• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Internet está ‘descristianizando’ o mundo, afirma arcebispo Hummes

Apesar de ser ateu, concordo com o Siker. É impossível de provar a existência, mas também é impossível provar a inexistência (minha opinião, é claro).


Não posso falar dos outros, mas os vídeos no youtube do Olavo acho péssimos.

Que isso cara? Olavo ruim?


É, ele é escroto, mas é bem engraçado, e aliás menos tosco que muita gente da direita que não dá a cara tapa por causa de algum consenso. E nessa específica ninguém vai achar ruim dele bater no Macedo.

Edit:

Olha, eu vejo como absurda esta acepção de que a internet ou qualquer tecnologia de informação, ou ainda a informação passiva, unidirecional, a la TV e rádio, sejam as maiores responsáveis pelo isolamento humano. Sua utilização massiva são, no pior caso, consequência de outros fatos e, quando no melhor dos mundos, um estímulo para a interligação humana.

É uma linha de raciocínio que eu ainda tenho que desenvolver, mas vão lá minhas ideias razoavelmente obscuras e dispersas, pouco conectadas, por agora, por agora.

É verdade que o convívio social, ou o novo convívio social presencial, caiu nos últimos anos. É verdade que crianças e adolescentes passam mais tempo em casa. E é verdade que, por isso, eles vêem TV, jogam videogame, acessam a internet e, quem sabe, n'ora de ócio, se cadastram numa tal de Valinor para trocar ideia online com uma galerinha de interesse afim.

Mas é uma grande inversão, no quadro sociológico geral, acreditar que a simples invasão da tecnologia da informação está empobrecendo socialmente as pessoas por substituição simples, voraz e competitiva. Ora, se as pessoas não têm mais oportunidade para conviverem e se conhecerem, esperava-se que elas fizessem o que com o tempo livre? Fossem dormir?

O instinto social humano não diminuiu. Eu acredito (parcialmente, não para tudo) e tomo muita base no discurso científico, dentro do qual recorro sim ao evolucionismo como explicação para a vida. Usando deste pilar vocês acham mesmo que a simples vinda duma telinha com uns botões vai aplacar a vontade humana de se ver, de saber que o contato é real, de falar, de ouvir, de sentir o outro nas expressões faciais, no tom de voz, da empatia, de se colocar no lugar do outro? Isso para não falar, é claro, da necessidade sexual. Não conheço ninguém que se satisfaça plenamente se masturbando, sequer indo na zona. Para este tipo de conquista é necessário estar na arena social direta, a partir de algum ponto.

O que ocorre é uma cultura de medo, de estratificação dos espaços, de valorização da individualidade, instalada perniciosamente por um capitalismo, um mercantilismo que valoriza, por motivos óbvios de se fazer valer, o consumo individual ao invés das trocas.

Espaço público? Todos eles são jogados, quando possível, no lixo pelo rolo compressor do mercado, para que se criem novas oportunidades de investimento, novas particularizações classistas. Compartilhar algum bem, quer seja na família, quer seja com amigos, com a comunidade, com quem for? Lucra-se mais vendendo um pra cada um. E nem mesmo as igrejas, particularmente a católica, da tradição antiga, escapam de estarem na rota deste trator. Melhor vender a fé para cada um.

Pensam mesmo que a internet vai conseguir poder, aniquilar algo na nossa programação, construido durante milhares de anos pela Natureza ou por qualquer força que lhe assemelhe? A humanidade encontra-se é angustiada pela sua própria privatização. A rede inclusive catalisa de dezenas de formas diferentes essa vontade de se reunir, mesmo que com desconhecidos, das mais diversas formas, tornando-se meio para a subversão do sistema usando o próprio. Os resultados gerados passam por flash mobs, festas organizadas em espaço público (há um marketing remanescente do classismo, uma seleção cuidadosa da zona, mas enfim, é eco da mesma coisa), o Occupy, a Primavera Árabe. Pô, se esse individualismo todo e a falta de convivência fossem tolerados ou até endossados pelos seres humanos, não teriam combinado protesto para derrubar ditador ou protesto para protestar. As ditaduras, aliás, não censurariam a internet. Se o anseio popular fosse ficar em casa e evitar o corpo-a-corpo, o mundo "real", estes regimes fomentariam o maior leque possível de opções na Web, pois o povo quietinho nas residências não derrubariam os tiranossauros que o governam. Mas não, a sociedade está aí, seus membros querendo se encontrar e alterar o mundo mais do que nunca.

A humanidade está acordando para isso. Países mais ricos, cujos governos têm mais poder para a transformação consentida do modelo socioeconômico, têm se preocupado em garantir que nas mesmas praças encontrem-se pessoas diferentes, seja de classe econômica, etnia, estilo de vida, ideologia, retirando a pessoa da margem de conforto macabra que é conviver com quem, a princípio, comporta-se de maneira muito parecida, falta de contraste a qual nos leva a não fazermos o raio x de nós mesmos.

O Brasil, com sua cultura segregacionista, violenta e vaidosa, vai passar por dificuldades específicas neste processo.
 
Última edição por um moderador:
E o grande problema que poderá acontecer após uma declaração desta é ampliar ainda mais o controle sobre a internet que já está sob a vigilância da classificação indicativa de qualquer aplicativo ou jogo. E tudo começa assim, uma restrição etária aqui, um bloqueio de blog que fale mal de um deputado que foi pego na falcatrua, uma coação num aluno que tenta apontar os erros da escola... e por ai la nave va.

E o que me deixa mais chateado é que eles usam do receio e desconhecimento das pessoas para apontar os males da humanidade causados pela internet, um livro de RPG, um filme de comédia onde um urso de pelúcia bebe e fuma ou um game violento como os grandes responsáveis pela decadência moral da sociedade.

Decadência essa que já era pranteada há milênios em Edom, Roma e pelos nobres da corte de Luís XVI, sempre que ocorria uma rápida transformação nos valores culturais e comportamentais e no questionamento das autoridades.

PS: O Paganus está usando uma imagem de São Fócio? O responsável por excomungar o Papa Nicolau I por causa da cláusula Filioque?
 
a internet está descristionalizando ou são as certas atitudes da igreja ilícitas que antes ficavam em off estão tendo maior repercussão por causa da intenet?
Há a possibilidade de criarmos uma geração mais conciente por causa da internet, mas eles á enxergam como dano porque assim eles não possuem tanta gente alienada como antes...NÉ???
 
a internet está descristionalizando ou são as certas atitudes da igreja ilícitas que antes ficavam em off estão tendo maior repercussão por causa da intenet?
Há a possibilidade de criarmos uma geração mais conciente por causa da internet, mas eles á enxergam como dano porque assim eles não possuem tanta gente alienada como antes...NÉ???

É verdade, mas em outros aspectos que não a religião tratada aqui infelizmente a internet também é uma arma poderosa de alienação. Por exemplo no vicio de úso contínuo de redes sociais que toma o tempo de vida das pessoas e que na maioria das vezes é apenas para coisas supérfluas. E os Jogos online também. Fora o bombardeio de idéias relâmpago voltadas à idiotização humorística. Eu me pergunto o que as crianças absorvem de bom nisso tudo. Mas é divertido, desestressa e a sociedade não está imune a simpatizar com isso. Ao menos eu não estou.

By Raphael S
Mind Slipstream
 
#FATO!!!!!!

A internet está infestada de hereges e apóstatas. Principalmente, nas redes sociais, blogs e fóruns. Mas existem alguns sites cristãos. Creio que a Igreja deve começar evangelizar também na Internet. Creio que se nós (cristãos) parássemos de deixar a Internet, e, ao invés disso, a ocupássemos totalmente, poderíamos "inverter o jogo".

- - - Updated - - -

Esse fórum, por exemplo... Me decepciona cada vez mais.
 
Esse fórum, por exemplo... Me decepciona cada vez mais.

Se decepção significa ter pessoas com opiniões diferentes da sua, vá para um mosteiro, aí não se decepcionará.

A Valinor possui gente de tudo quanto é religião, e um bom número de ateus e agnósticos também, e só rola "briga" ou discussões sem argumentos quando pessoas deixam de agir com a razão, e acham que estão 100% certas em tudo que dizem/creem.

Sem indiretas.
 
#FATO!!!!!!

A internet está infestada de hereges e apóstatas. Principalmente, nas redes sociais, blogs e fóruns. Mas existem alguns sites cristãos. Creio que a Igreja deve começar evangelizar também na Internet. Creio que se nós (cristãos) parássemos de deixar a Internet, e, ao invés disso, a ocupássemos totalmente, poderíamos "inverter o jogo".

- - - Updated - - -

Esse fórum, por exemplo... Me decepciona cada vez mais.

E vocês aí, com medo da Maçonaria, dos Protocolos dos Sábios de Sião, dos Illuminatti, dos Templários, dos Skull & Bones, do Grupo Bilderberg (é assim mesmo que se escreve?), etc. Todo esse tempo o inimigo esteve bem na nossa frente, debaixo dos nossos narizes. Tsc tsc. Pena que eles não escolham acólitos mais espertos, visto que tem uns e outros que entregam o plano de domínio pra todo mundo ver. :lol:
 
Se decepção significa ter pessoas com opiniões diferentes da sua, vá para um mosteiro, aí não se decepcionará.

A Valinor possui gente de tudo quanto é religião, e um bom número de ateus e agnósticos também, e só rola "briga" ou discussões sem argumentos quando pessoas deixam de agir com a razão, e acham que estão 100% certas em tudo que dizem/creem.

Sem indiretas.

Por incrível que pareça eu preferia quando o Calion achava que era um elfo.



Calma pessoal!!!

Eu lido bem com pessoas de outras religiões (apesar de muito me considerarem chato por passar todo o meu tempo tentando convertê-los). Quando digo "Eu lido bem com pessoas de outras religiões", eu me refiro àquelas pessoas que nunca receberam o Evangelho ou o Catecismo, ou, caso tenham recebido, não compreeenderam; com essas pessoas "Eu lido bem", no sentido de que não brigo, discuto, etc.

O que eu digo que me decepciona, são as heresias dirigidas diretamente à Igreja, eu pronunciadas por aqueles que a conhecem ou já nela estiveram.
 
#FATO!!!!!!

A internet está infestada de hereges e apóstatas. Principalmente, nas redes sociais, blogs e fóruns. Mas existem alguns sites cristãos. Creio que a Igreja deve começar evangelizar também na Internet. Creio que se nós (cristãos) parássemos de deixar a Internet, e, ao invés disso, a ocupássemos totalmente, poderíamos "inverter o jogo".

- - - Updated - - -

Esse fórum, por exemplo... Me decepciona cada vez mais.
:wall:
 
Calma pessoal!!!

Eu lido bem com pessoas de outras religiões (apesar de muito me considerarem chato por passar todo o meu tempo tentando convertê-los). Quando digo "Eu lido bem com pessoas de outras religiões", eu me refiro àquelas pessoas que nunca receberam o Evangelho ou o Catecismo, ou, caso tenham recebido, não compreeenderam; com essas pessoas "Eu lido bem", no sentido de que não brigo, discuto, etc.

O que eu digo que me decepciona, são as heresias dirigidas diretamente à Igreja, eu pronunciadas por aqueles que a conhecem ou já nela estiveram.


Se você passa o tempo todo tentando convertê-las, elas têm toda a razão em considerá-lo um chato, elfo Cálion. Mais do que isso, eu acho uma falta de respeito tremenda com as escolhas de alguém. E se seu problema é com as heresias eu tenho más notícias pra você. Nós, não católicos, somos hereges por definição.
Você é a encarnação da intolerância e do proselitismo. Há 7 bilhões de pessoas no mundo e você julga que há apenas uma verdade: a sua verdade. E se julga no direito de impô-la a pessoas que têm outras crenças? Oh, really? :roll:
Lance-nos na fogueira, como se fez com os hereges de outrora! :wink:
Quanto ao ideal da evangelização, sempre tomo isso como norte: palavras por vezes até convencem, mas o exemplo arrasta multidões. Ofereça ao mundo seu exemplo de vivência cristã e evangelize com atitudes. Sob esse prisma, tem muito ateu que evangeliza mais que algumas carolas que eu conheço. E isso sem que estejam preocupados com a salvação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo