• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Início da Guerra do Anel

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Muito bem!

Depois de muito tempo sem ler os apêndices, surgiu uma curiosidade a respeito da data do início da Guerra do Anel.


Quando exatamente deu início a Guerra do Anel?


Foi logo após a derrota de Sauron na Montanha da Perdição, logo em seguida com a morte de Isildur?

Ou a Guerra do Anel deu início com a Batalha dos 5 Exércitos ou logo depois da captura de Sméagol e a consequente caçada dos Nazgûl ao Sr. Bolseiro?

Valeu!
 
Eu sempre achei que fosse a partir do Conselho de Elrond em Valfenda.

Pq, afinal, a história anterior é o "O Hobbit" (havia a ameaça do Necromante, mas não era guerra aberta e declarada em busca dos domínios e territórios da TM e, apesar de ele e Saruman já estarem a procura do anél, nem os sábios podiam dizer onde ele se encontrava ou se ao menos ainda existia, se não havia se perdido nas profundezas da terra)

Foi a partir da reunião dos líderes dos povos livres que a grande ameaça foi descoberta, debatida e, enfim, a ruína de Isidul foi encontrada. Até essa reunião tudo ainda era sombra e pressentimentos. Mas, no momento em que ela ocorreu, o inimigo já sabia que o anél havia sido encontrado, seu coração ansiava por tê-lo para restabelecer seu antigo poder e as legiões de servos guerreiros já se acumulavam e se preparavam pra guerra que seria declarada em apenas questão de tempo.
 
Datar esse evento é difícil, já que até onde eu saiba não houve uma declarão formal das partes, e em escala da Terra Média, nem era tão claro quem seria os combatentes.

Assim como a Pityë, a princípio diria que a "Guerra do Anel" começa após "O conselho de Elrond" (25 de Outubro de 3018 - TE), mas pensando bem acho que isso seria ignorar o que estava acontecendo na TM nos outros lugares.

O próprio Tolkien nos apêndices (mais especificamente no "Conto dos anos"), considera 3018-3021 coomo "Os Grandes Anos". E a primeira ação armada descrita é dia 20 de junho (3018), no ataque de Sauron a Osgiliath, no qual Boromir repele as hostes negras.

É sabido que nessa ocasião, Sauron já tinha capturado Gollum e o conhecimento que o Anel tinha sido encontrado já não era tão mais secreto. Ou seja, arrisco dizer que a ofensiva em Osgiliath possuía valor estratégico maior.

Concluindo toda essa argumentação (chata), na minha opinião, a "Guerra do Anel" começa dia 20 de junho do ano 3018 Terceira Era, no ataque das forças de Mordor à Osgiliath.
 
Acho que a Guerra do Anel existe desde que o Um foi forjado, e que o periodo em que o anel estava sumido foi só um periodo de trégua, por assim dizer.
 
Acho que a Guerra do Anel existe desde que o Um foi forjado, e que o periodo em que o anel estava sumido foi só um periodo de trégua, por assim dizer.
Não pode ser. Afinal, houve a Guerra da Última Aliança depois que o Um foi forjado. E uma trégua de 3000 anos, mesmo para os padrões da Terra-média, não faz muito sentido.
 
Talvez possa se dizer que o inicio foi quando Sauron descobriu o paradeiro do Um e começou suas ações para tentar obte-lo novamente.
 
Concordo com Ispaine, acredito que a guerra em si tenha começado quando Sauron ficou sabendo do paradeiro do Um e passou a caça-lo pelos confins da terra-média.
 
Talvez possa se dizer que o inicio foi quando Sauron descobriu o paradeiro do Um e começou suas ações para tentar obte-lo novamente.

Concordo em parte, ma acho que, o inicio pode ser considerado não quando Sauron descobriu, mas quando descobriu-se que o anel de Bilbo era o Ume iniciaran-se as providencias para sua destruição e/ou recuperação. Não importando exatamente quem o tenha descoberto primeiro.
 
Realmente não ouve uma Declaração de Guerra. Poderia ser que para cada parte a guerra teve início em diferentes datas. Para Sauron a guerra começou com a ofensiva à Osgilliath como Anwel disse. Já para os povos livres é como Pityë Lómelindë disse, que é o Conselho, mas acho que o Conselho foi uma resposta ao ataque e à descoberta do paradeiro do Um. =D
Mas pensando-se na nossa história e no modo como ela é contada, acredito que como na 2ª Guerra o ínicio é marcada pela invasão da Alemanha na Polônia, acho que concordo mais com Anwel, que a data a ser considerada inicial o dia 20 de junho do ano 3018 T.E. que marca o ataque das forças de Mordor à Osgiliath e início da Guerra do Anel.
Afinal nunca saberemos a data exata de quando Sauron ficou sabendo do paradeiro do anel e a cabeça dele pensou em atacar Osgiliiath. Acho mais correto considerar datas palpáveis e com fatos para marcar datas de início e de fim, que é quando o anel é destruido...só não sei que dia foi ahuehauehhuae =D
 
Os preparativos para a guerra começam quando Sauron se declara abertamente e reconstrói Barad-Dur. Mas a Guerra em si começa em 3018, já que Sauron pretendia tomar Osgiliath para iniciar um busca digamos intensiva ao Anel.


A propósito, existe outro tópico interessante sobre o assunto: Início da Guerra do Anel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo