• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ISTARI ! Tudo que você tinha medo de perguntar ...

1038

Usuário
ISTARI - Tudo que você tinha medo de perguntar mas agora tentaremos responder!!

OLHA todos sabemos que Gandalf, Sarumam, Radagast, Pallando e Alatar foram
os "Istari", chamados pelos homens de Magos, mas que na verdade eram Maiar
que foram mandados a terra-média, e que eles não revelavam seus nomes
verdadeiros. Não existi nenhuma citação disso nos livros que Cristopher
publicou

Outra coisa, Elros (Dú), me disse a seguinte informação sobre os "Magos",
sobre quem seriam os Valar a mandarem esses Maiar para Terra-média:
Sarumam: Aulë
Gandalf: Manwë e Varda
Radagast: Yavana
Alatar e Pallando: Oromë.

Alguém possui alguma informação diferente? Isto esta correto? De onde você
tirou esta informação?

Quais eram os outros nomes para os Istari?

GANDALF, Mitharandir (Peregrino Cinzento), Olórin (acho que este era o nome
verdadeiro de Gandalf, uma vez que cita que era chamado assim quando era
jovem, no Oeste);

SARUMAN = Curunír (O dos Ardis Inteligentes);

Radagast

Pallando

Alatar

O verbo para Istari é Istarir ???

Quanto mais completa a resposta melhor!!!
Quero saber tudo sobre esses Maiar.


GAMB XUN DRO
 
Não sou a pessoa mais indicada para responder estas perguntas, mas acho que isso varia muito- de língua para língua.
Não se esqueça que, dependendo do país, os nomes de alguns personagens foram modificados.
Gandalf tinha outros nomes além destes três, você vai encontrar em algum lugar de As Duas Torres.
Saruman... bem, era chamado de Charcote pelos orcs (acho que é assim)
Os outros três... sei lá!
Bom, acho que alguém vai vir com uma resposta melhor que a minha...


(Peraí...TUDO o quê você tinha MEDO de perguntar...?

Não... deixa pra lá!Hehehehe!)
 
quote:

(Peraí...TUDO o quê você tinha MEDO de perguntar...?
Não... deixa pra lá!Hehehehe!)



Calma!! Vamos montando este tópic e aos poucos outras coisas vão aparecendo e assim, construindo essas respostas, entendeu?


GAMB XUN DRO
 
olha gamb eu naum sei se existe a palavra istar embora ja ouvi ela ... qual eh no plural ou o verbo naum posso lhe dizer ao certo

Radagast = Aiwendil, significando "amante de pássaros". Escolhido como um dos Istari, a Ordem de Magos, ele veio para a Terra-média no ano 1000 da terceira Era do Sol. Parecia pouco interessado nos assuntos dos Elfos e Homens, mas era extremamente versado sobre ervas, plantas, pássaros e animais.

Alatar e Pallando = Estes dois eram os Ithryn Luin, "Os Magos Azuis"

creio que os outros dois naum tinham outros nomes conhecidos... consegui isso na calaquendi.. naum sei se tem na valinor, embora acho que sim

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 
Bom, o que eu disse para com relação a quais Valar haviam mandado os istari, a informação esta correta, ela se encontra no livro: "Unfinished Tales".

Gandalf era Maia de Irmo, e é dito que passava muito tempo com Nienna também. Radagast era chamado Aiwendil (amigo dos pássaros), Alatar é chamado de Morinehtar (destruidor das trevas, ou destruidor da escuridão), e Pallando é chamado Rómestámo (auxiliador do Leste, "protetor" do Leste).


E ainda: na língua valarin os nomes dos Istari:

Gandalf - Olórin
Saruman - Curumo
Radagast - Aewendil
Pallando (mesmo nome)
Alatar (mesmo nome)



Agradecimentos à: Martim d Orey Carbone e João.

GAMB XUN DRO
 
Pocha vida, eu não tenho, ainda, este livro. Estamos esperando a edição da Matins Fontes, mas sempre ela é adiada, não poderia querido Presidente do Conselho Branco, nos dar a graça do texto aqui????



GAMB XUN DRO
 
Segundo meu amigo, Denizard Terenzzo, a palavra "Istari" fica assim à comparação de verbo:

Um Istar, dois Istari, três Istari ...

GAMB XUN DRO
 
quote:
Quais eram os outros nomes para os Istari?

GANDALF, Mitharandir (Peregrino Cinzento), Olórin (acho que este era o nome
verdadeiro de Gandalf, uma vez que cita que era chamado assim quando era
jovem, no Oeste);

GAMB XUN DRO
Os anão os conheciam como: Tharkûn, e no sul, como Incanus.

GAMB XUN DRO
 
O esquema dso Valar que mandaram os Istari tá certo, tem mesmo no Contos Inacabados. Eles fizeram um conselho e os Valar trouxeram os seus "indicados". O engraçado é que no ensaio (que nessa parte é uma nota no canto da página) o Olórin estava sentado à beira do Conselho, cansado de uma viajem que fizera recentemente.

Depois que o Aulë apresenta o Curumo e Oromë apresenta o Alatar, o Manwë pergunta por Olórin e o indicou como o terceiro mensageiro. A Yavanna implora pro Curumo levar o Aiwendil (Radagast) e o Alatar leva o Pallando como amigo.

O interessante dessa passagem é ver que, de certa forma, existe uma espécie de "Karma" nos ombros de Aulë. Tipo, dois servos deste Vala trocam de lado. Primeiro o Sauron, que foi seduizdo por Melkor e depois o Saruman que foi vencido pela inveja que tinha Gandalf.

Eu sei que não tem nada a ver, ou pelo menos o Tolkien nem sequer cogitava isso, mas até parece que isso é castigo de Eru pela criação dos anões. Enfim, eu sei que não tem nada a ver, afinal de contas, porque Eru daria um castigo desse nível, já que Sauron quer acabar com os povos livres da TM e o Saruman acaba ajudando nisso.
 
O interessante dessa passagem é ver que, de certa forma, existe uma espécie de "Karma" nos ombros de Aulë. Tipo, dois servos deste Vala trocam de lado. Primeiro o Sauron, que foi seduizdo por Melkor e depois o Saruman que foi vencido pela inveja que tinha Gandalf.
Isso acontece, eu axo, pq os Maia de Aulë sempre tem muito poder dai eles ficam se axando e acabam se voltando p/ o mal... :aham:

Eu tenho a impressão de jah ter visto outros nomes p/ Alatar e Pallando aqui no fórum 8O , se eu achar eu digo...
 
Morinehtar (Assassino da Escuridação) e Romestamo (Auxiliar do Oeste), respectivamente. Radagast era Aiwendil.
 
"Tenho muitos nomes em diferentes lugares. Mithrandir entre os elfos, Tharkûn para os anoes; eu era Olórin em minha juventude no Ocidente que está esquecido; no sul, Incánus, no norte Gandalf; para o leste eu nunca vou."


na verdade apenas 3 maias foram escolhido a principio para integrarem a Ordem dos Magos: Olórin, Alatar e Curuno, mas Yavanna pediu que Curuno (q era um maia de Aule) levasse Aiwendil [radagast] e Alatar levou Palandos por amizade....
 
Deriel disse:
Morinehtar (Assassino da Escuridação) e Romestamo (Auxiliar do Oeste), respectivamente. Radagast era Aiwendil.
assassino da escuridao? onde tem isso?
quer dizer que alatar não cumpriu com o dever dele (como saruman), mas pallando cumpiu? 8O ou será que o dever de alatar era ser um assassino? isso combina com morgoth, mas não vai muito ao estilo de oromë... :roll:

e, eruesso, acontece que aulë era o vala mais proximo de melkor em pensamento/poderes/afinidades, e os maiar dele também. apesar dele não ter se corrompido, o tipo de trabalho que ele/seus servos executavam meio que 'facilitavam' a corrupcao. dai maiar dele que por acaso tivessem alguma afinidade à corrupção provocada por melkor, por menor que seja, teria ela meio que agravada, simplesmente por lidar com esses lances de objetos de poder, subcriacao massiva...
sobre os anoes, eru perdoou aulë completamente pelo que eu entendi, e impos a aulë uma condicao (os anoes so apareceriam depois dos filhos de eru), e como o acordo foi cumprido, duvido muito que ele tenha punido aule por causa disso...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo