• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Intervenção de Eru...

GaLaDr|eL

Usuário
Bom... até que ponto Eru interveria e interveio na TM?
Ele teve uma pequena percela de ajuda qnt a Morgoth..
E nenhuma em relaçao de Saurom?
Por que?
 
Eru em nada interviu contra Morgoth. Foram os Valar. A única intervenção direta do véio foi pra afundar a ilha de Númenor.
 
E abençoando a maldição que Isildur pos nos mortos da Senda dos Mortos que o traiu e abandonou
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Bom, quanto a Morgoth, foi Eru quem enviou ele ao Vazio pois os Valar não tinham esse poder.

... uhnn?

Acho essa afirmação no mínimo discutível. Afinal em Aman existia o Portão da Noite, facilmente acessível e tudo mais. Não sei pq seria necessária a ajuda de Eru para lançar Morgoth ao Vazio.
 
Sabemos que os Ainur que desceram até Arda estavam presos a ela e ao tempo que a rege por determinação de Eru Ilúvatar. Eles não poderiam sair do Mundo e nem se ausentarem do Tempo até o seu fim, está escrito no Silmarillion. Lançar Melkor no Vazio Atemporal requer um poder que certamente está além do que os Valar continham. Logo, conclusão lógica, foi Eru quem o mandou.
 
Ele agui meio assim~, colocou o povo lá e disse:
"Pronto já fiz muito! Criei a TM!! Agora se virem e naum me pertubem se surgir algum problema!! Vou descançcar!! " :lol:
 
Não exageremos, se Ele fez assim, pois não vou desmentí-la, fez mesmo, foi com uma boa razão: ele queria que suas criações contribuíssem com Sua obra da própria maneira. Além disso, ele cria, e estava certo (é claro!), que os valar poderiam lidar com qualquer situação que pudessem compreender. Como já foi dito em outros post's, eles não compreendiam os homens muito bem. Mas como sabemos, ele interferiu em assuntos que iam além da alçada dos valar, ou que exigiam mais poder do que eles possuíam. Também podemos contar como intervenção o fato de Ele mesmo ter ressuscitado Gandalf depois da batalha com o Balrog...
 
Foi Eru que ressucitou gandalf? Pensei que ele sendo um Maiar, apenas ganhou um novo corpo e foi reenviado, pelos Valar, pra terminar sua missão....
 
Shantideva disse:
Foi Eru que ressucitou gandalf? Pensei que ele sendo um Maiar, apenas ganhou um novo corpo e foi reenviado, pelos Valar, pra terminar sua missão....
Isso mesmo. :mrgreen: Ele teve uma "nova chance" para encerrar a sua missão.
 
Cësárin disse:
Não, foi Eru pessoalmente quem ressuscitou Gandalf...

+ou- né.. Gandalf bem como Sauron não podia ser morto... oq aconteceria é q Gandalf perderia seu Hröa de Istari e viveria novamente na sua forma imaculada não corpórea até reunir forças para ter um novo corpo ou o mesmo ser dado a ele. Oq aconteceu é q deram a ele um corpo mais rápido doq ele conseguiria.
 
Na verdade... o que parece ter ocorrido é que Eru convocou Gandalf para fora de Arda. De acordo com o relato do mago para os três amigos (Aragorn, Legolas e Gimli) em As Duas Torres, após ele ter derrotado o Balrog de Moria e perdido seu corpo, o espírito de Olórin se desviou do "pensamento e do tempo". Ou seja, a única maneira de um espírito preso ao mundo de Arda ser capaz de se desgarrar do tempo é com a intervenção direta de Eru Ilúvatar. O próprio Tolkien sugere isso em uma de suas cartas, que Gandalf era a partir daquele momento não mais um enviado dos Valar mas um enviado do próprio Eru Ilúvatar.
 
- Eru Ilúvatar, como criador não interfere diretamente na história de Arda, a não ser quando ele afunda a Ilha de Númenor.

- Morgoth foi expulso dos Círculos de Arda pela força dos Valar.

- Os VALAR estavam presos aos círculos de Arda, porém Morgoth NÃO era um Vala. Além de ser o mais poderoso, a inveja que ele possuia não permitia que ele estivesse totalmente preso à Arda, pois ela era criação de Eru.

- Gandalf "RESSUCITOU" (voltou ao seu corpo de Istari) por decisão de MANWË, não de Eru.
 
Rúmil disse:
Eru Ilúvatar, como criador não interfere diretamente na história de Arda, a não ser quando ele afunda a Ilha de Númenor.

Demos exemplos da interferência de Eru. Aceite-os. O próprio Tolkien afirma em suas cartas que Eru Ilúvatar, como o Autor do Conto de Arda se reserva o direito de interferir ou inserir elementos não pré-vistos antes.

Os VALAR estavam presos aos círculos de Arda, porém Morgoth NÃO era um Vala. Além de ser o mais poderoso, a inveja que ele possuia não permitia que ele estivesse totalmente preso à Arda, pois ela era criação de Eru.

E com que base vc diz isso? Ou vc simplesmente gosta dessa idéia?

Gandalf "RESSUCITOU" (voltou ao seu corpo de Istari) por decisão de MANWË, não de Eru.

E isso?
 
Só para esclarecer....
Temos sempre a impressão de que Eru abandonou os Valar na Terra-Média e depois não quis saber mais, porém não é assim. Lembremos que foi Eru Ilúvatar quem propôs os temas na canção dos Ainur, e que, à medida que cantavam, a história de Arda era criada por eles...só que quando vieram para Arda eles não tinham mais a capacidade de se lembrar dos temas, ou dos pormenores da canção...se o tema foi proposto por Eru podemos pressupor que ele estivesse ciente de tudo o que acontecia em Arda.
Nenhum dos Valar poderia sair de Arda sem a intervenção de Eru, logo Melkor deve ter sido expurgado pelos poderes de Ilúvatar.
Lembram que foram três os temas da canção dos Ainur? Agora associem cada um desses temas a uma das eras de Arda, enquanto os Valar ainda atuavam direta ou indiretamente.
Outras coisas: haviam mais Ainur com Eru que não estavam dispostos à descer para Arda e permanecer nela;
Em pouquíssimos momentos Tolkien faz alusão à coisas sagradas em sua obra...talvez ele abominasse a idéia de que a sugerissem como verdades absolutas (como fizeram os hippies na década de setenta)...
...bem, é só! Essa foi só para colorir um pouquinho o seu tópico, amiga GaLaDr|eL. Abraço!
 
Morgoth era uma vala sim senhor, pelo simples fato de que a definição de vala se aplica a ele: um ainu de grandes poderes que desceu a Arda com a missão de dar forma ao mundo. Se ele se rebelou contra Eru e se tornou inimogo dos outros valar, isso já é outra história. Outra coisa, não há passagem no livro em que se embasar para fazer uma afirmação categórica quanto à ressurreição de Gandalf, muito pelo contrário, Gandalf insinuou que um poder maior que os valar (apenas Eru poderia possuir tal poder) havia-lhe dado um noco corpo...
 
hehehehe... tah complicando!!
mas o fato eh q ele estava de alguma maneira olhando para verem como eles se saiam com tudo!! assim como deus faz hj!!!????

mas eu nao axo q Eru interveria se POR ACASO sauron ganhasse!!
suas criaçoes teriam falhado.. e ele recomeçaria tudo de novo!!
mas sempre q possivel ele os ajudava!!
TO CERTA?? :grinlove:
 
Bom, aí já é achômetro meu mas eu particularmente, pessoalmente falando, pensando aqui com os meus botões, sou da opinião de que foi Eru Ilúvatar quem permitiu que Bilbo Bolseiro achasse "acidentalmente" o Um Anel na escuridão das profundezas dos túneis de Moria. Eru no mínimo "guiou" a mão de Bilbo para cair em cima do Anel. Os céticos diriam que foi pura sorte ou coincidência o que eu chamaria de ajuda divina. :wink:

De um jeito ou de outro Eru nunca permitiria que Sauron saisse vitorioso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo