• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Inglor...

Fëaruin Alcarintur ¥

Alto-rei de Alcarost
Alguém sabe qual o significado de Inglor, que é o nome que Tolkien havia dado ao personagem que veio a se tornar Finrod Felagund?
Inglor deve ser sindarin
O primeiro termo ing não poderia ter sua origem no quenya ingolë, que significa conhecimento profundo?

Até aí acho q eu até tô indo pelo lado certo, mas e esse lor?

Aproveitando o tópico, alguém sabe as traduções literais de Fingolfin e Finarfin e, por conseguinte, suas formas em quenya?

Hantalyë ar namarië!!
 
Inglor é sindarin, e vem do radical ID-; é formado a partir da palavra ind = "coração" + glor = "ouro" (glor é usado em nomes; a forma pura é glaur).

Assim, Inglor significa Coração de Ouro (ou Dourado).

Fingolfin e Finarfin são os nomes em sindarin; seus nomes originais em quenya são Nolofinwë e Arafinwë, respectivamente.

Finwë apenas prefixou os elementos nolo (relativo à "sabedoria") e ara- "nobre" ao seu próprio nome para os filhos, assim como fez com Fëanor: Curufinwë.

Os nomes em sindarin, Fingolfin e Finarfin, são "remanejamentos" dos nomes originais em quenya. Em Fingolfin, temos a forma reduzida de Finwë tanto no começo como no fim do nome, com gol no meio, que nada mais é que o cognato em sindarin do quenya nolo.
Em Finarfin, ocorre o mesmo: Finwë reduzido no início e fim e ar inserido no meio.

Fingolfin prefixou fin ao próprio nome pouco antes dos Exilados chegarem à Terra-média, como modo de clamar sua liderança sobre a casa de Finwë, fato que enraiveceu Fëanor e que sem dúvida foi um dos motivos de sua traição e abandono do irmão.
O prefixo no nome de Finarfin foi colocado pelo seu filho Finrod logo após a morte de Fingolfin por Morgoth. Os noldor se dividiram sob a liderança de Fingon, filho de Fingolfin, Turgon, irmão mais novo de Fingon, Maedhros, filho de Fëanor, e Finrod, filho de Arfin (essa a forma anterior do nome). Os seguidores de Finrod eram os maiores noldor então.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo