Morfindel Werwulf Rúnarmo
Geofísico entende de terremoto
Tudo começou no início da década de 1980, quando o juiz eleitoral catarinense Carlos Prudêncio --cansado de ter que contar cada voto manualmente--, resolveu inserir a tecnologia no processo eleitoral.
O computador era o único que havia na cidade. O ano era 1982 e a tecnologia era coisa rara, ainda mais no meio-oeste de Santa Catarina, em uma cidade de pequeno porte como Joaçaba, na época.
Do somatório dos votos em um computador para o voto eletrônico foram exatos seis anos.
Depois de muitos desafios, o primeiro protótipo da urna eletrônica ficou pronto em 1988, graças à persistência do juiz e da ajuda de micro-empresários de Brusque, no Vale do Itajaí, interior de Santa Catarina.
O invento foi o primeiro do tipo no mundo e só foi usado porque o juiz fez tudo escondido, desrespeitando as ordens do então presidente do TRE catarinense.
Fonte
explica o atual desembargador do Estado de Santa Catarina."Pedi emprestado a um jornalista de Joaçaba o computador para fazer o que hoje é muito simples, digitar os resultados e deixar a máquina somar",
O computador era o único que havia na cidade. O ano era 1982 e a tecnologia era coisa rara, ainda mais no meio-oeste de Santa Catarina, em uma cidade de pequeno porte como Joaçaba, na época.
fala o magistrado."A minha comarca sempre foi a primeira do Brasil a fechar o resultado. Eu sempre gostei de tecnologia e queria mais",
Do somatório dos votos em um computador para o voto eletrônico foram exatos seis anos.
conta."Quatro grandes empresas de informática do Brasil negaram ajuda, não acreditaram no meu projeto, nem o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) acreditou no meu invento. Pra uma das empresas cheguei a oferecer os direitos autorais em troca de ajuda",
Depois de muitos desafios, o primeiro protótipo da urna eletrônica ficou pronto em 1988, graças à persistência do juiz e da ajuda de micro-empresários de Brusque, no Vale do Itajaí, interior de Santa Catarina.
O invento foi o primeiro do tipo no mundo e só foi usado porque o juiz fez tudo escondido, desrespeitando as ordens do então presidente do TRE catarinense.
Fonte