• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Inglês de Sousa

Bom, no meio de tantos livros que são exigidos pelo conteúdo programático do vestibular, além de grandes escritores (tipo Machado de Assis e Camilo Castelo Branco) eu acabei encontrando o Inglês de Sousa, até agora, ñ conheço quase nada dele, só li um conto de um livro que eu tenho dele, se chama: Contos Amazônicos.
Sei que ele é paraense e nos contos e histórias que ele escreve ele usa vários desses elementos da natureza e do ambiente amazônico e tal.

Esse conto que eu li dele, se chama "Voluntário" e fala sobre a situação do país no século XIX, e especificamente sobre uma guerra que houve entre o Brasil e o Paraguai e que esse sistema do "voluntariado" era uma grande farsa, já que apenas os pobres, a gente "miúda" era escolhida pra representar a pátria. É legal como
mesmo sendo antigo, esse contexto ainda se encaixa na atualidade...

Tem um trecho que é assim:
"É naturalmente melancólica a gente da beira do rio. Face a face toda a vida com a natureza grandiosa e solene, mas monótona e triste do Amazonas, isolada e distante da agitação social, concentra-se a alma em um apático recolhimento, que se traduz externamente pela tristeza do semblante e pela gravidade do gesto.

O caboclo não ri, sorri apenas; e a sua natureza contemplativa revela-se no olhar fixo e vago em que se lêem os devaneios íntimos, nascidos da sujeição da inteligência ao mundo objetivo, e dele assoberbada."
Bom, eu gostei muito, é bem naturalista e tudo mais. Espero que gostem e desculpa por ter escrevido demais :)
 
Nunca li nada dele, só conheço ele pq ano passado eu tava num sebo e vi lá no cantinho "Inglês de Souza" e achei um nome engraçado mas nem lembro q livro era, um tempo depois eu li Esaú e Jacó e lá tava ele em uma foto do lado do Machado de Assis :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo