• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ingmar Bergman

Gritos e Sussurros achei muito bom!!

Bem melancólico, um clima bem pesado... gostei do ambiente vermelho! Dá uma sensação estranha...

As atrizes dão um show à parte. Um grande filme!

Aliás, a cena dela na cama é angustiante! Consegue mexer com você!
 
Eu assisti 2 filmes dele, Morangos Silvestres e O Sétimo Selo

Dois filmes poderosos que revelam a capacidade matafórica do diretor e a sua inteligência no modo como conduz a narrativa brilhantemente e desevolve os personagens.

Esse mês vai passar Gritos e Sussurros e Morangos Silvestres no mesmo dia. Uma ótima oportunidade.
 
Eu estou lendo o livro "O Cinema Segundo Bergman" que consiste na trasncrição de uma serie de 10 entrevistas dele, apesar de não ter conseguido ainda assistir nenhum de seus filmes :/
 
Ressucitando o tópico, eu consegui gravar em vídeo Morangos Silvestre e O Sétimo Selo, pois ambos passaram no Telecine Classic a uns dias.
Eu só vi ainda Morangos, o outro eu vou ver depois.

Morangos Silvestres é um filme muito bom, a história do filme é simples, e Bergman conseguiu deixa-la complexa e rica. As atuações são excelentes, principalmente a do idoso. As cenas que eu mais gostei foram as dos sonhos, que servem como uma auto-reflexão de sua vida para Isak.
É um filme tocante, tu não tem como não se emocionar.
Não vejo a hora de ver O Sétimo Selo.
 
É belo filme que conta uma história que poderia se tornar muito depre de se assistir: A chegada da velhice. Mas o filme nunca chega a ser exagerado pq os arrependimentos e os acontecimentos passados do personagem principal(Isak) são mostrados de uma forma leve. Leve mas poética.

Acho que o maior problema do Isak foi ter sido muito frio a vida toda, por causa disso é tachado de egoista pelas pessoas mais próximas a ele. Agora é tarde pra mudar, mas ele tenta amenizar um pouco.

É interessante pq muitos quando chegarem na idade dele(78) vão ficar relembrando tudo oq aconteceu. Relembrando e pensando como poderia ter feito melhor.

Cheguei a conclusão que o Bergman é um grande diretor. Na hora dos sonhos de Isak confesso que fiquei meio perturbado. As atuações também são boas, na minha opinião a melhor foi da mulher que faz a Marianee.

Vou procurar outros do Bergman.

Vou dar nota, pq eu acho legal. Vou dar nota que nem dão em alguns sites dos eua, pq acho legal também. Ha!

Nota:3.5/4
 
60_box_348x490.jpg


Eu vi Sonata de Outono (1978) agora pouco e adorei...

É essencialmente sobre o relacionamento de uma mãe pianista chamada Charlotte (Ingrid Bergman, já nos seus 60/70 anos, ainda maravilhosa) que, após 7 anos, é convidada para uma visita na casa das suas filhas, Eva (Liv Ullmann, espetacular no papel) e Helena. Eu gosto de como o Bergman cria uma narrativa lenta, mas com um foco forte no momento, relevância e intensidade de cada cena; nada passa despercebido e você é imediatamente envolvido. O filme é repleto de diálogos, as vezes se desenvolvendo em discussões pesadas, sobre o passado de Eva, quando criança, e Charlotte, no começo da sua experiência como mãe, e como a carreira da mãe como pianista atrapalhou e traumatizou a infância da filha, que permanecia isolada e deprimida.

O filme é muito forte, qualquer um que possa se identificar com os protagonistas, que já teve raiva e ressentimento dos pais ou repulsão pelos filhos, vai sentir o poder devastador. O melhor de tudo é que Bergman não escolhe um lado, ele não culpa Charlotte por ser tão distante e egocêntrica e nem a Eva por ser tão imperdoável; as duas sofrerão. A cena de destaque é uma ainda na primeira metade no filme, em que a mãe meio que corrige a filha quando esta tenta tocar no piano um prelúdio de Chopin. Charlotte assume o controle do piano e toca com precisão, Bergman usa a sua famosa tomada de "duas faces" (inventada em "Persona") da filha olhando para a mãe, com (talvez) inveja ou raiva do talento/correção dela. A cena não tem diálogo, e a música que acompanha é espetacular; Bergman alcança perfeição cinematográfica.

8/10

O filme é uma obra-prima e fica um pouco acima de "Morangos Silvestres" como o meu segundo filme favorito do Ingy.
 
Com a morte dele, hoje, provavelmente alguns canais passarão filmes dele como homenagem. É uma boa oportunidade de ver ou rever.
 
Na época que esse tópico foi aberto estava descobrindo Bergman. Depois que vi Persona e Sonata de Outono fiquei chocado. O primeiro por ter um conjunto de cenas fodas por fotograma quadrado. Desde a descrição da Alma sobre seu adultério até o momento da fusão delas.

Ele foi um dos melhores diretores de cinema, apesar de muitos o acharem frio, creio que seu papel era mesmo mostrar um lado frio e obscuro sobre a conciência humana. Afinal ele partia de experiências próprias para escrever.

Top 15 Bergman:

01. Persona
02. Gritos e Sussurros
03. Sonata de Outono
04. O Sétimo Selo
05. O Silêncio
06. Morangos Silvestres
07. A Fonte da Donzela
08. Fanny & Alexander
09. A Hora do Lobo
10. O Ovo da Serpente
11. Luz de Inverno
12. Noites de Circo
13. Através de Um Espelho
14. Sorrisos de Uma Noite de Verão
15. A Flauta Mágica

Ainda não vi Saraband.
 
Última edição:
A obra é genial.

Dos que vi, o "Sétimo selo" foi o que mais gostei.
Aquele jogo de xadrez com a Morte é qualquer coisa de notável.
Com esse filme, sente-se totalmente o espírito medieval.

Não reflecte tanto as relações humanas como a maioria dos seus filmes.
Mas para mim, é um clássico.
 
Vi morangos silvestres...achei foda mas tem q ta empolgado pra ver pq da um soooono. Obra de arte, mas mto paradão.

Ele morreu segunda né pessoal..ele e o antonioni.
 
É, o mundo perdeu um dos melhores diretores, na minha opinião. Uma pena. Vou ver filmes do Bergman em massa, acho, nessas próximas semanas, pra relembrar do cara, e conhecer mais.

Seria bom se o mundo fizesse o mesmo.
 
Meu favorito cineasta. Eu assisti Fanny & Alexander em 2000 por acaso, desde então eu me apaixonei por Bergman.

Sétimo Selo é uma obra-prima eterna, um estilo muito precioso de falar filosoficamente…
E Morangos Silvestres é um refresco sem igual, uma viagem que poucos meios artísticos impõe a seus apreciadores…
Bergman era genial, em toda sua apropriação filosófica dos temas, e um amplo estudo psicológico de seus personagens…
A arte de Bergman é imortal.

Filmografia
• 2003 - Saraband (cinema digital)
• 2002 - Anna (TV)
• 2000 - Bildmakarna (TV)
• 1997 - Larmar och gör sig till (TV)
• 1995 - Sista skriket (TV)
• 1993 - Backanterna (TV)
• 1992 - Markisinnan de Sade (TV)
• 1986 - Documentário sobre Fanny and Alexander
• 1984 - Efter repetitionen (Depois do ensaio)
• 1983 - Karins ansikte
• 1982 - Fanny och Alexander (Fanny e Alexander)
• 1980 - Aus dem Leben der Marionetten (Da vida das marionetes)
• 1979 - Farödokument 1979
• 1978 - Höstsonaten (Sonata de outono)
• 1977 - Das Schlangenei (O ovo da serpente)
• 1976 - Ansikte mot ansikte (Face a face)
• 1974 - Trollflöjten (A flauta mágica )
• 1973 - Scener ur ett Äktenskap (Cenas de um casamento)
• 1972 - Viskningar och rop (Gritos e sussurros)
• 1971 - Beroringen (A hora do amor)
• 1969 - Farödokument
• 1969 - Ritten (O rito)
• 1969 - En passion (A paixão de Ana)
• 1968 - Skammen (Vergonha)
• 1968 - Vargtimmen (A hora do lobo )
• 1967 - Stimulantia
• 1966 - Persona (Quando duas mulheres pecam)
• 1964 - For att inte tala om alla dessa kvinnor (Para não falar de todas essas mulheres)
• 1963 - Tystnaden (O silêncio)
• 1962 - Nattvardsgästerna (Luz de inverno)
• 1961 - Sason I em spegel (Através de um espelho)
• 1960 - Djavulens oga (O olho do diabo)
• 1959 - Jungfrukällan (A fonte da donzela)
• 1958 - Ansiktet (O rosto)
• 1957 - Nära livet (No limiar da vida)
• 1957 - Smultronstallet (Morangos silvestres)
• 1956 - Det sjunde inseglet (O sétimo selo)
• 1955 - Sommarnattens leende (Sorrisos de uma noite de amor)
• 1955 - Kvinnodröm (Sonhos de mulheres)
• 1954 - En lektion I kärlek (Uma lição de amor)
• 1953 - Gycklarnas afton (Noites de circo)
• 1952 - Sommaren med Monika (Monika e o desejo)
• 1952 - Kvinnors väntan (Quando as mulheres esperam)
• 1951 - Sommarlek (Juventude, divino tesouro)
• 1950 - Sant händer inte här (Isto não aconteceria aqui)
• 1949 - Till glädje (Rumo à Felicidade)
• 1949 - Torst (Sede de paixões)
• 1949 - Fängelse (Prisão)
• 1948 - Hamnstad (Porto)
• 1948 - Musik I moker (Música na noite)
• 1947 - Skepp till India land (Um barco para a Índia)
• 1946 - Det regnar pa var kärlek (Chove em nosso amor)
• 1945 - Kris (Crise)


Eu recomendo todos esses filmes listados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo