• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Internet por fibra terá que chegar a todas as cidades brasileiras até 2024

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

iStock

Imagem: iStock

Se você reclama da internet da sua casa, esta é uma boa notícia. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve levar fibra ótica —a tecnologia mais moderna de conexão flxa— a todos os municípios brasileiros até o final de 2024. É o que diz o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU5), publicado nesta quinta-feira (28) no Diário Oficial da União.

A meta vale para as operadoras Oi, Telefônica, Claro e Algar. Os custos para cumprir esse e outros objetivos do plano serão arcados pelas próprias empresas.

O plano foi aprovado em novembro pela Anatel traz as obrigações para as operadoras de telefonia fixa para os próximos cinco anos (2021-2025).

Com o novo plano, a Anatel precisa agora, em até três meses, fazer a lista das novas cidades que deverão ser contempladas com a fibra ótica.

O plano diz que a rede de fibra deverá ter capacidade mínima de 10 gigabits por segundo (Gbps) do início ao fim do trecho usado no município. O cronograma previsto na meta de ampliar a cobertura de fibra ótica está com as seguintes datas:
  • 10% das cidades até 31 de dezembro de 2021;
  • 25% das cidades até 31 de dezembro de 2022;
  • 45% das cidades até 31 de dezembro de 2023;
  • 100% das cidades até 31 de dezembro de 2024.

A instalação de redes de fibra ótica substitui uma meta do PGMU anterior, que previa instalar o 4G em localidades sem essa tecnologia. Apesar de a obrigatoriedade não constar no novo plano, a Secretaria Geral da Presidência informou que essas cidades terão prioridade para receber 4G, de acordo com um compromisso do edital do leilão do 5G.

No PGMU anterior, a previsão era de que ao menos 10% desses 1.105 municípios passassem a contar com a rede 4G, mas a meta não foi cumprida e deu lugar à nova meta de estender fibra ótica a novas localidades.

 
Eu já acho difícil cumprir esse prazo num estado como SP onde teoricamente é um pouco mais fácil implementar isso, quanto mais no país inteiro.
 
Eu sou daqueles que acha muito difícil mesmo cumprirem está meta. Mesmo tendo mais de uma operadora a frente do serviço, eu acredito que falta ainda muitas regiões para serem passados a fibra. Deveriam ter dado um prazo maior para ficar mais confiável estes dados.
 
O Brasil até hoje nunca conseguiu cumprir a meta de ter linhas de transmissão de energia elétrica ligando todos os estados do país (Roraima até hoje está conectada a Venezuela).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo