses sim foram escritos para os filhos de Tolkien, inclusive Roverandom foi uma estoria criada por Tolkien para animar o seu filho Christopher que tinha perdido o seu cachorrinho de chumbo e estava triste... me corrijam se eu estiver falando besteiras mais e disso q eu me lembro... :wink:

sim Ange||us, o rover foi escrito pasra seu filho cristopher, que fala de um cachorro e tal... como vc disse! certinho! :wink:

Mas uma duvida me abateu: se o Roverandom foi escito para o chistopher (como se escrve ? :roll: ) por q no inicio do livro esta assim (+ ou -) "escrito para fulano", não fala o nome do chistopher, mas de um outro filho de Tolkien. Se alguem puder me ajudar agradeço, pois não tô com o livro agora... :|


:wink:
Se eu me lembro direito, ele fala "menino um e menino dois" e nao fala dos nomes dos filhos na historia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo