1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Instrumentos musicais na tm

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Maedrhos, 17 Jul 2004.

  1. Maedrhos

    Maedrhos Usuário

    Gostaria de saber se havia algum tipo de instrumento musical na terra média, no livro naum notei nenhuma referencia a este assunto
     
  2. Decipher

    Decipher Usuário

    Olha, eu tenho certeza q eles tinha instrumentos musicais, mas quais eu naum posso te dizer, mas devem ser instrumentos medievais naum é? :wink:
     
  3. Idril

    Idril Usuário

    Harpa, acho que em algum localisso é mencionado...:think:
     
  4. Tabris

    Tabris Porta Chama do Ponente

    Nunca é citado nada especifico, se não me engano só são citados dois na obra(O Chifre de gondor de Boromir e as Harpas na Balada de Gil-Galad("Gil-Galad foi um elfo-reo/Que ao som das harpas cantarei...")).

    Os intrumentos provavelmetne não variavam muito dos q tinhamos na idade media
     
  5. Não é no hobbit que falam de alguns instrumentos também? Ou será q é no próprio SdA e eu tô trocando as bolas? :o?: :eek:
     
  6. Idril

    Idril Usuário

    Achei a parte em Senhor dos Anéis em que cita a existência de harpas.

    SdA,VI;RdR,IX (Último Capítulo; Porto Cinzentos), página 1089 (no tijolão), último parágrafo:

    "(...)Elrond estava com um manto cinza e tinha uma estrela sobre a testa;trazia na mão uma harpa de prata (...)"

    Elfos eram um povo musical. Não ficavam somente em compor músicas e cantar a capela, existiam instrumentos sim. O mesmo ocorre com as outras raças, como homens e hobbits, por exemplo.
     
  7. Bagrong

    Bagrong RaG

    Todos os povos gostavam muito de festas e musica,por isso eu sempre imaginei instrumentos,para ter musica tem que ter instrumentos não?
     
  8. Mith

    Mith This server is too busy!

    No Simarillion tem os Elfos que cantam ao som das ondas com a ajuda de harpas. Eu esqueci o nome que eles recebem, se alguém puder me falar... :mrgreen:
     
  9. Instrumentos deveriam existir com absoluta certeza, é claro que instrumentos de pequeno porte,.. As trombetas, cornetas, harpas,... aqueles tambores dos orcs... se pararamos pra reparar, encontraríamos muitos deles :wink:
     
  10. Smaug

    Smaug Cacho

    Sim. Existia instrumantos musicais na Arda. No livro O Hobbit, no primeiro capítulo Uma Festa Inesperada, Bilbo e os anões fazem uma festa em sua toca, em Bolsão, sob a colina. Um dos anões toca tambor, ou é algo do tipo que algum anão diz que o fulano precisa aprender a tocar tambor melhor, hum :think: .

    A respeito de tambores:

    1 - O Troll de Moria, usou um tambor, e percebam que no capítulo anterior do A Ponte de Kazad-Dûm, Gandalf & Cia quando estão parados escutam um soar de tambor ecoando nas paredes de Moria. Embora eu não tenha a citação em mãos agora, eu me lembro que é dito isso.

    2 - No RdR, no ataque às Minas Tirith, os bandos de orcs são acompanhados de Trolls, que por sua vez usam tambores (como é visto no filme). Nesse caso, os Trolls não estavam simplesmente tocando tambor porque achavam lindo, mas é porque em batalhas medievais (ou tanto na atualidade) um som sendo batido repetitivamente seguido da mesma seqüencia serve para marcar o passo. Isso é, para a marcha ser mais rápida ou mais lenta, o som de tambores são usados para fazer com que a pessoa ande numa marcha uniforme.

    A respeito dos chifres:

    1 - Chifres de bois ou animais semelhantes são usados para fazer o chifre sonoro, a popular corneta (termo pobra para obras, portanto usa-se chifre). Um exemplo, é o Chifre de Gondor, ultima vez usado por Boromir, irmão de Faramir, filho de Denethor, nas margens do rio Anduin, (o popular Grande Rio) contra os Orcs Uruk-Hai enviados de Isengard. Chifres em batalhas medievais são usados para dizer ao inimigo: "Venha, estou pronto p/ brigar", ou seja, para criar o espírito de guerra entre os dois. Normalmente sabe-se que em histórias mitológicas, ou as do tipo de Tolkien, tem chifres sonoros usados por capitães de grupos para avisar algo ou confrontar o inimigo. Apesar de na atualidade não se usar um chifre em uma orquestra, nas histórias fantáticas elas são consideradas sonoras, isso é, um tipo de instrumento.

    A respeito de trompas:

    1 - No Forte de Helm, no final da batalha ocorrida no período da Guerra do Anel, o anão Gmili, filho de Glóin, toca a trompa do forte de Helm (que agora não lembro do nome). Que segundo o rei Théoden, soaria uma ultima vez. E então nesse caso seria parecida com a história dos chifres, pois ali o som de uma trompa seria para dizer ao inimigo que: "Estamos vivos, vamos nos retirar pela glória" "não perdemos a guerra, ainda há um povo aqui na qual vocês não vão derrotar"

    Concluindo: os instrumentos musicais não são usados apenas em festas felizes como as harpas que elfos usavam para tocar alegremente, mas tambem eram usadas em guerras como um objeto de demostrar através do som um sentimento.
     
  11. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    O capítulo O Regente e o Rei instrumentos são citados:

    "...e de Dol Amroth vieram os melhores harpistas de toda a região, e havia também tocadores de violas, de flautas e de cornetas de prata"
    Já dá pra ter uma dimensão dos instrumentos da Terra Média.
     
  12. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    São mesmo os instrumentos clássicos e medievais, pelo que parece. Imagino tb que os próprios hobbits tinham muitos outros instrumentos, talvez de timbres mais alegres, como sua música.
    Entretanto, creio que todos os povos da TM davam enorme preferência ao canto e às letras das canções, pois eles entoam diversos cântigos durante os livros mesmo sem instrumentos a mão ... Não sei se tudo se trata de poesia, mas acho q é assim ...
     
  13. pelego

    pelego Usuário

    Nesse mesmo capitulo, tinha tb ó: Rabecas (nao faço idéia de q isso seja), flauta, tambor, clarinetas, violas. Thorin escudo de carvalho tocava uma Harpa.
    Tudo isso os anões tocavam, tinham a sua banda, Thorin´s Band... :mrgreen:
     
  14. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Nossa muito boa essa banda :lol: :lol: :lol:

    É deveriam ter mesmo esses instrumentos sitados acima, ja que estao escritos nos livros.......
     
  15. meerah_vanya

    meerah_vanya Usuário

    Eu também imagino alguns instrumentos, sabem?
    Não sei se é tosca a base que eu tenho pra isso...
    Um pouquinho da trilha sonora dos filmes... Eu sei que trilha sonora não faz parte realmente da história, mas, por exemplo, com o Hobbit Theme dá pra imaginar uns violinos, violas...
    E até como vocês já mencionaram, não é verdade?... harpas, chifres, tambores...
     
  16. **EvenStar**

    **EvenStar** Usuário

    Mith acho que vc ta falando dos Teleri :mrgreen:
     
  17. Bellcross

    Bellcross Ei, Ó o Auê aí ó !

    Vcs estão esquecendo da "pequena festinha" que os anões fizeram na casa de Bilbo.
    Quanto as arpas... tbm tem Finrod Felagund tocando para os homens, quando esses são vistos pela primeira vez !!
     
  18. Rauko

    Rauko Usuário

    também esqueceram de citar os clarins usados pelos Noldor :wink:
     
  19. Etyel

    Etyel Usuário

    E tb tem uma parte no primeiro cap. de O Senhor dos Anéis, durante o discurso de Bilbo, no qual os hobbits pensam que ele já acabou de falar e os jovens hobbits improvisam uma banda com os instrumentos que eles ganharam na festa. Estou sem o meu livro aqui, mas creio que é isso mesmo.
     
  20. Araglar

    Araglar Usuário

    Não lembro se é citado no livro , mas no filme RdR , enquanto Gandalf pergunta a Aragorn se ele acredita que Frodo está vivo , numa festa , e Aragorn diz: "o que diz seu coração?" ... enquanto eles conversam , merry e pippin dançam em cima de uma mesa cantando uma música e essa música , pelo que me lembro , é acompanhada por um violino , que não como um som de trilha sonora , ,é como um instrumento sendo tocado presente no local da festa
     

Compartilhar