1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

J.R.R Tolkien & C.S. Lewis

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por O_Voga, 25 Fev 2005.

  1. O_Voga

    O_Voga Usuário

    Eu já sabia da amizade entre Tolkien e Lewis mas não sabia de nenhuma influencia entre as obras deles um no outro, até que meu amigo disse ter encontrado um ponto em comum: A forma como os dois dizem que seus mundos são criados, as canções. Existe mais pontos em comum entre Lewis e Tolkien ? Eles trocavam figurinhas quando crianças ? eram vizinhos ? jogavam bola no mesmo campinho ou torciam pro mesmo time ? :mrgreen:

    Certo que terei resposta agradeço !
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Eles não eram amigos de infância. Tolkien conheceu Lewis em uma reunião da escola de inglês da Faculdade Merton, em 1926. Tolkien foi responsável pela conversão de Lewis ao cristianismo (ele era ateu antes), mas este foi para o protestantismo e não para o catolicismo, o que não agradou muito Tolkien, claro.

    Quanto às influências, Lewis foi o influenciado pelas obras de Tolkien, não o contrário. O fato de Narnia possuir como mito criacional uma Música se deu pelo fato de Tolkien ter lido o Ainulindalë em reuniões dos Inklings, grupo do qual Lewis também era membro.

    As influências também ocorreram nos nomes de personagens e lugares nas obras de Lewis, tais como Out of the Silent Planet e as Crônicas de Nárnia. No livro O Cavalo e seu Menino, das Crônicas, por exemplo, o nome do cavalo do título é "Bree". :D
     
  3. Smaug

    Smaug Cacho

    Enquanto Tolkien se concentrava em O Senhor dos Anéis, o que ele chamava de O Novo Hobbit, no qual demorou 14 anos, o seu amigo do Inklings, C.S. Lewis demorou apenas 7 anos para escrever os 7 volumes. Tolkien não gostava da pressa que Lewis tinha, já que este escrevia e mandava sem muitas revisões para seu editor.

    Quanto à religião presente no dois, Tolkien sempre recebia Lewis em sua casa à noite e iam até a madrugada conversando sobre Deus, religião e a fé. Enquanto que a esposa de Tolkien, Edith, dormia sozinha na cama, coitada.
     
  4. Portos Cinzentos

    Portos Cinzentos Usuário

    Não sabia que os dois eram amigos.
     
  5. O_Voga

    O_Voga Usuário

    Então Gabriel você acha que Tolkien não foi influenciado de alguma forma por Lewis ? Será que os dois não conversavam sobre suas histórias ? Gosto de pensar que um ajudou o outro a enriquecer seus mundos. Isso pode soar até um pouco "blásfemo" para aqueles que levam o universo Tolkeniano muito a sério e acreditam na perfeita genialidade e criatividade de Tolkien. Só digo isto por quê também curto escrever e tenho um amigo que também gosta, e vivemos conversando sobre nossas histórias onde terminamos dando idéias um ao outro.

    Mas, fico muito grato pela resposta e peço que não considere estas declarações como um menosprezo a criatividade do Professor até por quê, ele é muito mais famoso que Lewis. :D
     
  6. Tilion

    Tilion Administrador

    Verás nas Cartas que ele não foi mesmo influenciado por Lewis. :mrgreen:
     

Compartilhar