1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Invenção de garoto de 13 anos pode ajudar a resolver o conflito entre animais selvagens e humanos na

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 11 Mar 2013.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Richard Turere, um jovem Africano de apenas 13 anos de idade surgiu recentemente com uma invenção de baixo custo e ambientalmente correta para proteger o rebanho de gados de sua família, que pode também servir como uma solução para um grande problema em seu país: o conflito entre humanos e animais selvagens.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Richard Turere com o renbanho de gados de sua família / Fonte: AfriGadget​

    A família de Richard mora no Quênia, próximo ao Parque Nacional de Nairóbi, que é a área com maior densidade de leões de todo o planeta.

    Richard já viu muitas das vacas, ovelhas ou cabras de sua família serem devoradas pelos grandes felinos, e com o tempo notou que os leões ficavam longe enquanto alguém estava andando do lado de fora com uma lanterna.

    Foi a partir disso que o jovem teve uma brilhante ideia, reaproveitou as lâmpadas de LED das lanternas quebradas que tinha em casa, e montou um sistema de iluminação automática no entorno do local onde ficam os gados.

    As lâmpadas são ligadas a uma caixa com interruptores, e a uma bateria de automóvel com um painel solar que opera o aparelho de televisão família. As luzes piscam em sequência, dando a impressão de que alguém está andando em torno da área.

    Desde a instalação do sistema, a família de Richard não apresentou mais problemas com o ataque de leões aos seus animais, e os vizinhos já estão adotando a mesma ideia.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Ilustração do Projeto feito por Richard / Fonte: AfriGadget​

    Este conflito entre humanos e animais selvagens está cada vez maior, tanto na África como também na Ásia, à medida que áreas selvagens são transformadas para uso agrícola ou em assentamentos humanos, deixando cada vez menor o habitat dos animais, prejudicando ambos os lados. Os agricultores acabam perdendo animais valiosos e parte de suas plantações e muitos leões, como outros animais selvagens, são mortos em retaliação.

    A parte boa é que um monte de soluções criativas estão sendo desenvolvidas para permitir que as pessoas e os animais selvagens convivam em harmonia. O sistema de iluminação criado por Richard é um grande exemplo disso, e o mesmo custa menos de R$ 20,00.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    _______________________________________

    A notícia é do ano passado, mas eu li hoje num site estrangeiro e fui atrás da notícia em português (pois achei que fosse recente) nao sei se já tem algum tópico sobre essa notícia, usei o Procurar.

    Me esqueci de postar esse vídeo

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição por um moderador: 5 Out 2013
    • Gostei! Gostei! x 7
    • Ótimo Ótimo x 2
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Espantalho 2.0
     
    • LOL LOL x 4
  3. Sejong

    Sejong Óculos Torto

    Uma invenção simples e altamente eficaz. Esta é a regra de ouro dos inventores. É incrível como a simplicidade resolve coisas que de outro modo parecem impossíveis. Grande criatividade deste rapaz.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. Glonduil

    Glonduil Quase uma forja de anão

    Se todas as pessoas tivessem a singela mente de uma criança o mundo seria hoje um lugar lindo. Para você ver, um garoto de 13 anos, achou uma solução ecologicamente correta, barata e fácil, para um problema que especialistas tentem resolver a ANOS !!!
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  5. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Inteligente, fácil e prático, se não me engano, estes são alguns dos componentes da genialidade.

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Bastante inteligente e criativo.

    Mas se muita gente adotar isso, os leões não podem vir a passar fome, não tendo mais gado para se alimentar?
     
  7. Glonduil

    Glonduil Quase uma forja de anão

    O gado não deveria fazer parte da dieta dos Leões. Eles tem presas próprias. Isso ao meu ver não causa um desiquilíbrio na cadeia alimentar dos grandes felinos, mas sim um reajuste !!!!
     
    Última edição: 11 Mar 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Os leões que cacem zebras, gnus, antílopes etc. Mas como todos os predadores são "preguiçosos" eles preferem o inofensivo gado doméstico. Mas o brilhante rapaz encontrou a cura para este mal.

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  9. Sejong

    Sejong Óculos Torto

    Eu sou da opinião de que nem os humanos deveriam predar gado, mas isto já é outra história. No entanto, a própria proliferação do gado doméstico em regiões que já foram ecosistemas é uma das maiores pragas, do ponto de vista puramente científico. Todavia, do ponto de vista humanístico, sociológico e político, é superinteressante para a civilização humana que o gado das populações rurais permaneça em um número eficaz, muito embora nunca deva ficar em número sempre crescente, senão isto seria uma praga ainda inimaginávelmente maior, claro. :lol: Interessante.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. §Sarah§

    §Sarah§ A Lua que encobre a noite...

    Como já disseram aqui, os leões não vão passar fome, felinos são oportunistas(tenho gatos em casa e vejo isso sempre, vejo-os apenas apenas uma versão menor e mais mansa dos priminhos gatões da sava), mas os leões matam o gado por ser uma presa bem mais fácil, primeiramente porque os coitadinhos ficam desnorteados, estão presos e não são especificamente preparados para fugir ou se defender, ao menos não domesticados como são... pobrezinhos...^^'... diferente dos animais selvagens que tiveram anos de evolução que os preparou quase que especialmente para isso na natureza.
    Esse menino foi inteligente e observador, desenvolvendo um método que ajudaria sem prejudicar nenhum dos lados.
    Agora esperamos que os predadores não se acostumem com as luzes e percam o medo.
     
  11. Amanda Lee Liu

    Amanda Lee Liu Bééééhh

    Pois é... a solução é ótima mesmo. Mas não acho que dure muito tempo. Uma hora ou outra vai surgir um leão jovem e curioso suficiente pra ir até lá mesmo com as luzes piscando, qdo perceber que "num dá nada" vai voltar e os outros animais vão observar e começar a agir da mesma forma.

    Eu acho neh...
     
  12. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Também acho. O ser humano subestima muito os animais, uma hora ou outra eles vão perceber que é apenas uma pegadinha e seguir para além da cerca.
     
  13. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pois é a curto prazo a idéia do garoto foi genial e resolveu o problema. Merece todos os elogios até aqui, mas é bom não se acomodar.

    Numa hipotética situação de serem leões oriundos de áreas que foram seriamente devastadas pelo ser humano e não há alimento fácil disponível, na hora do aperto total no estômago os felinos desafiam qualquer coisa e vão pra luta e aí não será uma luzinha de led que os fará impedir, pois estudos científicos comprovam que quando eles agem em grupo se sentem sempre mais encorajados.

    No Brasil, no sul do país se vive um problema semelhante com a superpopulação de javalis que quando se sentem apertados pela fome, agindo em grupo conseguem muitas vezes até ser mais perigosos que esses leões.
     
    Última edição: 12 Mar 2013
  14. Zamarian

    Zamarian Usuário

    Muito bom, e acho que os eles não vão descobrir tão cedo que não tem nada.
     
  15. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Talvez no futuro os leões até aprendam que onde tem LED, tem comida fácil.
     
    • LOL LOL x 3
    • Gostei! Gostei! x 2
  16. Calib

    Calib Visitante

    • LOL LOL x 1
  17. Kazmaier

    Kazmaier Usuário

    Agora os africanos tem que pensar no fim da caça ao marfim de elefantes e rinocerontes, que são usados para financiar grupos armados.
     
  18. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Só acho que os leões irão atacar mesmo com essa "armadilha" se els não tiverem mais nada pra comer, pois como já disseram, os leões (e não só os leões, afinal quem aqui vai caçar ao invés de comprar os animais já mortos, quando não pré-"prontos"?) são oportunistas (a preguiça não é pecado, é lei da natureza, se eu posso obter as mesmas calorias com menos esforço, quem seria o idiota de se matar pra conseguir comida quando os outros conseguem sem risco?).
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  19. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Não a toa que as hienas "são esses paraquedistas" que você menciona só indo na boa.
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar