• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Istari na Guerra da Ira! Seria possível?

De acordo com a Guerra da Ira, foi envolvido um contingente muito grande de seres vindos das Terras Imortais.

Por esse motivo eu fiquei com uma curiosidade "especulativa":

Gandalf, Saruman e Radagast foram criados só para combater Sauron ou eles já existiam desde o surgimento do mundo?

Se eles já existiam há muito tempo, seria possível que os Ístari estivessem participado da Guerra da Ira só que não em corpos de velhos/magos, mas com outra forma física?

O que vocês acham?
 
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Eles já existiam desde o começo dos tempos. Não sei se foram para a guerra, nos livros nada é dito. Talvez numa das Cartas ou nos HoMEs, que eu ainda não li. :P

Acho difícil terem ido. Gandalf era um tipo mais intelectual, Saruman construía coisas e Radagast era um potencial hippie - Não tinham motivos para realmente ir lá batalhar.
 
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Assim como todos os Maiar eles já existiam muito antes da Guerra. Mas eles foram enviados na TE com o objetivo de ajudar no combate contra Sauron, apesar disso não anular a possibilidade deles teram lutado na Guerra da Ira eu acho pouco provável.
 
Talvez eles tenham ido. Mesmo sem motivos para fazer isso, uma guerra é sempre uma guerra, querendo ou não... as vezes as coisas ficam alheias à nossa vontade:yep:
 
Os Istari são Maiar que foram enviados pelos Valar para a Terra-Média na ajuda contra Sauron. Subentende-se que existiam há muito tempo. Não se sabe ao certo quando desceram à Arda (pelo menos não me lembro de uma data certa), mas é possível que estivessem entre os Valar desde o início dos tempos.

Pode-se imaginar que lutaram na Guerra da Ira, apesar de não haver relatos disso. Se Aman ficou completamente vazia de Maiar durante a Guerra da Ira, eles foram. Se alguns ficaram, tanto pode ser que Gandalf, Saruman e Radagast estivessem entre esses, como não. Aí já entramos nas hipóteses e tal. Eu particularmente acho que não.
 
Essa questão ai é interessante.

Na Guerra da Ira foram as hostes dos Valar junto com o porta voz de Manwë, eu penso que é muito provável que os Istari no caso naquela época eram ainda os Maiar de Aman.

Eles foram também, ou pelo menos alguns.

Mais como falaram a cima, nada disso é dito nos livros de Tolkien, pelo menos os que eu li.

Mais é uma questão interessante de se pensar.
 
Sim, sim...
Os Istari já existiam mas se já estavam na TM, não sei dizer...
Creio que os mesmos foram enviados em missões pós Melkor e tinham funções específicas a serem realizadas naquelas Eras...
Suas aparições em outras Eras do mundo nunca ouvi falar, mas lembro que suas aparições estão especificadas no Valaquenta (Relato dos Valar), no Silmarillion...
E no HoME deve ter mais coisa... muito mais coisa!
 
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Gandalf era um tipo mais intelectual, Saruman construía coisas e Radagast era um potencial hippie - Não tinham motivos para realmente ir lá batalhar.
Há muitas funções a se cumprir numa guerra, não apenas participar do combate.

"O mais sábio dos Maiar era Olórin (Gandalf). (...) caminhava invisível em seu meio ou na forma de um deles (dos elfos), e eles não sabiam de onde vinham as belas visões ou as sugestões de sabedoria que ele instigava em seus corações."
Sabedoria é sempre útil, principalmente numa guerra. Não que isso comprove a presença dele lá (nem de perto), mas o motivo para estar lá seria ajudar com o que tinha de melhor.
 
Última edição:
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Há muitas funções a se cumprir numa guerra, não apenas participar do combate.
"O mais sábio dos Maiar era Olórin (Gandalf). (...) caminhava invisível em seu meio ou na forma de um deles (dos elfos), e eles não sabiam de onde vinham as belas visões ou as sugestões de sabedoria que ele instigava em seus corações."
Sabedoria é sempre útil, principalmente numa guerra. Não que isso comprove a presença dele lá (nem de perto), mas o motivo para estar lá seria ajudar com o que tinha de melhor.

Gandalf provou além de ser um grande intelectual, ser também um grande guerreiro, a exemplo do que ele fez no livro o Hobbit salvando os anões e Bilbo dos orcs, a exemplo de Dol Goldur, e a exemplo do que ele fez em Moria, no Abismo de Helms, em Minas Tirith no Morannon e etc.

Gandalf era um maiar completo, "da cabeça aos pés".

Não há relatos dos Istari na Guerra da Ira, mas como eles são mais velhos que a Serra, existe sim essa possibilidade de eles terem lutado não com esse corpo físico de mago, mas talvez com um corpo mais jovem e mais poderoso.
 
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Bom, tendo em conta que os Istari foram uma ordem formada durante a Terceira Era, quando pelo menos cinco Maiar foram colocados em corpos mortais - hröa - e enviados para a Terra-Média para ajudar os povos livres na luta contra Sauron, não, os Istari não foram para a Guerra da Ira, que ocorreu uns 4500 anos antes da Ordem ser organizada por Manwë.

Se os Maiar que se viriam a tornar membros dessa Ordem participaram na guerra, isso já é motivo de discussão. Pessoalmente, eu não acho que algum deles tenha posto os pés na Terra-Média durante essa época, pelo menos de entre os três que se conhecem melhor: Curunír, Olórin e Aiwendil.

Os Maiar foram escolhidos não pela sua perícia com armas ou poder inerente, mas pela sua sabedoria e eloquência. Não tinham a missão de lutar, mas de aconselhar: mover o espírito dos Elfos e (principalmente) dos Homens, levando-os a enfrentar com coragem e inteligência a ameaça de Sauron. Ora, na Guerra da Ira precisavam-se de guerreiros, e não era esse o "perfil" dos futuros Istari.

Radagast era claramente um Maiar menor, sem grandes poderes, que passou a maior parte do seu tempo na Terra-Média confraternizando com pássaros e servindo de moço de recados para um Saruman em claro declínio. Gandalf era o astuto velho caminhante que se destacava mais pela sagacidade que pela bravura (embora a tivesse inquestionavelmente, segurem a chibata), e tremia de medo à menção do Balrog de Moria; mesmo em Valinor ele preferia vaguear em forma de espírito invisível pelos malorns de Lórien, não tinha por hábito arrumar um fána forte e vistoso como um guerreiro nato como Tulkas Astaldo fazia). Saruman é o único que imagino combatendo, já que era um servo de Alwë, tendo um espírito destemido por natureza - mas mesmo assim vejo-o mais a fabricar as armas que a empunhá-las.

Só um exército desesperado precisaria de recrutas assim, e certamente não era este o caso das Hostes dos Valar, constituídas por todo o exército por estrear dos Vanyar, o que restava dos Noldor (veteranos nestas andanças), e lideradas por Tulkas e Eönwë, os mais fortes e habilidosos dos Ainur na arte da guerra.

Vocês poderão dizer que a destruição de Beleriand sugere a ação de forças muito poderosas, logo, a participação da maior parte dos Maiar, incluindo os referidos. Mas não me parece que seja assim. A destruição deve ter sido operada na sua maior parte pelas forças de Morgoth, fosse pelas suas magias negras ou pela intervenção direta dos Balrogs e dragões (se apenas a queda de Ancalagon destruiu os três maiores picos do continente de uma só assentada, imaginem um bando deles agindo com intenção de quebrar e arrancar). E, mais uma vez, nenhum dos Istari era particularmente poderoso - fora talvez Curunír.

Enfim, não vejo motivo para eles terem participado na Guerra da Ira. Pensar assim é mais vontade de fã querendo imaginar os seus heróis em cenas espetaculares que encarar a realidade do mundo de Tolkien.
 
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Enfim, não vejo motivo para eles terem participado na Guerra da Ira. Pensar assim é mais vontade de fã querendo imaginar os seus heróis em cenas espetaculares que encarar a realidade do mundo de Tolkien.

Olha, você fez uma brilhante explicação 10º membro, mas discordo de você quando afirma que isso é mais uma vontade de fã. Não é bem assim! Eu entendi a dúvida do Guardião de Ithilien.

No meu entender, a dúvida dele seria com relação à idade dos Istari, isto é, como eles eram pessoas que existiam a milhares de anos, desde os anos antigos da fundação do mundo, se eles não participaram diretamente da Guerra da Irã, eles provavelmente estavam cientes deste evento, somente isso.

Até porque temos que levar em consideração a afirmação no título do tópico: (...) seria possível?

Veja bem:

Se eles já existiam há muito tempo, seria possível que os Ístari estivessem participado da Guerra da Ira só que não em corpos de velhos/magos, mas com outra forma física?
 
Última edição:
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Enfim, não vejo motivo para eles terem participado na Guerra da Ira. Pensar assim é mais vontade de fã querendo imaginar os seus heróis em cenas espetaculares que encarar a realidade do mundo de Tolkien.


Obrigado pelo post!

Mas não é isso que eu quis dizer nem estou imaginando cenas espetaculares, do que encarar a realidade de Tolkien.

Acho que você está fazendo um julgamento errado com relação ao que eu coloquei no primeiro tópico.

Foi apenas uma dúvida, que poderia até soar como especulação, mas que enfim, apenas lancei porque Gandalf, Saruman e os demais, já existiam quando ocorreu a Guerra da Ira, e com isso, eu perguntei:

Seria possível?
 
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Enfim, não vejo motivo para eles terem participado na Guerra da Ira.
Discordo totalmente da sua opinião.

Quantos anos mesmo durou a guerra da Ira? Do que me lembro foram uns 40 anos (confirmem essa informação, por favor, estou sem as obras à mão). Quantas batalhas ocorreram? Quantas baixas as hostes de Valinor certamente sofreram? Uma liderança forte foi fundamental. Claro que Eönwë foi o comandante máximo, mas ele precisou de auxílio, outros muitos fizeram papel de liderança.

Vamos olhar desta forma: qual a razão de deixar Olórin, o mais sábio dentre os Maiar, de fora? Por qual motivo abrir mão de alguém que tão bem inspirava o coração das pessoas numa hora em que revigorar os ânimos era tão importante?

Não é preciso pegar em armas para ser fundamental para um guerra.
 
Última edição:
Re: Ístari na Guerra da Ira! Seria possível?

Discordo totalmente da sua opinião.

Quantos anos mesmo durou a guerra da Ira? Do que me lembro foram uns 40 anos (confirmem essa informação, por favor, estou sem as obras á mão). Quantas batalhas ocorreram? Quantas baixas as hostes de Valinor certamente sofreram? Uma liderança forte foi fundamental. Claro que Eönwë foi o comandante máximo, mas ele precisou de auxílio, outros muitos fizeram papel de liderança.

Vamos olhar desta forma, qual a razão de deixar Olórin, o mais sábio dentre os Maiar, de fora. Por qual motivo abrir mão de alguém que tão bem inspirava o coração das pessoas numa hora em que revigorar os ânimos era tão importante.

Não é preciso pegar em armas para ser fundamental para um guerra.

É verdade! Concordo!

Pelo que eu sei Gandalf além de ser intelectual, conselheiro, era guerreiro e lutador mesmo num corpo de idoso.

O que eles estavam fazendo na guerra da ira? Será que estavam estudando? Eu acho que não!
Possivelmente ambos estavam na Terra Média, em outros corpos, até porque os seus nomes verdadeiros não foram identificados.
 
Com toda a sua sabedoria, porque não supor que Olórin bolava as estratégias das Hostes Imortais? E talvez, como é dito que podia assumir a forma de um elfo, porque não supor que poderia estar com armadura no corpo e espada na mão ceifando fileiras das hostes de Morgoth? Não vejo nenhum motivo muito forte para os Maiar que mais tarde seriam os Istari não terem participado da Guerra da Ira. Se eles foram ajudar a Terra-Média na Terceira Era, poderiam muito bem terem ido ajudá-la na Primeira Era, não é mesmo?
Claro, não há nenhuma prova de que os Istari lutaram na Guerra da Ira, mas sempre podemos imaginar, e é uma boa hipótese, já que muitos Maiar foram, se é que não foram todos eles.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo