• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Intertextualidade

Chantili

Usuário
Olá!
Gostaria de saber que obras vocês conhecem que fazem algum tipo de intertextualidade explícita, como por exemplo utilizar personagens de outros obras, ou situações peculiares de outras obras, ou até mesmo livros que tenham autores como personagens. Não sei se ficou claro, mas é que eu gosto muito dessa idéia de fazer ficção em cima da ficção que já existe e queria conhecer as obras que têm esse tema. Alguns livros que conheço com essa temática:

O xangô de Baker street - Jô Soares
Lost Girls - Alan Moore
A cinderela mudou de idéia - Nunila López Salamero
Os livros que devoraram meu pai - Afonso Cruz
A última viagem de Borges - Ignácio de loyola Brandão

Se alguém puder me dar alguma referência agradeceria muito =)
abraço a todos!
 
No momento lembrei de dois contos do Neil Gaiman em que ele faz isso:

"Um Estudo em Esmeralda" no qual mistura Sherlock Holmes com os monstros mitológicos de HP Lovecraft;

"O Problema de Susan" narrado pela personagem Susan de "Crônicas de Nárnia".

Outro conto (muito bacana por sinal) é "Pierre Menard, autor do Quixote”, de Jorge Luis Borges, sobre um homem que resolve "escrever novamente" (não é reescrever e nem copiar) "Dom Quixote", palavra por palavra, vírgulas e pontos.

De livros, só consigo lembrar de "Anno Dracula", mas não posso falar muito porque não li inteiro. Não gostei muito dele. =/
 
Que legal, obrigada pelas dicas Clara! Esse do Jorge Luis Borges já conhecia tmb!
Esses do Neil gaiman vou dar uma procurada...!
abraço =)
 
Em Clarabóia do José Saramago, existe uma inserção do livro A Religiosa do Diderot, que muito legal. (E te deixa louco de vontade de ler Diderot também)
 
vixe, tem mtos...

só d cabeça q eu lembro são:
  1. memorial d buenos aires, d antonio fernando borges (sobre o borges)
  2. borges e os orangotangos eternos, d luis fernando verissimo (borges tb)
  3. a décima segunda noite, tb d lfv (shakespeare)
  4. no ficção d polpa 4 tem o conto a aventura do americano audaz, d octávio aragão (sherlock holmes & dracula)
  5. os crimes do mosaico, d giulio leoni (dante alighieri)
  6. dom quixote vol. 1, d cervantes (orlando furioso)
  7. menina q ñ sabia ler, d john harding (a outra volta do parafuso)
  8. frankenstain, de mary shelley (prometeu acorrentado)
  9. o ano da morte d ricardo reis, d saramago (fernando pessoa aka ricardo reis)
  10. o ladrão da água, d ben pastor (diocleciano)
e porae vai infinitamente...
 
A Divina Comédia, os Diálogos do Platão, Uma Noite em Cinco Atos do Alberto Martins, Tasso do Goethe, Camões do Garrett... Tem realmente muita coisa. Se você for devassar na literatura grega ou latina, você acha mais coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo