• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Inspiração para personagens animais

Smaug

Cacho
Queria saber com o pessoal se conhecem as histórias que levaram Tolkien a se inspirar na criação de personagens animais. Eu conheço duas histórias que são da Laracna (ou Aranhas Gigantes) e das Águias.


Quando bebê, por volta de 1 ou 2 anos, Tolkien foi picado por uma aranha muito venenosa, em Bloemfontein, no verão africano. Por sorte, a babá sugou o veneno e livrou Tolkien da morte. Então, quando adulto este acidente levou na inspiração da criação da Laracna e outras aranhas.

E as Águias, em especial aquelas que resgatam Bilbo e os anões das árvores em Da Frigideira Para o Fogo (O Hobbit) foi inspirado no desenho da placa do clube The Eagle and Child ('A Águia e a Criança' ou chamada por Tolkien e os freqüentadores de 'A Ave e o Bebê'), na qual havia uma grande águia carregando um bebê.


O que sobra é as curiosidades para os Olifantes, Ents e Wargs. E espero que em algum lugar tenha-se registro disto.
 
Cacho, eu acredito que os ents já existiam em lendas antigas, portanto foram tirados de lá...

Wargs e Olifantes eu acho que ele apenas pegou os animais e tranformou eles um pouquinho mais salvagens, brutos...
 
As historias de Ents são antigas. Tolkien se baseou em lendas para fazer os Ents de Sda. Os olifantes poderiam ser uma versão do Mamute - Especie pre historia que chegava a 12 metros e possuia longos incisivos. Os Wargs não faço a minima ideia
 
Apesar das aranhas e das águias terem um motivo especial e registrado/conhecido, pode ser sim que os outros animais foram inspirados nas outras mitologias que Tolkien conheceu. Pena não ter uma história curiosa.
 
Retirado do livro O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis, de David Colbert, pgs 53-56:

David Colbert disse:
O amor de Tolkien pelas árvores começou em tenra idade. Quando criança, Tolkien imaginava-as como eprsonagens em histórias e adorava contos em que as árvores desempenhavam papéis importantes. Um que muito o interessou foi a peça Macbeth, de William Shakespeare, sobre um ambicioso senhor da Escócia que pratica assassinatos para tornar-se Rei. Na peça, Macbeth é visitado por um espírito que prediz o futuro. O espírito diz que Macbeth não será derrotado a não ser que uma determinada floresta caminhe para combatê-lo. Isso deleita Macbeth. Ele se tranquiliza com a fato de que uma floresta jamais poderia-se mover de verdade. [...]

[...] Macbeth não deveria ficar tão à vontade. Perto do final da peça, um vigia corre até Macbeth, amedrontado e confuso com o que viu: uma floresta andante dirige-se ao castelo de Macbeth. Logo Macbeth descobre que a floresta não é composta de arvores vivas, mas sim do exército rival, disfarçado com galhos e folhas dar árvores da floresta que o espírito mencionara. Exatamente como o espírito predizera, o exército derrota Macbeth.

A história de Shakespeare fascinou Tolkien, mas também o desapontou. Ele queria que uma floresta real combatesse Macbeth. "Ansiei por inventar um cenário no qual as árvores pudessem marchar para a guerra", explicou (the Letters of J. R. R. Tolkien, pg 212). Foi exatamente o que fez.

[...] Os ents, que se parecem bastante com árvores, são gigantes. Barbárvore tem mais de 4 metros de altura. Isso faz sentido: o nome deles vem do termo inglês antigo para "gigante" - enta. A palavra aparece em uma frase usada com frequência pelos poetas anglo-saxões, eald enta geweorc, que significa "as antigas obras de gigantes". Refere-se à misteriosos monumentos ou construções deixados por civilizações antigas e desconhecidas. Por exemplo, poderíamos dizer que o círculo de lages de pedra em Stonehenge é uma "antiga obra de gigantes".


A carta mencionada por Colbert é a 163, de Tolkien para W. H. Auden.
Esta é a parte em que ele menciona sobre os ents:

Tolkien disse:
Take the Ents, for instance. I did no consciously invent the all. The Chapter called ‘Treebeard’ from Treebeard’s first remark on p. 66, was written off more or less as it stands, with an effect of myself (except for labour pains) almost like reading some one else’s work. And I like Ents now because they do not seem to have anything to do with me. I daresay something had been going on the ‘unconscious’ throughout for some time, and that accounts for my feeling throughout, especially when stuck, that I was not inventing but reporting (imperfectly) and had at times to wait till ‘what really happened’ came through. But looking back analytically I should say that Ents are composed of philology, literature and life. They owe their name to the eald enta geweorc of Anglo Saxon, and their connexion with stone. Their pan in the history is due, I think, to my bitter disappointment and disgust from schooldays with the shabby use made in Shakespeare of the coming of ‘Great Birnan wood to high Dunsinane hill’: I longed to devise a setting in which the trees might really march to war. And into this has crept a mere piece of experience, the difference of the ‘male’ and ‘female’ attitude to wild things, the difference between unpossessive love and gardening.
 
tipo..... pelo q eu saiba varios animais ow personagens saum tds baseados d mitos nordicos jah existentes antes da obra d tolkien
 
Hum, ele também teve idéias de Gandalf através de um velho das montanhas que ele vira em um cartão postal quando viajou para algum lugar (me esqueci o nome do bendito lugar).
 
Nunca vi em nenhuma lenda nórdica nenhuma criatura que se parecesse com um warg... a não ser os lobos de odin...
vc ja viu a historia do lobo fenris?
ele parece ser a inspiraçao dos wargs, sendo apenas maior do que eles...
 
O que eu gostaria mesmo de saber é da onde Tolkien tirou aqueles cachorros-garçons da casa do Beorn. Alías essa parte é a que eu menos gosto do Hobbit. É um livro infantil, mas ali ficou estranho. :eek:
 
A inspiração para os Olifantes pode ter sido os elefantes de guerra usados por Cartago nas guerras contra Roma (apesar de eu estar dizendo algo de memória, não lembro se era isso mesmo)
 
nossa! eu nao conhecia essas historias da aranha e das aguias!!! que legal!!! :D nao imaginava que tolkien tivesse tido esse tipo de inspiracao!!!
 
Como já faalram, grande parte de SdA veio de inspiraçaõ com a mitologia nórdica, numa xo q seja apenas a peça d MacBeth q o tenha inspirado a criar os ents, os nórdicos tinham essa crença d q as árvores, qndo chegado o o Ragnarök (dia do Juízo final) as árvores se juntariam os deuses, seus criadores para enfrentar os gigantes
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo