• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Islândia, ainda Beleriand?

Parisio

Usuário
Caros valinorin,

li em algum lugar que Tolkien pretendeu estabelecer uma correspondência entre Tol Morwen e a atual Islândia, como a última parte emersa de Beleriand. Alguém sabe informar onde essa intenção está registrada?
 
Como se a Islândia fosse o que restou de Atlântida?
Nunca li sobre isso, gostaria de saber que texto que é também, mas não ia ser muito difícil ele bolar essa comparação.
 
Dunga, vc tá confundindo as coisas....
Atlantida seria Númenor, parisio esta falando da parte oeste da TM que foi afundada depois da guerra da ira.
 
Isso é verdade! De acordo com a proposta de Tolkien de criar um conjunto de lendas para a Grã-Bretanha; a Inglaterra, a Escócia, a Irlanda e o país de Gales seriam hoje um resquício da parte setentrional da Terra-Média...
Assim a Islândia seria também embutida nessa questão, como você disse...
Isso é uma história longa; já perceberam que no início de O Senhor dos Anéis Tolkien praticamente diz que ELE traduziu O Livro Vermelho do Marco Ocidental?
Poi é, esse era um esquema que ele estava bolando através dos HOME para trazer sua estória mais para perto de si. De acordo com seus escritos, ele recebeu O Livro Vermelho (um conjunto de escritos que conta toda a história da Terra-Média como os elfos a conheciam, escrito por Bilbo e Frodo) de um grande marinheiro que viajou longe para o oeste, até Tol Morwen (Islândia). Esse marinheiro se chamava Aelfwine, que quer dizer, literalmente, "amigo dos elfos". Ele foi o último ser humano a conhecer os elfos em vida...se não me engano (é que faz um tempão que eu li isso) Aelfwine viveu com os elfos em Tol Morwen e aprendeu muito com eles, antes de retornar...o restante dessa estória não sei contar de modo confiável.
Um paralelo entre os contos de Arda e a história do nosso mundo daria a Tolkien um belo arcabouço para justificar a confluência lingüística que há entre sua mitologia e as línguas do norte europeu, como o inglês arcaico, o germânico e o galês! Exemplos disso podem ser encontrados ao longo de toda a narrativa Tolkieniana. Bëor, por exemplo, quer dizer literalmente "urso" em inglês antigo; as tengwar são idênticas às runas norueguesas, etc...
Tudo isso pode ser encontrado nos HOME, em ensaios de Cristopher Tolkien sobre o assunto e em sites em inglês de Tolkien. Em português isso saiu certa vez pela U.F.J.R.R. Tolkien.
Se alguém souber mais sobre este assunto peço que poste aí...se eu disse alguma besteira me corrijam porque, como eu disse, faz tempo que eu li isso.
Bem, espero ter ajudado. Até mais!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo