• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Isso não deveria ser conciderado racismo tambem.....

Permitam-me viajar um pouco.

Quando existe qualquer tipo de desigualdade não é fácil acabar com ela. Tomemos o tão citado exemplo do comunismo... Na teoria para se acabar com as classes sociais praticamos uma ditadura do Proletariado, etc... Enfim, a igualdade, na teoria ocorre de maneira a exaltar o grupo que está desmerecido até que este atinja o mesmo patamar daquele que é a elite.

Enfim, pensemos no Negro no Brasil... Vou até pegar alguns dados para exemplificar...

Média de Estudo de um branco: 8 anos
Média de Estudo de um negro: 5,7 anos

Renda média do branco: 4,5 salários mínimos
Renda média do negro: 2,2 salários mínimos

Analfabetos brancos: 7,7%
Analfabetos negros: 18,7%

Negros e Pardos no Brasil: 46%
Brancos no Brasil: 53%

Ou seja, ocorre a mesma coisa... Sites negros, camisetas negras e coisas do gênero são uma maneira de proteção a quem está em pé de desigualdade... Não se trata de "não ao branco", mas sim de "sim (também) ao negro". Tem que se exaltar a causa negra, assim como Mr. King fez.

Além de tudo, na maioria das vezes, são programas culturais em específico a grupos de maioria negra, o que não significa uma "exaltação contra brancos".

A sociedade tem mania de pensar que essas coisas são de tom racista porque isso já foi usado muito contra os negros, caimos na herança histórica de preconceito e de em uma comunidade que se livrou a pouco tempo da política do Tronco.
 
Ka Bral o Negro disse:
É bonito falar assim, mas as diferenças culturais existem, e não podem ser ignoradas. Ao invés disso, deveriam ser respeitadas, o que não acontece, por exemplo, quando falam que candomblé é "coisa do demônio". Preconceito cultural.

O Ka Bral falou algo interessante e é algo que eu venho percebendo e me incomodando já faz um tempo: o fato de banalizarem com alto grau de preconceito as cerimônias religiosas afro-brasileiras. Chamam de "macumba" tudo o que diz respeito a esta cultura. E o pior é ver os programas da grife "Igreja Universal" afirmarem eloquentemente que macumba é coisa do diabo, sem separar o joio do trigo e aumentando cada vez mais o preconceito!
 
Ka Bral disse:
É bonito falar assim, mas as diferenças culturais existem, e não podem ser ignoradas. Ao invés disso, deveriam ser respeitadas, o que não acontece, por exemplo, quando falam que candomblé é "coisa do demônio". Preconceito cultural.

Deve-se respeitar as diferenças, pois, embora sejamos seres humanos de uma mesma espécie, não somos iguais.
Concordo com vc, inclusive nas escolas o preconceito está muito difundido, e o racial impera, até na sala de prefessores, às vezes quando um aluno negro apronta alguma, o colega fala:
"Preto f.d.p." - O que é um absurdo para um membro do corpo docente que virtualmente não deveria ter preconceitos pela sua formação, mas infelizmente não é isso que acontece.
Acho que um grande exemplo é que, num feriado qualquer como o dia da árvore, às crianças do fundamental é pedido trabalhos, deveres, que tenham relação com esse dia, e até para o colegial, pedem-se trabalhos voltados para ecologia. Mas, no Dia da Consciência Negra, nada é feito ou sequer lembrado, não há na verdade um cunho social e uma intenção de acabar com o preconceito, é um feriado criado pq houve um apelo da massa negra para isso, entretanto não há uma real comoção para mudança do pensamento social atual, que é sim de preconceito.
Quando disse que deveríamos enxergar seres humanos onde víamos cores e classes sociais, foi exatamente isso que quis dizer Ka Bral, sem retórica, que devemos nos respeitar mais, respeitar mais as diferenças culturais que predominam num país com etnias tão diversificadas quanto o nosso.
 
.:SAMWISE GAMGEE:., me diga AONDE você tirou esta idéia de que sou conformista ?

Cara...eu só disse que o Brasil não é único. Me desculpe o mal entendido :mrgreen: .

E igualdade social só é possivel se uma geração ficar consiente de que é ERRADO e orientar as suas crianças.
 
Kerdied disse:
.:SAMWISE GAMGEE:., me diga AONDE você tirou esta idéia de que sou conformista ?

Cara...eu só disse que o Brasil não é único. Me desculpe o mal entendido :mrgreen: .

E igualdade social só é possivel se uma geração ficar consiente de que é ERRADO e orientar as suas crianças.
é eu entendi, e tentei colocar de outra maneira pois não aceitava que outros países também tinham isso, mas como eu já disse anteriormente o brasil tem uma quantidade quase que equivalente de negros e brancos por isso tem mais racismo, desculpa eu ter sido chato :mrgreen: , mudei de opinião, aceito e concordo com vc :wink:
 
é eu entendi, e tentei colocar de outra maneira pois não aceitava que outros países também tinham isso, mas como eu já disse anteriormente o brasil tem uma quantidade quase que equivalente de negros e brancos por isso tem mais racismo, desculpa eu ter sido chato , mudei de opinião, aceito e concordo com vc

Segundo o IBGE o numero de pardos e negros é uma maioria, um pouco distante até !! Isso foi divulgado essa semana em algum jornal da TV... só não lembro qual !! :wink:
 
pior ainda, se tem mais negros do que brancos, tem mais racismo ainda, pois se os brancos são a minoria tendem a ser mais racistas ou vc nunca ouviu falar do aphartheid.

Naum so racista, tbm naum quero ser pq 90% dos negros que eu conheço são grandes amigos meus, a população das favelas está crescendo, sem oportunidades e por ameaças quase todos os jovens acabam se virando para o tráfico, se continuar assim essas pessoas vão dominar o país gerando uma guerra civil, estou certo? desculpa ter generalizado é que naum tem como pôr de outra maneira :wink:
 
:: Berserk :: disse:
é eu entendi, e tentei colocar de outra maneira pois não aceitava que outros países também tinham isso, mas como eu já disse anteriormente o brasil tem uma quantidade quase que equivalente de negros e brancos por isso tem mais racismo, desculpa eu ter sido chato , mudei de opinião, aceito e concordo com vc

Segundo o IBGE o numero de pardos e negros é uma maioria, um pouco distante até !! Isso foi divulgado essa semana em algum jornal da TV... só não lembro qual !! :wink:
Essa tabela do Censo de 2000 diz outra coisa.

Brancos: 91 298 042
Negros: 10 554 336
Pardos: 65 318 092
 
Só queria saber como falar sobre uma pessoa negra sem parecer racista ou soar racista.
Tipo:

"- Você conhece fulano de tal?
- Um negrinho/negro/negão ?"

É estranho.
Se vc falar de uma pessoa branca ("um branquelão?"), soa menos vulgar ou ofensivo.
 
.:SAMWISE GAMGEE:. disse:
(...) a população das favelas está crescendo, sem oportunidades e por ameaças quase todos os jovens acabam se virando para o tráfico, se continuar assim essas pessoas vão dominar o país gerando uma guerra civil, estou certo? (...)
Procede. A criança retinha da favela não se reconhece na TV, pois só há a apresentadora loira e a patricinha branca da novela. Nos dias atuais, estão aumentando o número de negros em programas, telenovelas e comerciais, mas isso só aconteceu porque grupos de Movimento Negro e pessoas lutaram para se fazer valer os direitos dos de pele negra também. Por isso, há a imposição de uma cota de 25% de negros na TV.

A criança da favela, devido às condições desfavoráveis de miséria e preconceito - além de ser esmagada pela TV ("quem não tem o tênis tal, não é ninguém") - pode acabar por engrossar as fileiras do crime. Se não há vislumbre de melhorias de vida, se observa-se que uma minoria é privilegiada e representada, acabam por concluir, portanto, que é inútil seguir as leis.

Uma vez vi uma criança loira, sozinha e imunda. E haviam pessoas ao seu redor, preocupadas, solidárias, atenciosas. Não se vê, contudo, tratamento semelhante com as muitas criancinhas pretas nas ruas.

.plück. disse:
Só queria saber como falar sobre uma pessoa negra sem parecer racista ou soar racista.
Tipo:

"- Você conhece fulano de tal?
- Um negrinho/negro/negão ?"

É estranho.
Longos anos de associação perjorativa da etnia negra com "escravo", "primitivo", "feio", "inferior" geram, ainda hoje, tais dúvidas.

Eu respondo: "Um rapaz negro? Conheço sim!"
 
Cheguei meio atrasado entaum é melhor responder só ao tópico...
Bem,as populações negras,desde seu contato com o branco,sempre foram oprimidas por ele na forma de escravidão (q hj em dia,felizmente,é apenas econômica e,infelizmente,ainda existe).Portanto,surge a necessidade da afirmação do orgulho de ser negro,q está relacionado com a busca pela igualdade racial.Então,qdo um negro veste uma camiseta onde se lê "100% Negro" ele naum manifesta o amor por sua raça em detrimento das outras,mas o amor a sua raça no sentido de q ela está sendo injustiçada e precisa desse amor.Já a raça branca naum sofre opressão de outras raças e,portanto,qualquer tentativa de afirmaçao racial branca é (de maneira geral justamente)interpretada no sentido de q essa é superior às outras(o q fica ainda mais claro dado o famoso racismo branco)

Só q isso pode ser muito diferente de caso pra caso,tem o lance da subjetividade....mas de maneira geral,é isso.Naum só isso,né....tem um mte de discussões q vem com essa,mas axo q isso é principal
 
Ótimo fórum, pena que não li todas as mensagens... sou contra o preconceito, primeiro que acho uma estupidez achar que vc é melhor que alguém, se vc tb é um nada. E segundo pq eu tb já sofri muito com isso.
Gostaria de levantar uma questão pertinente ao caso. E aquelas pessoa que se escondem atrás do preconceito para justificar seu próprio fracasso?

Exemplo. tenho uma amiga que é negra, e muita gente enchia o saco dla por isso. A resposta que ela deu? é uma das pessoas masi inteligentes e refinadas que conheço. ela não ficou chorando que era negra e lutou por aquilo que queria. Vcs já ouviram a frase: "isso só não aconteceu comigo pq sou negro"?

Muitas vezes não é pq a pessoa é negra mas pq ela não tá preparada para tal situação. A situação que vivemos agora é de terror psicológico. Não posso chamar minha amiga de negona, como sempre a chamo de forma carinhos, pq algum negro pode passar por perto, ficar ofendido e eu me dar mal...
 
Na mentalidade racista, chamar alguém de negão é um insulto porque evidenciaria a "condição inferior" da pessoa negra. Já chamar alguém de branquelo não teria problema, já que "os brancos são superiores".

Já na mentalidade falsamente-politicamente-correta-mas-que-na-verdade-também-é-racista, usar uma camiseta dizendo 100% negro seria uma espécie de ação afirmativa dos negros para corrigir a discriminação sofrida (o que leva às famigeradas cotas, que são uma outra história).

Essas duas mentalidades convivem no Brasil, e ambas são discriminatórias.


Agora, mudando um pouco de assunto, é realmente muito difícil para mim não ser preconceituoso em relação a quem escreve conciderado, com c. Cada vez que eu olho o título desse tópico eu fico indignado. Sou muito chato com erros de português.
 
branco maioria no Brasil? :lol:

e engracado que quase todo mundo no Brasil se considera branco, mas a maioria dos brasileiros sao considerados mesticos pela maioria dos estrangeiros que sao, realmente, brancos; nao que isso seja uma vantagem.

equalidade e uma utopia.

aproveite a vida...
 
Eu tenho TRÊS linhagens no meu sangue...

Portuguesa, italiana (mais acentuada, meu pai é brasileiro, filho de dois italianos), árabe (ancestrais...mais especificadamente, os sarracenos, mas nem os mais leves traços, eu tenho :evil: ).
 
como cheguei agora, só quero dizer uma coisa...
o brasil tem uma quantidade quase que equivalente de negros e brancos por isso tem mais racismo

bom, eu discordo. No Brasil ASSIM como no resto do mundo existem níveis às vezes até inimagináveis de preconceito. Mas em alguns lugares é um preconceito escondido, não-admitido. Não é bom nem ruim não admitir o preconceito, na verdade em um mundo perfeito todos não o teriam, pra começar.
Nos países europeus muitas vezes o preconceito é abafado, ninguém admite que o têm, mas o demonstram e nem sempre conseguem ser discretos. Então assumido ou não, o preconceito é um problema mundial.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo