• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Israel tenta conter Irã com vírus de computador

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Com ajuda americana Israel desenvolve em Dimona um modelo do processo nuclear iraniano e os meios de conte-lo com um vírus de computador batizado de "Extenex".

Dimona é onde Israel coloca em linhas de montagem suas armas de destruição maciça. Calcula-se que ele tenha umas 20 bombas em seu arsenal atômico.

A Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU a cargo de inspecionar programas nucleares, se são ou não beligerantes, nunca teve acesso à Dimona.

O "Extenex" veio à tona pela primeira vez há pouco mais de um ano, sob suspeita de que já fora usado contra o Irã.

O próprio Irã admitiu que seu programa nuclear sofrera atraso. Novo é também o fato de que em Dimona estariam sendo feitas montagens de "cyber ataques".

Israel teria construído centrífugas quase iguais às do Irã e traçado os meios de destruí-las.. Outra novidade é o montante de técnicos americanos das áreas de ciência e inteligência trabalhando em Dimona.

Membros do contingente dos Estados Unidos consideram que o programa iraniano, sob assédio dos Extenex, haja sofrido atraso de mais de um ano. Também teriam contribuído para o atraso os assassinatos de cientistas nucleares do Irã, que culpa agentes israelenses.

"Não vejo nenhuma ação militar, a curto prazo, do Irã contra Israel",
disse Avner Cohen, conhecido especialista americano. O "Extenex" parece ser um dos obstáculos maiores.

Os trabalhos em Dimona, envolvendo o
"Extenex teriam começado em 2008 e o próprio presidente iraniano é tecido como tendo admitido que ele entrou em operação, mas com a ressalva de que os problemas causados ao Irã foram resolvidos."
Não é o que insistem em dizer israelenses e americanos.

Meir Dagan, que deixou a chefia do Mossad, do serviço de inteligência de Israel, é da opinião de que o programa iraniano sofreu atraso de pelo menos dois anos.

NEWTON CARLOS é analista de assuntos internacionais

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo