• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Ishmael Beah

Erendis

Master Pretender
Ishmael Beah.JPG

Ishmael Beah , nascido em 23.11.1980, em Mattru Jong, Bonthe, Serra Leoa é uma ex-criança soldado Serra-leonense, autor da autobiografia, A Long Way Gone: Memoirs of a Boy Soldier (2007, Muito Longe de Casa: Memórias de um Menino-Soldado). Conseguiu chegar aos Estados Unidos em 1998, onde concluiu o ensino médio na United Nations International School em Nova Iorque e em 2004, graduou-se em Ciência Política.
Atualmente é embaixador da Unicef e advogado da “Children Affected by War”, membro do “Human Rights Watch Children’s Advisory Committee”, membro do “Center for the Study of Youth and Political Violence”, da Univerdidade do Tennessee, co-fundador do “The Network for Young People Affected by War (NYPAW)” e Presidente da “The Ishmael Beah Foundation”.

Capture1.jpg

Vive atualmente em Nova Iorque e várias vezes esteve discursando na ONU, para o Council on Foreign Relations e para o Center for Emerging Threats and Opportunities.
Seu primeiro livro, A Long Way Gone: Memoirs of a Boy Soldier (Muito Longe de Casa: Memórias de um Menino-Soldado), conta a sua experiência como criança soldado na Guerra Civil de Serra Leoa. No livro, ele mostra a dificuldade que passou durante a guerra. Inicialmente, ele achava repulsivo o que os chamados "rebeldes" faziam: matar pessoas sem motivo. O livro mostra a transformação de Ishmael em um assassino cruel, mesmo servindo ao exército. A partir de um certo momento, ele passa a matar não só os rebeldes, por ódio, mas a seus próprios amigos, para sobreviver. O livro mostra a crueldade e sofrimento de um menino-soldado que perdeu tudo, mas conseguiu voltar a ser alguém, apesar de todos os seus erros.

photo.jpg

O livro foi Best-seller do New York Times, traduzido para mais de 40 línguas e indicado para o Quill Award, na categoria Best Debut Author, em 2007, além de ter sido nomeado pela Revista Time como um dos Top 10 Livros de Não-ficção de 2007.
Seu mais recente livro “Radiance of Tomorrow” (2014, sem título em português) é um romance que conta a história de Benjamin e Bockarie, dois amigos de longa data que retornam à sua cidade natal, Imperi, após a guerra civil. A aldeia está em ruínas, o chão coberto de ossos. À medida que mais moradores começam a voltar, Benjamin e Bockarie tentar forjar uma nova comunidade tomando as suas anteriores funções como professores, mas eles são assolados por obstáculos: a escassez de alimentos, uma onda de assassinatos, roubo, estupro e retaliação; e as depredações de uma empresa de mineração estrangeira. Com o lirismo delicado de um sonho e a clareza moral de uma fábula, Radiance of Tomorrow é um poderoso romance sobre preservar o que significa mais para nós, mesmo em tempos de incerteza.

A Long Way Gone - site do livro
The Ishmael Beah Foudation - site da fundação

Vídeo de uma entrevista do Ishmael para a CBS News

---------------------------------------------------------------------------------
A maioria do pessoal que me conhece sabe que o meu tipo favorito de literatura é fantasia, por muitos e muitos motivos, um deles é o escape da realidade que ela proporciona.
Porém, em alguns casos eu abro exceções e muitas vezes, acabo descobrindo uma realidade nua e crua, que ao mesmo tempo que me horroriza, me abre os olhos pra uma realidade bem diferente da nossa.
Foi isso que aconteceu quando eu li esse livro, eu devo ter ganhado ele da minha mãe logo que foi lançado, pois já não lembro há quanto tempo eu tenho. Pra quem já assistiu o filme Diamante de Sangue, a história do Ishmael não vai parecer nada de novo: um menino, que foi arrancado da família, destruído ao ponto de não saber mais quem ele era e lutando uma guerra. Só que a história do filme, tem um final relativamente bonito, a comparar com a história do Ishmael, que perdeu a família inteira e teve que lutar pra se "reconstruir" sozinho.
Não tem muita informação sobre ele antes de chegar nos EUA, ou como ele conseguiu fugir da guerra no tópico, até porque eu não achei muita coisa sobre ele na internet. Como faz muitos anos que eu li o livro, também não lembro ao certo se conta como ele fez isso, pretendo reler pra ver isso.
Indico realmente pra quem puder, e tiver interesse que leia esse livro.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo