• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Interven￾ções de Eru.

Lendo o silmarillion , me veio uma quest￾0Š0o , quando no come￾0Š4o do mundo os valar vieram para arda , eles criaram tudo , mas eru interferia em algo? Ou tudo ficava por conta dos valar? .
 
Re: Interven0Š40‹1es de Eru.

Segundo o que li algumas passagens ajudam a explicar a situação.

No Silma encontramos o trecho da determinação de que o mundo completo (com ênfase no completo) também incluiria elementos surpreendentes, novos e não esperados pelos Poderes.

Quer dizer, aqui adentramos o assunto da natureza da pergunta e na natureza de Eru.

A palavra intervenção ou interferência se refere a um tipo específico de ação ou atividade. Que sempre que Eru precisa agir a ação se torna eterna, além do tempo numa manifestação abaladora que cria dimensões e individualiza os seres podendo ser imperceptível ou oculta para criaturas comuns devido a diferença de poder.

De modo que os Valar e o mundo, por serem extensões do poder de Eru agiam com o poder e com a permissão do Único sendo portanto uma ação indireta de Eru no mundo.

E aqui cabe colocar uma diferença. Que existem duas formas de usar o sentido da introdução de uma ação criativa. Primeiro ela pode ser manifestada na forma de corrupção (Melkor pensava que criatividade é corrupção) e as vezes pode ser manifestada na forma de originalidade (Produtivamente pelo bem de todos igual Manwe desejava) . De modo que o que odeia Eru entende a criatividade como tendo apenas um sentido no mundo, o de corrupção.

Por essa razão quando Eru age no mundo dentro da obra de Aulë estamos tratando de uma correção que visa originalidade e variedade ao invés de corrupção e monotonia (desejada por Melkor).

Essa diferença de sentido da palavra interferência é importante de ser mencionada. Porque os dois seres possuem em mente dimensões parecidas de interesse e a energia de Aulë era também a energia de Eru havendo acordo entre as vontades no que Eru adicionou e enriqueceu ao mundo.

Portanto, interferir no sentido de perturbar e quebrar o equilíbrio de livre escolha não ocorria da parte de Eru e a ação, além de não violar a correção necessária podia ainda melhorar o mundo como observa Yavanna (Eru também fora generoso além de ser piedoso).

Enquanto a ação de Eru estava sempre presente (o poder dele de dar vida ao mundo, por exemplo), a interferência se mantinha oculta ao máximo (Manwe era o único Vala sagrado) e o respeito com as vontades procurava sempre preservar a escolha agindo positivamente ainda que fosse necessário que a presença da ação fosse invisível na maioria das vezes.
 
Última edição:
Creio que uma das únicas "diretas" foi a destruição de Númenor.

EDIT: pois é, tinha o Aulë tbm... os anões... mas aí ele acabou deixando quieto rsrs.
 
Acho que a imortalização de Tuor e a "mortalização" de Lúthien também contam como ações de Eru, já que os Valar não tem poder para alterar o destino dos filhos de Ilúvatar. Agora, a respeito da era em que o mundo era moldado pelo Valar, não creio que houve qualquer ação direta de Eru, mesmo porque não havia necessidade, os Valar conseguiram moldá-lo sem ajuda externa. Porém, isso me chama a atenção a um detalhe. Se me lembro bem nenhum Ainur foi convocado, obrigado ou chamado a descer ao mundo, alguns deles se prontificaram a ir por livre opção. Será que se nenhum Ainur quisesse descer ao mundo, o mundo viria a ser concretizado por Eru, sem qualquer cooperação dos Ainur?:think:
 
Última edição:
Se formos pelo ponto de vista da sala especulativa "E Se..." até seria possível hipotetizar em cima da não vinda de um Ainur, mas do ponto de vista real e da obra, das fontes de inspiração, da sua respectiva consistência e coerência interna o desinteresse total não é possível ocorrer. Eru é para toda eternidade o foco central de interesse dos Ainur devido a vários fatores incluindo a influência cristã.

A centralização do desejo de todos os seres, por exemplo, aparece quando Eru ergue as duas mãos e todos os Ainur se calam (incluindo os rebeldes e os que não entraram no mundo). Isso exprime bem que para os mais importantes dentre eles não gostarem de um projeto de Eru teríamos que descaracterizar o Único com uma falta de talento incompatível para aquilo que foi presenciado na visão.

No passado os dois lados da batalha de canções, tanto os contentes a favor de Eru quanto os descontentes de Eru (Melkor, Balrogs), gostaram muito dos círculos do mundo e dentre eles estavam alguns dos mais poderosos e habilidosos. Para Ainur assim não entrarem seria necessário que os talentos deles fossem reduzido. (a obra segue o padrão de quanto mais alta hierarquia, mais poderoso e inteligente é o ser)

No Silma tem até uma passagem relacionando desinteresse de Ainur com fraqueza decorrente da lentidão em perceber o que ia na vontade dos outros:

"E essa morada poderia parecer insignificante para quem leve em conta apenas a majestade dos Ainur..."

A passagem indica que existem grandes chances de que os Ainur que não entraram não terem percebido além da própria majestade de Eru. Para os sagrados que ficaram de fora o mundo era insignificante ou insuficientemente significativo para sua existência.

Daí que ficamos sabendo que para o grupo de Ainur que desceu o projeto do mundo era o oposto, ou seja, muito significativo porque podia ser um atalho na compreensão uns dos outros.

Resumindo, apenas se Eru imaginasse Ainur desinteressados do mundo isso seria possível, mas se tanto o projeto do mundo quanto os Ainur foram feitos por Ilúvatar então é impossível imaginar popularidade zero a não ser que Eru desejasse.
 
Última edição:
Lendo o silmarillion , me veio uma quest￾0Š0o , quando no come￾0Š4o do mundo os valar vieram para arda , eles criaram tudo , mas eru interferia em algo? Ou tudo ficava por conta dos valar? .

"Ele fez primeiro os Ainur, os Puros; que eram filhos de seu pensamento e estiveram com ele no princípio antes que tudo o mais houvesse de ser criado"

Os Ainur são emanações da mente de Eru. O que eles fazem, na verdade é Ele quem faz, pois aqueles são emanações da mente d'Este nas quais arde a Chama Imperecível, que é o próprio Eru. Compreendes? A coletividade dos Ainur = Eru Ilúvatar. :sacou:



pelo Valar
nenhum Ainur
nenhum Ainur

Alguém precisa estudar quenya.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo