• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Insônia (Stephen King)

Artanis Léralondë

Ano de vestibular dA
Não tem horário melhor para escrever sobre o livro “Insônia” do que às 3:20 da madrugada e por quem sofre disso =D

insonia.jpg


Esse é mais um dos milhares livros escrito por King
Stephen_King.jpg


No livro Ralph, um cara com seus 60 anos mais ou menos, começa a sofrer desta doença e logo as pessoas ao seu redor começam com as receitinhas:

~bebe leite morno antes de dormir, é ótimo!
~comece a contar, logo vem o sono..
~come um favo de mel (!) essa eu não conhecia
~bebe vodka (!!) huahuahua essa tb não sabia
~remédios.......NOT prefiro ficar acordada a que me viciar em algo ^^ [claro, que há casos e casos ..... ou não..sei lá tem muitos hipocondríacos por aí, a minha tia por exemplo, mal chega aqui em casa e já quer remédio para dor de cabeça xD)
insonia.jpg


Enfim, todos tem uma dica básica de como evitar a Insônia, porém a maioria das pessoas nunca experimentaram essas receitinhas hehehe

Este é uns dos assuntos abordados por King.
Há outros temas como:envelhecimento,aborto, violência contra a mulher, etc.

O fantasma do envelhecimento é mostrado aos leitores de Insônia como não sendo algo surreal, com ele vem muitas coisas boas como: a experiência de vida, conhecimento de mundo,lembranças das amizades, amadurecimento, experiências novas =) (Ralph tem muiiiiitas experiências novas).

Aquela coisa: “ já não tem mais coisa para eu fazer blábláblá..” é coisa do passado, a vida está cheia de coisas novas é só ter coragem de vive-las, além do que ficar se queixando “estou velho(a) para isso”, para mim isso é um comportamento de gente preguiçosa/medrosa.Quando chega a 3ª idade, a maioria tem o pensamento que as coisas estão chegando ao final, vão perdendo a vontade de desfrutar das coisas,eu penso diferente, acho que com o tempo disponível e a experiência de vida que obtiveram, tem melhor condições de viver cada dia intensamente =D
Ainda bem que muitos “velhinhos” estão mudando essa concepção!
:lily:
Os velhos deveriam ser exploradores

O personagem Ralph, ajuda a bebezinha Natalie e sua mãe do terrível Ed Depneau, de uma forma sagaz e consciente.
Muitos temem se meter nos casos em que a mulher sofre violência no seu próprio lar, Ralph, ao contrário, tomou controle da situação e chamou a polícia.
As mulheres, muitas vezes, não tem coragem de ir a polícia, temos que motivá-las primeiro com MUITA PACIÊNCIA!
Como Ralph fez =)

Misturar assuntos de utilidade pública com filosofia e suspense, é muito interessante.
Apesar do livro no começo ser mais descritivo e chato, a história vai ganhando força e não dá para parar de ler!

Essa é a capa do livro que li ^^
StephenKing-Insonia.jpg



*mais sobre o livro*

Uns dos diálogos que eu gostei =]

Pg:292

Discussão acerca do assunto aborto.

“-Uma coisa não tem nada a ver com a outra – Pedersen respondeu, mal-humorado.
Ah, não? Não teve um cara na Bíblia que foi amaldiçoado por Deus por que vivia se masturbando? – perguntou o outro curioso.
Vc provavelmente está pensando em Onan..
Onan, Shmonan-falou Pedersen. – Mas espermatozóides não são bebês...
Não?- Faye perguntou. – Então por que a Igreja Católica ñ vende camisinhas nos bingos? Conta pra mim.
-Isso é uma ignorância- retrucou Pedersen.”


Outro assunto polêmico...

Bom, sobre a Igreja Católica proibir a camisinha é algo absurdo nos dias atuais. Eu adoro o começo do filme “O Sentido da Vida” do grupo Monty Python em que uma família de protestantes fica tirando sarro de uma família formada por católicos, que enquanto os protestantes podem fazer sexo à vontade, pois não é proibido o uso da camisinha, a família de católicos tem trocentas crianças e não conseguem mais sustentar, então resolvem vende-las hehehe :rofl:
O Papa tem que assistir “ O Sentido da Vida”!

“Existe um abismo entre aqueles que conseguem dormir e os que não o conseguem.É uma das grandes divisões da raça humana”.
Íris Murdoch
 
Maníca eu gosto muito de ler o King, mas esse eu ainda não tive a oportunidade.Acabei de comentar no outro tópico que estou lendo Celular e que estou achado mais ou menos. Mas agora que você escreveu sobre Insônia me deu uma vontade de ler, adoro conhecer as obras dele é sempre bom quando algupem comenta por aqui.

Adorei essa figura da menina olhado pela janela, muito guti!!
 
esse foi o primeiro livro do sk q li, e até fiz uma resenha dele na época. se me permite, vou postar aqui no seu tópico, pq tb gostei mto do livro.

Insônia, de Stephen King
por JLM

insonia.jpg


Imagine a história de um velhinho de 70 anos, esquentado e rabugento, viúvo recente, sem filhos, com problemas de insônia e de solidão, e que mora em uma cidade do interior onde nada de anormal acontece. Provavelmente uma história assim não seria do interesse de muitos leitores, principalmente dos entusiastas do gênero de ficção e de terror. Não se o autor não fosse o aclamado mestre universal do terror, Stephen King.

King consegue transformar um idoso, com virtudes e defeitos próprios, não somente no ator principal desta aventura fantástica, como também no herói que todos gostaríamos de ser. Nem que seja aos 70.

“A velhice é uma ilha cercada de morte”. Assim, começa a história de Ralph Roberts que após a perda de sua esposa para o câncer passa a ter suas noites de sono gradativamente diminuídas. Apesar dos métodos recomendados por especialistas e das receitas caseiras dos conhecidos (todo mundo parece saber alguma!), ele se vê fadado a passar o resto de suas noites em claro e de seus dias em um estado de permanente esgotamento. O pior é que ele começa a ter visões de hiper-realidade, onde passa a enxergar auras multicoloridas em pessoas, animais, plantas e objetos. Estas auras modificam de forma e cor conforme as preocupações, sentimentos e a saúde da pessoa observada naquele momento.

Ralph também passa a ver personagens que aparecem somente na hiper-realidade, alguns bons, outros maus. Quando descobre que estes estão diretamente relacionados a algumas mortes em sua vizinhança e na mudança radical do temperamento de seu vizinho, Ralph é forçado a decidir se participa ou não em uma luta superior entre as forças do Desígnio e do Acaso. Apesar de não saber a princípio qual é o seu papel neste jogo, ele descobre que tem estranhos poderes e que não está absolutamente sozinho nesta batalha.

Frases como “Cada coisa que faço, faço-a depressa para poder fazer mais outra”, “O que está feito não pode ser desfeito” e “É longa a viagem de volta ao paraíso” vão assumindo um significado diferente a cada capítulo. A trama é muito bem elaborada e nos faz repensar sobre assuntos cotidianos dos mais diversos que costumamos ouvir sendo debatidos por aí.

Será que o direto de escolha ao aborto é melhor do que o direito à vida de quem ainda não tem escolha? Até que ponto você está inclinado a defender uma causa? E se descobrisse que fora manipulado por outros que querem um objetivo totalmente diferente do que lhe foi repassado? Devemos interferir em casos de violência doméstica? Qual é o limite entre a sanidade e a loucura? Que tipo de sacrifícios em prol de quem você ama está disposto a fazer?

A velhice não é o fim, mas um recomeço. A solidão de perder gradualmente os entes queridos à medida que os anos vão passando e o preconceito por pertencer a uma classe relegada a viver apartada para não atrapalhar a vida dos mais novos podem (e devem) ser superados. As alegrias da velhice ainda são perceptíveis no companheirismo, no amor, no xadrez com os amigos, no carteado das comadres, no bate-papo com os vizinhos, nas caminhadas pela cidade. O verdadeiro amor ultrapassa os limites da morte.

Mas a grande questão na história que King nos apresenta é outra: Será que temos livre-arbítrio para decidirmos nossos destinos ou a nossa vida já está programada desde o início até o fim? Será que todas as nossas escolhas, se não cumprirem um desígnio menor, não estão obedecendo a um desígnio maior? O Acaso pode intervir em nossa vida, ou o Acaso também faz parte do Desígnio? Para responder a pelo menos algumas destas perguntas, experimente ler Insônia e descubra se isso também estava escrito no SEU destino ou se foi simplesmente acaso.

leitura: Novembro de 2006
obra: Insônia (Insomnia), de Stephen King
tradução: Lia Wyller
edição: 1ª, Editora Objetiva (2001), 490 pgs
preço: Compare os preços no BuscaPé

Fonte: Libru Lumen
 
Delícia seu post Maníaca. Leveza em assuntos densos. E... todos esses assuntos estão no mesmo livro!? Vou colocar na lista de leitura.

Muito hilárias as receitinhas para dormir.

A polêmica sobre o uso da camisinha a gente pega no pé do Papa católico, na prática a conversa é outra. Os homens não querem usar a camisinha. As meninas querem agradar o bonitão. As chantagens emocionais vão desde "você não é descolada o suficiente para mim", até o velho e batido truque "você não me ama o suficiente", senão diria sim. Entre esses dois extremos, ouve-se "com camisinha não dá pra sentir"...

Não conheço um homem na comunidade que leve o Papa a sério. Melhor, que leve em conta o que o Papa diz. Caso, ouvisse o que é ensinado por lá, levaria em conta que o ato sexual é só para procriação, não o utilize em outro caso. :sing: E, tem mais, "Não derrame seu semen sobre a terra" sempre significou "não ejacular" (nunca ejacular), mesmo quando o assunto for procriação.

Questões políticas conduziram tudo até onde estamos. Do tipo, violentar as mulheres dos vencidos — exterminar os homens e "semear" aquela terra com "as sementes" do vencedor.

Se, isso se, a sexualidade de nosso tempo seguisse uma ética religiosa, o ato sexual seria um ato ritualístico sagrado. Haveria reverência nesse encontro. O ato divino da criação.
Por isso Maníaca, acredito que podemos emprestar na mídia todo esse poder ao Papa católico, na prática o pessoal faz o que dá na telha, nenhum deles está nem aí, nesse momento, para o Papa, para o aumento da população, para o futuro ou outra questão. Na prática, o pessoal está ligado em prazer e ponto final.

Quanto a não envolver-se, acreditar que não é problema seu o que acontece ao seu redor, em sua cidade, em seu país, já se percebe nos jovens, cujos pais demonstram que cuidar de si já é o bastante, não é seu o problema do vizinho, da comunidade, do resto do mundo. Vem de uma sociedade em que as autoridades têm o poderes, e o principal deles, o de torturar, etc... "Convém, não arriscar!" :blah:
 
Mas a grande questão na história que King nos apresenta é outra: Será que temos livre-arbítrio para decidirmos nossos destinos ou a nossa vida já está programada desde o início até o fim? Será que todas as nossas escolhas, se não cumprirem um desígnio menor, não estão obedecendo a um desígnio maior? O Acaso pode intervir em nossa vida, ou o Acaso também faz parte do Desígnio? Para responder a pelo menos algumas destas perguntas, experimente ler Insônia e descubra se isso também estava escrito no SEU destino ou se foi simplesmente acaso.

Esse negócio de destino sempre é interessante =D
Tipo o horóscopo, eu não acredito, mas tenho curiosidade de ler XD
hehehehe
Acontece umas coincidências, às vezes, que fico pasma - destino ou acaso?
Bem, eu acredito que todos temos um destino, porém dentro desse destino podemos mudar algumas coisas.
Por exemplo, se derramar a água que eu estava esquentando, penso que isso possa a vir interferir de algum modo no meu futuro.Como acontece no filme "O Efeito Borboleta", o carinha tenta de qualquer forma "consertar" a sua vida, porém as suas mudanças só fazem piorar o seu futuro.
Enfim, a vida não pode ser controlada, o que talvez possa acontecer é tentar evitar algo ou tentar melhorar...
Agora também não acredito numa vida determinada, como o Calvinismo (acho que é essa a religião) que prega, quem nasceu pobre sempre será pobre...
Não tem essa, a pessoa pode e deve ir em busca de algo melhor, a vida é nossa, ninguém escreve ela além de nós mesmos.



kuinzytao,todos esses assuntos são narrados por King é bem legal ^^
e concordo contigo, na questão que o pessoal não liga para que o Papa diz, nem para o padre ou algo do gênero...vão a missa, encontros religiosos, etc...escutam a santidade falar, mas na hora não praticam nada...
acima de tudo, penso que deva a ver um conscientização sobre determinado tema, por exemplo, da camisinha, o problema de não usar não é só de engravidar, mas tb de poder pegar uma DST, neh?
e as pessoas tem que tomar consciência disso e ter peito de dizer não, qdo o sexo é sem camisinha...
pois, depois cada um tem que arcar com suas próprias consequências e não adianta ficar choramingando =)
 
Éco. Aids.
Dizer não ao modelo louco, a vida enlouquecida, não abrir mão dos melhores sentimentos, ficar em paz consigo, não deixar que o outro roube nossos valores. De preferência que ele saiba que a gente tem valores e que os preza. É assim que a insônia não consegue um espaço sequer. As certezas, os valores pessoais, os cuidados para que 50% seja o máximo de influência que o outro tem sobre a gente.

Bem, estou convencida! Vai pra lista: Devem ser lidos!
 
kuinzytao disse:
Éco. Aids.
Dizer não ao modelo louco, a vida enlouquecida, não abrir mão dos melhores sentimentos, ficar em paz consigo, não deixar que o outro roube nossos valores. De preferência que ele saiba que a gente tem valores e que os preza. É assim que a insônia não consegue um espaço sequer. As certezas, os valores pessoais, os cuidados para que 50% seja o máximo de influência que o outro tem sobre a gente.

Bem, estou convencida! Vai pra lista: Devem ser lidos!

:sim:
concordo

o começo é mais ou menos, mas não desista XD
depois fica interessante :lendo:
 
Ahaa, é King na área!

Insônia, livro bacana mas vale lembrar que não é BEM o estilo do King. Assemelha-se mais com "Bag of Bones" ("Saco de Ossos"), vale muito a pena p/ quem curte o estilo.

Por curiosidade: existem 3 livros com o título "Insônia"! 1 do Graciliano Ramos, 1 do King e um último de um autor que não lembro o nome.
 
alrob disse:
Ahaa, é King na área!

Insônia, livro bacana mas vale lembrar que não é BEM o estilo do King. Assemelha-se mais com "Bag of Bones" ("Saco de Ossos"), vale muito a pena p/ quem curte o estilo.

Por curiosidade: existem 3 livros com o título "Insônia"! 1 do Graciliano Ramos, 1 do King e um último de um autor que não lembro o nome.


É mais um suspense neh...
Saco de Ossos não tive a oportunidade de ler ainda
Graciliano tem um livro chamado Insônia também =D
vou querer ler :lendo:
 
Lindo esse tópico!

Só eu que fiquei agoniada com Cloto e Láquesis?
 
Liv disse:
Lindo esse tópico!

Só eu que fiquei agoniada com Cloto e Láquesis?

Liv, eu tb ficava com o coração na mão com esses dois, ainda mais quando eles queriam matar alguém e conseguiam =(
tadinha daquela vira lata neh :(
 
Insonia é um dos melhores livros de King. Os personagens são muito reais. A gente cria uma empatia pelo Ralf....parece que ele é um velho conhecido nosso. :rofl:
 
Lí esse livro faz alguns anos...

Trecho: "A velhice é uma ilha cercada de morte".

Gostei bastante do livro... mas tem alguns trechos em que o KING viaja...

Se bem que... quando ele não viaja? rs:pipoca:
 
Tenho medo desse autor:(
Sempre tive meio um receio quanto a ele, num sei porque...
parecem ser meio "estranhos" os livros dele...:sim:
 
Gabriel Cezar disse:
Tenho medo desse autor:(
Sempre tive meio um receio quanto a ele, num sei porque...
parecem ser meio "estranhos" os livros dele...:sim:

:rofl:

Seu post me lembrou essa ilustração aqui:

attachment.php
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo