• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ives Gandra - Cristianismo no Mundo do Senhor dos Anéis

Meus mais sinceros parabéns ao Dr. Ives pelo belíssimo artigo com que nos presenteou. E uma honra fazer parte de um site/fórum que conta com um colunista de tão alta estirpe quanto ele.

Quanto a vertente misticista dos leitores de Tolkien, é bom lembrar que existe por causa da época que o livro chegou aos EUA: no auge do movimento hippie, o que levou os malucos-beleza a acreditar que os hobbits fumavam "da boa", a eleger Gandalf como seu mentor espiritual, entre outras coisas.

Agora olhando do ponto de vista cristão/ético, apesar de Tolkien sempre ter jurado de pés juntos que ele nunca escreveu o SdA com o propósito de evangelizar as criancinhas e coisa e tal, é até bonito de se ver como é intrínseco no caráter de um homem reto como era o Professor.

O pior é que o que tem de gente que mete o pau na obra falando que é o capeta não tá escrito... Já dizia o ditado... O pior cego é aquele não quer ver. O cara leva tudo ao pé da letra e dá no que dá... Um exemplo pode ser visto abaixo... O cara é contumaz em afirmar que não existe semelhança alguma entre SdA e a Bíblia, diz que nós somos "adoradores" de Tolkien e que, como já dito acima, é tudo "enganação do maligno"

Pastor Evangélico Tapado disse:
Se Deus se faz presente nas obras de Tolkien, como afirma o articulista, o faz de uma forma bem escondida, mas tão escondida que somente com os olhos do fanatismo é possível Vê-lo.

Acho exatamente o contrário. Como Dr. Ives nos mostrou, é tão fácil perceber os valores cristãos (ou valores éticos, como queiram, não estou a fim de comprar briga com nenhum espírita/budista/ateu/o que quer que seja) na obra de Tolkien, que somente com os olhos do fanatismo religioso é possível não enxergá-los.

Pra quem quiser dar uma conferida, o link tá aí. Só não ataquem o cara, por favor. Não dêem-no mais motivos para criticar os "fanáticos".

http://www.msevangelico.com.br/estudo.php?ID=126

PS.: De forma alguma tenho preconceito contra os evangélicos. Apenas sou contra o fanatismo, não apenas religioso mas de qualquer tipo. Já dizia o ditado "tudo em excesso faz mal".

100 +

8-)
 
Na época em que os filmes estavam em todas as manchetes ele fez uma certa fama ao escrever, quase que semanalmente, contra o Senhor dos Anéis. Inclusive publicava (e respondia) críticas recebidas por e-mail

O que parece é que andou mudando de site/blog endereço. Mas de resto continua igual. É daqueles que gostam mais do Antigo Testamento, com seu deus punitivo do que no deus do amor do Novo Testamento.
 
Hum... Talvez tenha ouvido sim, só não me lembro... Foi ele que fez um artigo uma vez comparando o Frodo com Jesus e depois metendo a pau, porque o Frodo fraqueja no final e ele não pode fraquejar, uma vez que é Jesus?
 
Na época em que os filmes estavam em todas as manchetes ele fez uma certa fama ao escrever, quase que semanalmente, contra o Senhor dos Anéis. Inclusive publicava (e respondia) críticas recebidas por e-mail

É daqueles que gostam mais do Antigo Testamento, com seu deus punitivo do que no deus do amor do Novo Testamento.


Sim, esse é o mesmo maluco que diz que Harry Potter é satãnista e que os livros dele tem como objetivo conquistar novos adeptos para o velho Lúcifer. Picareta do caralho. O que me deixa penalizado são as pessoas humildes que ficam bancando esses salafrários com o dinheiro de seu dízimo.
 
Última edição:
Sim, esse é o mesmo maluco que diz que Harry Potter é satânista e que os livros dele tem como objetivo conquistar novos adeptos para o velho Lúcifer. Picareta do caralho. O que me deixa penalizado são as pessoas humildes que ficam bancando esses salafrários com o dinheiro de seu dízimo.

pois é, minha mãe já entrou na dele...ela disse que a Rowling está "preparando a chegada do Anti-Cristo" :lol:
E essas pessoas que dão ouvidos á ele são pobres criaturas com as mentes dominadas por ele e outros pastores e pessoas que acham Tolkien satanista.
 
Eu acho que mesmo ñ contendo cristianismo no universo de tolkien, a coisas q tenham alguma ligações como por exemplo a luta entre personagens bons e ruins.
 
(Desculpe pela ressureição do tópico, mas eu preciso comentar os artigos do Exmo. Sr. Ministro Ives Gandra!)
o roteiro do filme, como é natural, fez-se com a compactação de passagens e a supressão de personagens (principalmente o poético e enigmático Tom Bombadil)
Só por ter feito esse off-topic em um artigo desses ele já merece toda a minha consideração! :lol:


Esses são apenas alguns pontos de semelhança entre a saga tolkiana e a “História da Salvação”, não se podendo, no entanto, procurar um paralelismo mais abrangente, quando não foi o objetivo de Tolkien assumir todas as premissas fáticas do cristianismo, sob pena de estar fazendo teologia ao invés de uma despretenciosa obra literária. Mas não se pode deixar de perceber que justamente por ter assumido esses valores básicos, intrínsecos ao Cristianismo, é que chegou a produzir uma obra de valor perene e de atrativo universal.
Eu iria além, e diria que a obra só tem este valor perene e de atrativo universal por se basear na Doutrina perene e universal do Catolicismo. Desta forma, qualquer um que a leia livre de preconceitos indentificar-se-á.

Creio estar sendo confuso. Explico-me.
Todo ser humano tem, gravado em sua alma - ou seja lá como queiram chamar -, as mesmas verdades, princípios morais sólidos e aspirações indeléveis*. Estes princípios e verdades são tratados magistralmente pela Doutrina Católica (tal seria se fosse diferente!).
Portanto, ao estar em consonância com a doutrina, Tolkien toca diretamente nas verdades, princípios e aspirações de cada um, e por isto atrai enormemente.

Isto, no sentido amplo e geral é de fato muito bom. Por outro lado...
(...)outra pergunta surge: Não há o perigo de que as pessoas que leiam uma obra de caráter tão fantástico, principalmente jovens, fiquem no episódico das estórias e personagens, sem captar a essência de valores humanos e cristãos subjacente à obra?
Exatamente aqui que vejo alguma possibilidade de risco: Tendo reconhecido e se identificado com a obra, permanecer nela, considerando-a a "fonte", ao invés de espelho da doutrina.


Concluindo: podemos dizer que talvez Tolkien não quisesse deixar tão explícita sua inspiração cristã em suas obras para evitar que o preconceito anti-cristão impedisse a captação de valores morais que são intrínsecos à própria natureza humana. E esses valores humanos e cristãos poderiam muito bem ser veiculados através do mais tradicional meio, que são os contos de fadas, estórias que, com o passar dos séculos, somente vão enriquecendo o patrimônio cultural da Humanidade, apontando-lhe o norte para a saúde espiritual, pela poesia com que transmitem esses valores.
Eu tenho certeza absoluta que já li a este respeito, mas não faço a menor idéia de onde tenha sido.
O próprio Tolkien dizia que desgostava de menções diretas à religião em estórias de fada, por considerar uma espécie de desrespeito.

Quem souber onde exatamente, por favor me informe.



...tem gente que lê os livros de Tolkien e interpretam do jeito que lhes parece conveniente, o jeito errado, e não adianta depois alguém falar o contrário pq pra eles vai continuar sendo a mesma coisa.
Quanto às famílias religiosas, bem eu sofro com isso...o problema maior nesse tipo de família é que os filhos muitas vezes tem que ficar calados e omitir ou esconder o que estão lendo ou assistindo pra evitar um confronto com os pais. Já falei pra minha mãe, já expliquei tudo sobre Tolkien mas quem disse que ela acredita?
Depois quando falam que cristãos (na maioria das vezes evangélicos) são preconceituosos eles reclamam! Minha mãe é evangélica e eu sou católica, mas ela não aceita...e quando alguém pergunta a que religião pertencemos ela diz "todos nós somos crentes" aff, quase morro com isso.
Já vi católicos terem preconceito das obras de Tolkien mas com certeza a maioria dos preconceituosos são evangélicos.
Sinceramente, fico feliz por você! Não, claro, por ter que discutir com sua mãe, mas por você ter escolhido por conta própria o caminho que lhe era melhor; ao contrário de tantos que simplesmente seguem os pais. E muitas vezes, por discordarem dos pais, simplesmente abandonam a religião e não seguem nenhuma.

Acredito que um outro fato importante também tem a ver com a relação Cristianismo - Senhor dos Anéis: o Natal e a Páscoa.

Nos livros, é possível saber as duas datas importantes - o dia que a missão rumo à destruição do Um Anel se inicia, e o dia em que o Um Anel é destruído.
Jamais teria reparado nisso. Muito obrigado! E parabéns pela pesquisa, pra saber o dia da Páscoa no calendário Inglês! :clap:


* Prova disto é a própria existência da Filosofia. Se cada indivíduo fosse regido por princípios distintos, não haveria sentido em estudá-la, ou no mínimo ela seria um caos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo