1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ingmar Bergman

Tópico em 'Cinema' iniciado por Enigma, 6 Jan 2003.

1. Enigma

Enigma Usuário

Bom, tinha que ser criado um tópico para esse maravilhoso diretor (meu 3º favorito). Seus filmes tem muita alma e são muito bem-feitos e bem atuados. Ele eh também meu diretor de atores favorito.
    Notas:
    Gritos E Sussurros: *****
    Sonata De Outono: ***
    A Flauta Mágica: *
    Fanny E Alexander: *****
    O Sétimo Selo: ****
    Morangos Silvestres: *****
    Persona: *****
    Eu assiti mais 1 dele soh q naum tou lembrando qual...

2. Sister Jack

Sister Jack Usuário

BWAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAH!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

Vc tá esperando que alguém aqui na Valinor responda esse tópico?????

Sorry, Lynch, pode esquecer. Aqui é só os populares. Nunca crie um tópico de diretores europeus aqui. NINGUÉM vai responder. No máximo, umas duas pessoas.

3. Enigma

Enigma Usuário

Verdade?? Droga...
    Bom, pelo menos dah a sua opinião, Folco! Quais filmes dele vc asistiu?

4. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Gritos e Sussurros e Morangos Silvestres. Os dois são ótimos.

Amanhã eu vou alugar Fanny e Alexander. Não sou muito fã do Bergman e do estilo dele, por isso eu não alugo os filmes dele. Os filmes dele são muito bons sim, só que não são muito meu estilo.

Ele é muito sombrio, e todos os temas dos filmes dele tem a ver com a morte, ou o que acontece depois da morte, ou o que leva a morte. Tudo muito deprimente. Eu adoro o visual vermelho de Gritos e Sussurros. Muito bonito.

EDITANDO: Esqueci de dizer que na minha locadora também tem PERSONA e eu também vou alugar ele logo logo.

5. Tisf

Tisf Delivery Boy

Sétimo Selo... adorei esse filme! Curto e forte... dá uma sensação de angústia e te coloca no clima da época retratada no filme...

Eu sou louco pra ver mais filmes dele, mas aqui na minha cidade é dificil encontrar... O Ovo da Serpente tb é dele :wink:

6. Ptah

Ptah Usuário

Infelizmente só assisti Fanny e Alexander ( é o filme preferido do meu pai :obiggraz: ) e o Sétimo Selo, ambos excelentes ( mas tenho minha queda pelo último ). Quanto ao Morangos silvestres estou em dúvida... qual é a sinopse?

7. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Lembra um pouco Viver do Kurosawa.

É sobre um velinho professor que vai numa viagem até a Universidade de Lund e começa a ter sonhos e alucinações, encontra estranhos e várias pessoas, etc. É basicamente um filme sobre a velhice e sobre arrependimento.

8. Morgoth

Morgoth Stalker

Ingmar Bergman está na minha lista de 10 melhores diretores!!
    E,ao contrário do Folco eu gosto muito do estilo sombrio dele!
    "O 7º selo" é um filme fantástico!!
    Esse é dos filmes q marcaram minha vida de verdade!!!
    Adoro esse filme!
    Teve um impacto muito grande sobre mim!!

Aqui tem uma locadora em q a gente encontra filmes de diretores como ele!!
    A único problema é q às vezes as fitas estão um pouco sujas!!

9. Dirhil

Dirhil Olha, Schroeder...

Outro que é complicado de achar filmes.......

onde vc viu esses filmes David Lynch??

Eu só assisti o Sétimo Selo dele....... achei muito bom. Preciso ver de novo..... vi apenas uma vez e não pude apreciar direito. Apesar de que faz pouco tempo..... uns 2 anos no máximo que eu vi....... Morangos Silvestres eu tenha muuuuuuuita vontade de ver.

10. Enigma

Enigma Usuário

Onde eu vi?? Bom, meu tio tem uma coleção enorme de DVDs americanos e ele me emprestou Gritos E Sussurros e Sonata De Outono. Fanny E Alexander e O Sétimo Selo eu achei na mesmo locadora em SP que se chama 2001 - Uma Odisséia No Vídeo. Morangos Silvestres em outra locadora em SP que chama Laser Home Video e que tem DVds região 1, soh que o filme era ALL, mesmo. A Flauta Mágica assisti na casa de um amigo (naum sei como ele alugou). Mas de qquer jeito, eu vi na Fnac e no submarino (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) uma caixa de DVDs do Bergman que tem Gritos e Sussurros, O Sétimo Selo, A Flauta Mágica e Morangos Silvestres...

11. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Em homenagem ao filme do Bergman que passou hoje, vou escrever um pequeno review.

MORANGOS SILVESTRES de Ingmar Bergman

Vou começar com uma dúvida: Como alguém pode NÃO gostar desse filme? Eu gostaria de conhecer essa pessoa. Sério, tá aí uma tarefa impossível. Assistir a Morangos Silvestres, apesar do seu forte tema de arrependimento e velhice, é uma experiência que eleva o espírito. Durante a viagem do velhinho Isak Borg até a universidade de Lund, acompanhado de Marienne e alguns jovens que ele conheceu na estrada, o velho lembra de sua infância. Essa é a forma dele de afastar os maus momentos e pensamentos do dia. Ele lembra de como a sua infância e adolescência era ótima, como ele ainda tinha um longo caminho cheio de escolhas para a sua vida. E você ri com ele, você sorri, você se emociona e fica com medo, enquanto Isak viaja em suas alucinações e sonhos.

Com certeza, é um filme leve comparado a Gritos e Sussurros, mas não significa que ele é menos denso ou importante para a carreira do diretor. Pelo contrário, esse foi um dos primeiros sucessos dele. Ele retratou um tema que poderia ser extremamente deprimente, a chegada da velhice, e mostrou tanto os lados bons e ruins dessa época da vida. Ele não trata o personagem com pena, pois Isak não merece pena. Como Marienne diz na viagem de carro, ele sempre foi frio, sem emoção durante a sua vida adulta. E agora, a sua depressão e solidão no final da vida é a consequência do passado. Mas Bergman também mostra o orgulho de Isak, por mais que tenha sido duro, ele ainda se emociona e ainda tem a capacidade de criar amizades e encantar as pessoas. Um momento realmente emocionante do filme é quando a jovem para quem Isak deu carona(que eu desconfio ser fruto de sua imaginação), fala que a pessoa que ela realmente ama é ele, e não os dois namorados que brigam com ela.

O diretor sabe tratar o tema do filme com cuidado. Ele não usa nenhum cliche, ou exagero, ou melodrama. E também não deixa o filme excessivamente frio ao ponto de que não podemos sentir nada. As cenas de sonho que Bergman filmou são fantásticas, hipnóticas, as vezes fortes e assustadoras e outras simplesmente estranhas. Eu imagino que não seja necessário falar que a fotografia, edição e trilha sonora do filme não deixam absolutamente nada a desejar. E ainda sim, com todas as cenas de sonhos e alucinações, esse parece ser o menos "sonhador" dos filmes de Bergman. Mas isso não é um problema.

NOTA 8

PS: O que acharam do review?

12. Nando O Hobbit

Nando O Hobbit O Hobbit

Ingmar Bergman é tudo de bom!!! 8-)
    Morangos Silvestres, O 7º Selo (Clássico, foi o primeiro dele que eu vi), Gritos Sussurros, outra maravilha da sétima arte! :grinlove:
    Quanto aos outros, eu não os vi ainda.
    Para quem mora no Rio de Janeiro, tem a locadora do cinema Estação Botafogo ou do Espaço Unibanco, não me lembro, sõa tão próximos que sempre me confundo e lá até aonde eu sei, tem tudo do Bergman pra alugar.
    Ah, o Gritos e Sussurros tem em DVD rigião 4 quanto aos outros eu não sei, mas deve ter pelo menos do Morangos Silvestres e do O 7º Selo.

Ah Folco, parece que vc estava errado, algumas pessoas postaram aqui, mas do que vc havia previsto. :lol:

13. Enigma

Enigma Usuário

EXCELENTE crítica, Folco...vc descreveu muito bem o filme e falou tb o que eu penso dele. Soh uma coisa...pq 9 e não 10???

14. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Pq eu preciso ver mais algumas vezes.

15. Cain

Cain Usuário

o sétimo selo e morangos silvestres são 2 filmes que eu tenho q ver
    prra todo mundo fala muito bem :(

um dia quem sabe, eu coemnto
    eheheh

16. Anigel

Anigel Eu atropelo duendes!

8-) O único filme que assisti dele foi "Fanny e Alexander". Gostei bastante, o clima me pareceu um tanto pesado, principalmente porque é narrado sob o ponto de vista de duas crianças.

O ar parece estar tão denso no filme que você sente que se estivesse lá poderia cortar o ar com uma faca. Bastante angustiante.

17. Pips

Pips Old School.

Seu review está naquelas Folco :roll: hehehe to zuando.

Eu assisti Morangos Silvestres e achei muito bom. O filme te pega e não te solta(não estou sendo exagerado pelo menos ele fez isso comigo), gostei do tema abordado e como fazer um reflexão de vez enquando não é estar deprimido! :aham:

18. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Acabei de ver O Sétimo Selo...

Não sei o que dizer... Sério, eu não consigo dar uma nota ou escrever um review para esse filme. Preciso ver de novo.

19. Sister Jack

Sister Jack Usuário

Acabei de ver PERSONA...

UM DOS MELHORES FILMES QUE EU JÁ VI NA MINHA P* DE VIDA INTEIRA. Sem brincadeira. Deixa Morangos Silvestres no chão.

Sério, eu to obcecado por PERSONA agora.

NOTA 10

Persona. Persona. Persona. Persona. Persona. Persona. Persona. Persona.

20. Quisito

Quisito GOD

Eu vi apenas 3 filmes de Ingmar Bergman.

Gritos e Sussurros: O primeiro filme que vi dele. E empatado com Persona, o que eu mais gosto. É tudo sutil, meio que oculto (Não vou escrever muito aqui, pois preciso ver o filme de novo). É lento sim. Fotografia é maravilhosa. E a direção de Bergman e atuação das atrizes (principalmente Liv Ulmann) são perfeitas.

Persona:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    8-)

O Sétimo Selo: Foi o que eu menos gostei. Achei tudo muito direto, sei lá. É diferente dos outros filmes dele que vi. Tá tudo muito na cara. Fora isso, o filme também é muito bom. É um tanto simplista, na verdade. Desenvolve o assunto muito bem, e de uma forme bastante simples.

Compartilhar