• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Internet está ‘descristianizando’ o mundo, afirma arcebispo Hummes

O Espiritismo não é cristianismo

Há controversas. Espiritas creem em jesus cristo.

Vide a profecia de Nossa Senhora de Akita, por exemplo. Satanás, que domina dois terços do mundo, também se estenderá té quase um terço da Santa Igreja, na expectativa de destruí-la por dentro. Mas ele não conseguirá, enquanto houver um Papa, a rocha da Igreja.

Satanás domina a Internet. É por isso que digo, nós cristãos devemos ocupar aos confins da Internet, para que, através dela, a Igreja possa também passar sua Mensagem de amor.

Satanás domina 2/3 do mundo, a internet, tá indo bem na luta, hein? Mesmo tendo um senhor-todo-poderoso que pode destruí-lo quando bem entender, já que é Onipotente e tudo o mais, o chifrudo está arregaçando com a raça humana. Isso que é raça, hein? :clap:

Eu amo todos os infiéis, apesar deles estarem com Satanás. Amo tanto que ofereço-lhes as Portas da Igreja.

Marco Feliciano curte seu post.

Há uma possibilidade de salvação para aqueles que não conhecem a Santa Igreja de deus, conforme seus atos. Porém, aqueles que a conhecem só podem se salvar nela.

Salvação pelas Obras não é algo bíblico. E o seu cristo diz "eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao pai, senão por mim". Não por obras, e sim pela graça de jesus e do espirito santo que as pessoas seriam salvas.
 
O Espiritismo não é cristianismo

Opinião sua e de quem botou isso na sua cabeça.

Vide a profecia de Nossa Senhora de Akita, por exemplo. Satanás, que domina dois terços do mundo, também se estenderá té quase um terço da Santa Igreja, na expectativa de destruí-la por dentro. Mas ele não conseguirá, enquanto houver um Papa, a rocha da Igreja.

E eu que achava que demais revelações seriam anátemas... É, né, agora pode moldar a interpretação bíblica de acordo com sua visão de mundo, certo? Bem pensado, bem pensado. :lol:

Satanás domina a Internet. É por isso que digo, nós cristãos devemos ocupar aos confins da Internet, para que, através dela, a Igreja possa também passar sua Mensagem de amor.

Quando você deixar de confundir o Maligno com o Mundo, quem sabe poderá revelar esse Amor ao Próximo?

Teu texto está salpicado de insinuações presunçosas e heresias.

Mas aí é que está: você não o desmentiu. Se duvidar, tem mais gente apoiando essa minha visão - e dentro da própria Igreja - que a sua, que nem sabemos direito qual é.

Todos aqueles que disseram "espero não ter ofendido ninguém", até o momento, me ofenderam seriamente.
Mas analisemos o que importa...
Os mandamentos podem ser sintetizados no "Amar a Deus mais que todas as coisas, e ao próximo, como a ti mesmo.". Desobedecer um dos Dez Mandamentos implica em desobediência a todos os outros. Nisso, fica claro que muitos não obedecem ao "Amar a Deus", simplesmente por não acreditarem nele.

"Quem fala o que quer, ouve o que não quer". Tá faltando seguir o Segundo Mandamento, irmão - ou mostrar que o segue.

Eu amo todos os infiéis, apesar deles estarem com Satanás. Amo tanto que ofereço-lhes as Portas da Igreja.

Uau. Em que você é diferente dos Macedos da vida, meu caro? Só porque você acha que está com a razão? Reflita sobre a necessidade de um cristão ser humilde, meu caro. Cristo não veio pra você esfregar na cara dos outros que eles estavam errados - ele dialogava mostrando as falhas no pensamento alheio. Mas você mal consegue simpatizar com os demais "infieis" do fórum! És um Jonas do século XXI, Callion!

O luxo da Igreja não é pecado. Muito pelo contrário, deixa o ambiente vasto e belo e profundo, como o próprio Deus.

Mas ele não habita em tendas nem em templos feitos por mãos de homens, logo, isso é nada se a Essência não estiver presente ou se não procurar por ela.


Há uma possibilidade de salvação para aqueles que não conhecem a Santa Igreja de deus, conforme seus atos. Porém, aqueles que a conhecem só podem se salvar nela.

Conheço essa - o Paganus mesmo me explicou. Mas 1) você tem todo o direito de acreditar nisso, e 2) você não precisa ser pedante para com os demais por acreditar nisso. A melhor forma de ensinar uma Mensagem de Amor é amando ao próximo independente de sua condição ou de seus atos - o que é difícil, convenhamos. Mas há que se fazer um esforço.
 
Fiquei uns 20 minutos caçando no meu facebook e descobri agora que quem postou foi o Mercucio, mas enfim, acho que vale aqui para o nosso nobre carola Cálion:

"Eu sei que da Verdade eu não sou dono.
Eu sei que não sei tudo sobre Deus.
Às vezes quem duvida e faz perguntas
É muito mais honesto do que eu."
- Padre Zezinho, "Cantiga por um Ateu"
 
Última edição:
Se Deus acha que eu estou errado, ele é que deve me dizer isto, não você.

3º - Não é a minha verdade: é a verdade de 1 bilhão e meio de pessoas, é a verdade de Deus, é A Verdade.

E a verdade dos outros 4 bilhões é outra, então a matemática dá Game Over para o Cristianismo.

E se as tais "provas contra a Igreja" tiverem sido forjadas por Satanás, para enganar-vos? Ou mesmo por Deus, para testar vossa fé?

E se quem mandou Noé construir uma arca foi o diabo para testar a fé dele na bondade de Deus e se foi ele quem passou as 10 mandamentos para Moisés? Ele não é o pai da mentira, quem não garante que ele se disfarçou de Deus?

Hoje em dia ser ateu é modinha, e a internet propaga isso. Ateu hoje em dia é sinônimo de inteligente, e todos que não acreditam em um Big-Bang são burros e ignorantes, na internet.

E ser religioso é ser underground desde quando?

Todos aqueles que disseram "espero não ter ofendido ninguém", até o momento, me ofenderam seriamente.

E você chamando todo mundo de infiel está elogiando? Palavras de Ricky Gervais "Quando alguém agradece a Deus, eu não me sinto ofendido! Por que então alguém se sentira ofendido por que eu digo que não acredito em Deus?"

Desobedecer um dos Dez Mandamentos implica em desobediência a todos os outros. Nisso, fica claro que muitos não obedecem ao "Amar a Deus", simplesmente por não acreditarem nele.

Então ao demonstrara orgulho você comete todos os outros 6?

O luxo da Igreja não é pecado. Muito pelo contrário, deixa o ambiente vasto e belo e profundo, como o próprio Deus.

E luxúria não é pecado já que deixa todo mundo bem feliz.
 
E a verdade dos outros 4 bilhões é outra, então a matemática dá Game Over para o Cristianismo.

PUTA MERDA!!!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

Podiam fechar o tópico depois dessa!!!!

Eu só não diria "Cristianismo", pois de certa maneira me considero "cristã" (admiro muito Jesus e etc, mas não vou em igrejas), mas sim a Igreja Católica, ou ainda qualquer outra denominação, já que sempre terão outras que "tentarão monopolizar Deus"...

- - - Updated - - -

E Calion, no que a gente te ofendeu?

Sério, até agora vc só soube chamar todos os não-católicos de "hereges", "blasfemos" e etcetcetc, e é a gente que ofende??

Poxa... :think:
 
Exatamente. Até onde eu sei, os católicos não possuem o monopólio do cristianismo. O Espiritismo é uma doutrina cristã.

Mas, pelo que sei (e se alguém souber mais sobre isso me esclareça) uma das principais bases do espiritismo é a crença na reencarnação dos espíritos, o que nas doutrinas de orientação Cristã é refutada, sendo inclusive negada por Jesus na Bíblia.
 
Há controvérsias de novo, Éomer. Há "O Evangelho segundo o Espiritismo", que nunca li na íntegra, mas pelo nome deve ser uma interpretação dos evangelhos segundo a doutrina espírita.

E Chico Xavier mesmo citava Jesus DIRETO.

Isso de "cristão/não cristão" depende muito. Cada um quer monopolizar Deus pra sua "igreja", assim como quer monopolizar o que é "cristão" também.

Há até vertentes que dizem que Jesus foi iniciado em alguma ordem ocultista no Egito...

/Calion vindo pra me chamar de "herege" e "apóstata" em 3...2...1...

:mrgreen:
 
Calion:

tumblr_mbqk0s3ar01riae2mo1_500.gif


E eu respondi. Lê o artigo, e faço das palavras do artigo as minhas. E desnecessário escrever aqui aquilo que já foi dito tão bem naquele excelente saite, que acesso diariamente.

2128309_o.gif




E Calion, para de pensar que tudo que acontece de ruim é culpa do tinhoso. Não se esqueça que quem comeu o fruto proibido foi Eva e Adão, e não o mano Lúcifer.
 
Fiquei uns 20 minutos caçando no meu facebook e descobri agora que quem postou foi o Mercucio, mas enfim, acho que vale aqui para o nosso nobre carola Cálion:

"Eu sei que da Verdade eu não sou dono.
Eu sei que não sei tudo sobre Deus.
Às vezes quem duvida e faz perguntas
É muito mais honesto do que eu."
- Padre Zezinho, "Cantiga por um Ateu"

O Bruce Torres postou aqui.
Eu gostei tanto que roubartilhei lá. :cerva:

O Espiritismo não é cristianismo

Vamos lá... :roll:

Na questão 625 do Livro dos Espíritos, Kardec pergunta:

625. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo?
A resposta dos espíritos é objetiva:

“Jesus.”

E logo em seguida Kardec comenta:

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava.
Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o têm transviado, ensinando-lhes falsos princípios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiados terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condições da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos hão apresentado como leis divinas simples leis humanas estatuídas para servir às paixões e dominar os homens.

O Espiritismo é uma doutrina reencarnacionista que acredita que houve três revelações fundamentais para o mundo Ocidental, cada uma adequada às condições evolutivas dos espíritos que em "vestes de carne" andavam sobre o mundo. A primeira foi a vinda de Moisés, que trouxe a disciplina. A segunda foi Jesus, que veio ensinar o amor. E a terceira foi o Consolador, prometido por Jesus no Evangelho de João.

"Se me amais, guardai os meus mandamentos - e eu pedirei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê; vós, porém, o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. - Mas o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e fará vos lembreis de tudo o que vos tenho dito." (S. João, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26)

Nós, espíritas, acreditamos que o Consolador seja o próprio Espiritismo. Contudo, acreditamos também que a revelação não se encerrou com Kardec. O Consolador prometido é uma revelação progressiva, de modo que tudo será esclarecido à humanidade conforme essa avance na senda evolutiva e adquira predicados morais e intelectuais necessário à contemplação das verdades que por ora estão ocultas. Portanto, a própria fundamentação filosófica quanto ao caráter de revelação presente no Espiritismo assenta-se numa fala de Jesus. E a maioria das comunicações presentes na Codificação de Kardec é assinada dessa maneira: "O Espírito de Verdade".

Um dos cinco livros (o pentateuco espírita) é justamente o Evangelho Segundo o Espiritismo, em que os ensinamentos de Jesus são apresentados como o fundamento máximo da moral espiritista. São trechos do Novo Testamento visto à luz do ensino dos Espíritos, de modo que há a presença de uma Cristologia que é diferente das demais, mas baseada numa mesma essência. Os espíritas não crêem ser Jesus o Deus que se fez carne. O Livro dos Espíritos diz que todos os espíritos partem do mesmo ponto, sendo criados simples e ignorantes. E sendo o progresso uma lei, todos estão fadados a atingirem o Estado de pureza/perfeição - ressaltando que toda perfeição é relativa diante de Deus - tornando-se assim co-criadores em escala maior no Universo, a serviço da vontade de Deus, a qual compreendem em profundidade. Acreditamos ser, pois, Jesus um espírito dessa ordem que em reencarnação missionária veio em auxílio dos irmãos que se demoram na senda evolutiva. E se ele foi o modelo mais perfeito, outros avatares houve que desceram ao mundo e trouxeram as mais belas lições à humanidade.

Portanto, a figura de Jesus é central na própria fundamentação filosófica da Doutrina Espírita.

E sabe o que me deixa bem com a minha opção, Cálion? É a ausência do proselitismo. Reconhecemos que a verdade se faz presente em todas as doutrinas, embora assuma formas diferentes. E não achamos que somos melhores que outros. Alguém disse uma vez que ter uma religião é um fato. Isso por si só não agrega valor algum. A fé sem obras é morta, certo? E em uma das passagens mais inspiradoras do Novo Testamento, Jesus ensina isso ao contar a parábola do bom samaritano.
Tomando por base a parábola, quantos de nós, religiosos, não fazemos o papel do sacerdote ou do levita? E quantos não religiosos cumprem o papel do herético e hostilizado samaritano? A mensagem do Cristo caminha no sentido da fraternidade, do amor e da tolerância. Não do sectarismo.

Vejamos o que Kardec pergunta na questão 982 do Livro dos Espíritos:

982. Será necessário que professemos o Espiritismo e creiamos nas manifestações espíritas, para termos assegurada a nossa sorte na vida futura?

A resposta dos espíritos:

“Se assim fosse, seguir-se-ia que estariam deserdados todos os que não creem, ou que não tiveram ensejo de esclarecer-se, o que seria absurdo. Só o bem assegura a sorte futura. Ora, o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza.”

Agora é a hora que você me chama de herege. Fazer o quê... :uhum:
 
Última edição:
Há controvérsias de novo, Éomer. Há "O Evangelho segundo o Espiritismo", que nunca li na íntegra, mas pelo nome deve ser uma interpretação dos evangelhos segundo a doutrina espírita.

E Chico Xavier mesmo citava Jesus DIRETO.

Mas Lindoriel, isso eu sei. O que eu disse literalmente é que de acordo com o Cristo (ou com alguma das pessoas que escreveram o NT) a ideia de que espíritos possam reencarnar antes do dia do juízo não é verdadeira. Achei que isso tinha ficado claro.

O que não impede que as ideias de Cristo possam ser usadas como base para a doutrina espírita, como muito bem explicado pelo Mercúrio.


Mas o cerne do cristianismo, pelo que li no post dele, é negado
Os espíritas não crêem ser Jesus o Deus que se fez carne.
 
Última edição:
Mercucio e Lindonriel, perdão, mas eu não acho que o Espiritismo seja cristão.

Citar Jesus, aceitar ele junto com uma "trindade" de profetas como citado por Mercucio e etc não são os verdadeiros sentidos de cristianismo. Jesus não é para ser "admirado" ou para fazer parte d eum complexo maior de revelações, ele É Deus, ele É a revelação, a salvação e por ai vai. O Islamismo também aceita jesus como um profeta e nem por isso a religião é cristã. Tem um monte de olístico por aí que "lê" textos sobre o "verdadeiro" Jesus e que não é cristão mais diz que "admira" ele. Aliás, eu nao gosto desse termo, Jesus nào é um pop star ou um autor para ser "admirado", ele é uma divindade, como Moisés, Maomé, Vishnu, Buda e etc, não se pode "admiriar" uma divindade sem compartilhar do real sentido dela.
 
Última edição:
Mercucio e Lindonriel, perdão, mas eu não acho que o Espiritismo seja cristão.

Citar Jesus, aceitar ele junto com uma "trindade" de profetas como citado por Mercucio e etc não são os verdadeiros sentidos de cristianismo. Jesus não é para ser "admirado" ou para fazer parte d eum complexo maior de revelações, ele É Deus, ele É a revelação, a salvação e por ai vai. O Islamismo também aceita jesus como um profeta e nem por isso a religião é cristã. Tem um monte de olístico por aí que "lê" textos sobre o "verdadeiro" Jesus e que não é cristão mais diz que "admira" ele. Aliás, eu nao gosto desse temo, Jesus nào é um pop star ou um autor para ser "admirado", ele é uma dinvidade, como Moisés, Maomé, Vishnu, Buda e etc, não se pode "admiriar" uma dinvidade sem compartilhar do real sentido dela.

Desde que se acredite nele como tal, certo? Ele pode ser tanto o Deus encarnado quanto um grande exemplo para a Humanidade - e nem adianta vir com o trilema de Lewis que já resolveram isso há tempos. :lol:
 
Desde que se acredite nele como tal, certo? Ele pode ser tanto o Deus encarnado quanto um grande exemplo para a Humanidade - e nem adianta vir com o trilema de Lewis que já resolveram isso há tempos. :lol:

Mas só se pode crer na divindidade nela como tal não é? Fazer releituras de divindades para "encaixar" ela em novos padrões é coisa do ocidente moderno. Tentar ver Jesus como um "grande homem" ou um "genio" é simplesmente absurdo. Ele é Deus, ele é a representação de um ser divino e tem nele todas as subjetividades e sentidos que uma divindade tem, ver Jesus dessa forma mais "informal" digamos assim, além de ser claramente anti o que ele mesmo dizia sobre sí, é contra o sentido de fé e divinidade. É igual falar que Buda era um gordinho simpático.

E eu não conheço esse Trilema de Lewis, do que se trata?
 
Opinião sua e de quem botou isso na sua cabeça.



E eu que achava que demais revelações seriam anátemas... É, né, agora pode moldar a interpretação bíblica de acordo com sua visão de mundo, certo? Bem pensado, bem pensado. :lol:



Quando você deixar de confundir o Maligno com o Mundo, quem sabe poderá revelar esse Amor ao Próximo?



Mas aí é que está: você não o desmentiu. Se duvidar, tem mais gente apoiando essa minha visão - e dentro da própria Igreja - que a sua, que nem sabemos direito qual é.



"Quem fala o que quer, ouve o que não quer". Tá faltando seguir o Segundo Mandamento, irmão - ou mostrar que o segue.



Uau. Em que você é diferente dos Macedos da vida, meu caro? Só porque você acha que está com a razão? Reflita sobre a necessidade de um cristão ser humilde, meu caro. Cristo não veio pra você esfregar na cara dos outros que eles estavam errados - ele dialogava mostrando as falhas no pensamento alheio. Mas você mal consegue simpatizar com os demais "infieis" do fórum! És um Jonas do século XXI, Callion!



Mas ele não habita em tendas nem em templos feitos por mãos de homens, logo, isso é nada se a Essência não estiver presente ou se não procurar por ela.




Conheço essa - o Paganus mesmo me explicou. Mas 1) você tem todo o direito de acreditar nisso, e 2) você não precisa ser pedante para com os demais por acreditar nisso. A melhor forma de ensinar uma Mensagem de Amor é amando ao próximo independente de sua condição ou de seus atos - o que é difícil, convenhamos. Mas há que se fazer um esforço.

Não estou distorcendo o Evangelho!!! Estou citando uma passagem da mensagem de Nossa Senhora em Akita. Isso não é distorcer o Evangelho.
Se Deus acha que eu estou errado, ele é que deve me dizer isto, não você.



E a verdade dos outros 4 bilhões é outra, então a matemática dá Game Over para o Cristianismo.



E se quem mandou Noé construir uma arca foi o diabo para testar a fé dele na bondade de Deus e se foi ele quem passou as 10 mandamentos para Moisés? Ele não é o pai da mentira, quem não garante que ele se disfarçou de Deus?



E ser religioso é ser underground desde quando?



E você chamando todo mundo de infiel está elogiando? Palavras de Ricky Gervais "Quando alguém agradece a Deus, eu não me sinto ofendido! Por que então alguém se sentira ofendido por que eu digo que não acredito em Deus?"



Então ao demonstrara orgulho você comete todos os outros 6?



E luxúria não é pecado já que deixa todo mundo bem feliz.

Morfindel, o quê tu andaste bebendo?



PUTA MERDA!!!!! :clap: :clap: :clap: :clap:

Podiam fechar o tópico depois dessa!!!!

Eu só não diria "Cristianismo", pois de certa maneira me considero "cristã" (admiro muito Jesus e etc, mas não vou em igrejas), mas sim a Igreja Católica, ou ainda qualquer outra denominação, já que sempre terão outras que "tentarão monopolizar Deus"...

- - - Updated - - -

E Calion, no que a gente te ofendeu?

Sério, até agora vc só soube chamar todos os não-católicos de "hereges", "blasfemos" e etcetcetc, e é a gente que ofende??

Poxa... :think:

Não é "Game Over" para nós. Ser minoria é nossa vantagem, pois só podem ser Cristãos aqueles que tiverem um espírito digno para isso.



Mas, pelo que sei (e se alguém souber mais sobre isso me esclareça) uma das principais bases do espiritismo é a crença na reencarnação dos espíritos, o que nas doutrinas de orientação Cristã é refutada, sendo inclusive negada por Jesus na Bíblia.

Salve Éomer! :clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap:
Finalmente, alguém neste fórum mostrou que lê a Bíblia.
O Espiritismo pode ter sido influenciado pelo cristianismo, mas isso não faz dele uma religião cristã.


Há controvérsias de novo, Éomer. Há "O Evangelho segundo o Espiritismo", que nunca li na íntegra, mas pelo nome deve ser uma interpretação dos evangelhos segundo a doutrina espírita.

E Chico Xavier mesmo citava Jesus DIRETO.

Isso de "cristão/não cristão" depende muito. Cada um quer monopolizar Deus pra sua "igreja", assim como quer monopolizar o que é "cristão" também.

Há até vertentes que dizem que Jesus foi iniciado em alguma ordem ocultista no Egito...

/Calion vindo pra me chamar de "herege" e "apóstata" em 3...2...1...

:mrgreen:

Não chamo a ti de apóstata. Chamo de apóstatas àqueles que tu citaste.



Calion:

tumblr_mbqk0s3ar01riae2mo1_500.gif




2128309_o.gif




E Calion, para de pensar que tudo que acontece de ruim é culpa do tinhoso. Não se esqueça que quem comeu o fruto proibido foi Eva e Adão, e não o mano Lúcifer.

1º- A grafia saite é correta, aportuguesada e amplamente utilizada por escritores do Brasil.
2º- Espera aí... Estás defendendo Satanás?



O Bruce Torres postou aqui.
Eu gostei tanto que roubartilhei lá. :cerva:



Vamos lá... :roll:

Na questão 625 do Livro dos Espíritos, Kardec pergunta:


A resposta dos espíritos é objetiva:



E logo em seguida Kardec comenta:



O Espiritismo é uma doutrina reencarnacionista que acredita que houve três revelações fundamentais para o mundo Ocidental, cada uma adequada às condições evolutivas dos espíritos que em "vestes de carne" andavam sobre o mundo. A primeira foi a vinda de Moisés, que trouxe a disciplina. A segunda foi Jesus, que veio ensinar o amor. E a terceira foi o Consolador, prometido por Jesus no Evangelho de João.



Nós, espíritas, acreditamos que o Consolador seja o próprio Espiritismo. Contudo, acreditamos também que a revelação não se encerrou com Kardec. O Consolador prometido é uma revelação progressiva, de modo que tudo será esclarecido à humanidade conforme essa avance na senda evolutiva e adquira predicados morais e intelectuais necessário à contemplação das verdades que por ora estão ocultas. Portanto, a própria fundamentação filosófica quanto ao caráter de revelação presente no Espiritismo assenta-se numa fala de Jesus. E a maioria das comunicações presentes na Codificação de Kardec é assinada dessa maneira: "O Espírito de Verdade".

Um dos cinco livros (o pentateuco espírita) é justamente o Evangelho Segundo o Espiritismo, em que os ensinamentos de Jesus são apresentados como o fundamento máximo da moral espiritista. São trechos do Novo Testamento visto à luz do ensino dos Espíritos, de modo que há a presença de uma Cristologia que é diferente das demais, mas baseada numa mesma essência. Os espíritas não crêem ser Jesus o Deus que se fez carne. O Livro dos Espíritos diz que todos os espíritos partem do mesmo ponto, sendo criados simples e ignorantes. E sendo o progresso uma lei, todos estão fadados a atingirem o Estado de pureza/perfeição - ressaltando que toda perfeição é relativa diante de Deus - tornando-se assim co-criadores em escala maior no Universo, a serviço da vontade de Deus, a qual compreendem em profundidade. Acreditamos ser, pois, Jesus um espírito dessa ordem que em reencarnação missionária veio em auxílio dos irmãos que se demoram na senda evolutiva. E se ele foi o modelo mais perfeito, outros avatares houve que desceram ao mundo e trouxeram as mais belas lições à humanidade.

Portanto, a figura de Jesus é central na própria fundamentação filosófica da Doutrina Espírita.

E sabe o que me deixa bem com a minha opção, Cálion? É a ausência do proselitismo. Reconhecemos que a verdade se faz presente em todas as doutrinas, embora assuma formas diferentes. E não achamos que somos melhores que outros. Alguém disse uma vez que ter uma religião é um fato. Isso por si só não agrega valor algum. A fé sem obras é morta, certo? E em uma das passagens mais inspiradoras do Novo Testamento, Jesus ensina isso ao contar a parábola do bom samaritano.
Tomando por base a parábola, quantos de nós, religiosos, não fazemos o papel do sacerdote ou do levita? E quantos não religiosos cumprem o papel do herético e hostilizado samaritano? A mensagem do Cristo caminha no sentido da fraternidade, do amor e da tolerância. Não do sectarismo.

Vejamos o que Kardec pergunta na questão 982 do Livro dos Espíritos:



A resposta dos espíritos:



Agora é a hora que você me chama de herege. Fazer o quê... :uhum:

Não cite palavras de Kardec a mim. Dou mais atenção a meu cão latindo do que a Kardec. (Obs: Não era pra isso soar rude.)



Mas Lindoriel, isso eu sei. O que eu disse literalmente é que de acordo com o Cristo (ou com alguma das pessoas que escreveram o NT) a ideia de que espíritos possam reencarnar antes do dia do juízo não é verdadeira. Achei que isso tinha ficado claro.

O que não impede que as ideias de Cristo possam ser usadas como base para a doutrina espírita, como muito bem explicado pelo Mercúrio.


Mas o cerne do cristianismo, pelo que li no post dele, é negado

Concordo plenamente.
Recomendo a leitura do artigo:
http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/177/Por-que-o-Catolico-nao-pode-ser-Espirita
 
Mas só se pode crer na divindidade nela como tal não é? Fazer releituras de divindades para "encaixar" ela em novos padrões é coisa do ocidente moderno. Tentar ver Jesus como um "grande homem" ou um "genio" é simplesmente absurdo. Ele é Deus, ele é a representação de um ser divino e tem nele todas as subjetividades e sentidos que uma divindade tem, ver Jesus dessa forma mais "informal" digamos assim, além de ser claramente anti o que ele mesmo dizia sobre sí, é contra o sentido de fé e divinidade. É igual falar que Buda era um gordinho simpático.

E eu não conheço esse Trilema de Lewis, do que se trata?

Foi um argumento lógico do C.S. Lewis para explicar porque deveríamos acreditar que Cristo era, de fato, Deus encarnado. Como Cristo dizia ser justamente isso - e ninguém nega o que está escrito na Bíblia, conquanto você acredite nisso, você tinha uma dentre três soluções a aceitar:

1. Que Cristo era lunático, pois se achava o próprio Deus.
2. Que Cristo era um mentiroso, sabendo conscientemente que não era o próprio Deus.
3. Que Cristo era Deus.

Contudo, há uma quarta solução em que Lewis não pensou: que Cristo fosse uma lenda. Não que ele não tenha existido, mas que seus feitos foram tão incríveis que geraram essa visão messiânica que temos dele hoje. Claro que, nesse caso, é uma questão de aceitar entre o fantástico e o real, e, se aceitarmos algo fantástico, onde ficaria nossa percepção dessa visão fantástica? Daí que cristãos o vejam de um modo, muçulmanos de outro, espíritas de outro, etc. No entanto, tal percepção (a quarta) não anula os feitos e ditos dele, bem como não afetaria os ensinamentos de Buda serem aplicados por quem não segue o Budismo (que sim, é uma religião com divindades e tudo mais).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo