1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Israel utilizou fórmulas matemáticas para controlar provisões na faixa de Gaza

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 26 Out 2010.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    O Exército israelense utilizou fórmulas matemáticas para supervisionar e controlar o fornecimento de produtos à faixa de Gaza durante o bloqueio comercial que impôs à região a partir de junho de 2007.

    A informação foi divulgada pelo grupo de direitos humanos Gisha, após ter acesso a uma série de documentos do Exército de Israel, segundo afirma nesta terça-feira o jornal israelense "Haaretz".

    Após apelar à lei de liberdade de acesso à informação, o Gisha obteve as fórmulas de como o Exército calculava o fornecimento de produtos à faixa de Gaza, limitando ou permitindo o abastecimento.

    O bloqueio comercial teve início em junho de 2007, quando o movimento islâmico Hamas tomou o controle da faixa. Em junho deste ano, a prática foi alvo de uma onda de protestos internacionais após o ataque israelense a uma frota que tentava chegar a Gaza --na ocasião, nove ativistas turcos morreram. Após o episódio, Israel afrouxou um pouco o bloqueio.

    Até então, Israel restringiu a entrada de produtos básicos à população palestina, afirmando o tempo todo que controlava o fornecimento, mas sem revelar de que forma isso era feito.

    Segundo o "Haaretz", fórmulas e coeficientes determinavam, por exemplo, a quantidade de ovos na faixa de Gaza, tanto por importação quanto por produção nas fazendas palestinas.
    afirma o jornal.

    Todas as fórmulas serviam para determinar o número de dias até que certo produto acabasse e os palestinos vivessem uma completa escassez.

    Um alto oficial do escritório de coordenação civil para a faixa de Gaza e a Cisjordânia explica ao jornal que as regras do boicote estavam em um documento que continha um método para identificar rapidamente a escassez de qualquer produto básico.

    Segundo o oficial, as regulações foram formuladas
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     

Compartilhar