1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Internet via Energia Eletrica

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Mia, 29 Mai 2009.

  1. Mia

    Mia K2 me pegou e eu peguei o

    Novidade que vai beneficiar milhares de pessoas: A Anatel já aprovou a venda do serviço de internet banda larga via rede elétrica, e é bem provável que até o fim o ano o serviço já esteja disponível para os principais estados do país. A nova tecnologia promete oferecer o serviço de internet através da rede elétrica, facilitando a vida de várias pessoas que não tem acesso a conexão tradicional (via telefone). Basicamente, qualquer pessoa que tenha energia elétrica em casa poderá ter acesso a internet, bastando apenas que o usuário tenha uma espécie de modem ligado a tomada.
    "Ele funcionará como um conversor que você ligará na tomada e, a partir disso, terá acesso à internet no seu computador pela captação de dados repassados pela rede elétrica", diz Diana Tomimura, especialista em regulação da Anatel.


    Do site:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Raphael S

    Raphael S Desperto

    Projeto Veeeeelho esse... Pelo menos agora eles decidiram tirar do papel.

    Embora eu imagine que é seguro não posso deixar de imaginar essa internet torrando alguns pcs ^_^.

    MANHÊ LIGUEI MINHA INTERNET NO 220!!!
    MANHÊ PORQUE MEU PC NÃO LIGA MAIS???

    By Raphael S
     
  3. Indu

    Indu In sacanagi we trust

    Algum outro país usa esse sistema de internet? Ou o Brasil é pioneiro nessa forma de transmição?
    Eu já tinha ouvido falar bastante, mas pensei que era coisa lá para 2012. Fico feliz com esse primeiro passo da Anatel, vai proporcional acesso rápido, e facil para aqueles que não dispões das tradiconais redes telefonicas.
    Falando em telefonica, onde ela ficou nisso tudo..?
     
  4. Mia

    Mia K2 me pegou e eu peguei o

    Realmente pode vir a não ligar!!:yep:
    Mais que sabe realmente não funcione!! Acho que se for um bom projeto vale a pena!!!
     
  5. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    Bem, hoje em dia os aparelhos de baixa potência são quase todos bivolts (110 ou 220). Na verdade são "multivolt" operando bem em qualquer tensão na faixa de, por exemplo, 100V a 250V. Não creio que o Modem irá sofrer danos com oscilações na rede elétrica.

    Já tive muitos problemas com aqueles modems 56k (Eita! Jurassic Park!) que queimavam por sobretensões na linha telefônica! Era chover e cair um raio em algum ponto da rede telefônica do universo que meu modem queimava com o susto!

    Agora, uma coisa que sempre fiquei pensando quando ouvia falar nesses projetos nos idos dos anos 1990, é a qualidade da energia. Vão enfiar um monte de sinais de dados de alta frequência na rede de 60Hz. O que isso vai gerar de harmônicos na rede não é brincadeira! Espero que os técnicos e Engenheiros que estejam trabalhando nesse projeto estejam de olhos bem abertos. As ondas harmônicas podem danificar equipamentos mais sensíveis além de aumentar os custos de transmissão de energia...
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Pois é muito lembrado

    Como profissional do setor eletro-eletrônico me preocupo muito com isso. A qualidade da energia no Brasil de modo geral ainda está longe de ser das melhores e já que a intenção é levar a Internet a todas classes sociais nas favelas ocorrem os famosos "gatos" aquelas famosas gambiarras que comprometem muito. Em locais mais distantes o grande problema são as constantes interrupções e/ou tensões que variam muito.

    olhando pelo lado positivo quem sabe isso obriga por parte das concessionárias a haver uma grande melhoria na qualidade da nossa energia e aí seremos beneficiados não apenas com a Internet, mas com uma energia mais limpa sem muitas flutuações de tensão.

    Mas a única preocupação que tenho é que não resolvam aumentar muito o custo da energia elétrica, pois já pagamos muito por ela principalmente por causa da altíssima carga de impostos.
     
    Última edição: 4 Jul 2009
  7. Roy Batty

    Roy Batty "Inconsertável"

  8. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Mas bom, o que vai acontecer... vai ter que se utilizar de filtros nos outros aparelhos eletrônicos da casa? E, pela reatância do sinal, como é que a internet passa pelo transformador?
     
  9. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar


    Fúria, acho que com esse projeto o custo da energia tenderia a cair pois eu imagino que as companhias que forneceriam o sinal de internet teriam que pagar pelo uso da rede elétrica das concessionárias.

    Não entendo nada de tarifação do setor e nem conheço o projeto da Anatel que regulamenta a internet na rede elétrica, mas estou pensando nas companhias que fornecem internet ADSL que pagam para as companhias telefônicas pelo uso da infra-estrutura de telecomunicações.
     
  10. #Gimli!#

    #Gimli!# Usuário

    sobre filtro nos aparelhos eu não sei, mas a internet não passa pelo transformador, ela vai ser compartilhada por todas as casas que usarem o mesmo transformador, e antes que a mesma chegue no transformador, ela vai se juntar às outras internets de outros transformadores e ser enviada ao provedor.



    Agora explicando sem erros de conceitos:

    Computador conectado através de placa de rede PCI a um modem "PLC", que se conecta por sua vez a uma tomada de alimentação de energia elétrica
    Na rede externa do prédio, entre o transformador de baixa tensão e as instalações dos clientes, intala-se um "PLC Master" (próximo ao transformador)

    O PLC Master gerencia os dados do modem PLC, através da rede elétrica. També funciona como gateway para a rede de dados.

    Os PLC Masters se ligam e vão pro backbone de comunicação

    -------------------------------
    Retirado da minha apostila de Redes de Computadores, se a Anatel vai fazer assim eu não sei, mas no geral é feito assim.
     
  11. Mia

    Mia K2 me pegou e eu peguei o

    MAis se ficar caro as pessoas prefiram ficar com as bandas larga, 3G, e discada (ta super ruim :blah:), mais seria a opção! Mais você esta querendo dizer que quem pagaria seria os fornecedores, por que se sim, talvez eles deixariam mais caro ainda! O ue não sria nada inteligente colocar uma internet dessa!
     
  12. Takemoto

    Takemoto Hobbit Mestre Cervejeiro

    A Copel já usa essa tecnologia na rede interna deles há pelo menos uns 2 anos.
    Quero ver isso funcionando com a qualidade das nossas redes de transmissão atuais.
     
  13. Meglin Celebrandir

    Meglin Celebrandir Hansi Ilúvatar

    O custo da energia talvez caísse (pura suposição), mas o custo da internet, da transmissão de dados, esse sim talvez fosse bem caro!

    Alguém se lembra da época em que a chamda banda larga (coisa na casa de dezenas de kbps) era um absurdo??? Pois é, acho que o mesmo deva acontecer com essa "nova" tecnologia.

    Agora, eu acho que isso só vai vingar em municípios com dificuldades em outros tipos de transmissão de dados. Ainda acho que o futuro será redes wi-fi públicas e gratuitas.
     

Compartilhar