1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Inglês de Sousa

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por imported_Tangerine, 13 Jul 2008.

  1. Bom, no meio de tantos livros que são exigidos pelo conteúdo programático do vestibular, além de grandes escritores (tipo Machado de Assis e Camilo Castelo Branco) eu acabei encontrando o Inglês de Sousa, até agora, ñ conheço quase nada dele, só li um conto de um livro que eu tenho dele, se chama: Contos Amazônicos.
    Sei que ele é paraense e nos contos e histórias que ele escreve ele usa vários desses elementos da natureza e do ambiente amazônico e tal.

    Esse conto que eu li dele, se chama "Voluntário" e fala sobre a situação do país no século XIX, e especificamente sobre uma guerra que houve entre o Brasil e o Paraguai e que esse sistema do "voluntariado" era uma grande farsa, já que apenas os pobres, a gente "miúda" era escolhida pra representar a pátria. É legal como
    mesmo sendo antigo, esse contexto ainda se encaixa na atualidade...

    Tem um trecho que é assim:
    "É naturalmente melancólica a gente da beira do rio. Face a face toda a vida com a natureza grandiosa e solene, mas monótona e triste do Amazonas, isolada e distante da agitação social, concentra-se a alma em um apático recolhimento, que se traduz externamente pela tristeza do semblante e pela gravidade do gesto.

    O caboclo não ri, sorri apenas; e a sua natureza contemplativa revela-se no olhar fixo e vago em que se lêem os devaneios íntimos, nascidos da sujeição da inteligência ao mundo objetivo, e dele assoberbada."
    Bom, eu gostei muito, é bem naturalista e tudo mais. Espero que gostem e desculpa por ter escrevido demais :)
     
  2. Felipe_al

    Felipe_al Usuário

    Nunca li nada dele, só conheço ele pq ano passado eu tava num sebo e vi lá no cantinho "Inglês de Souza" e achei um nome engraçado mas nem lembro q livro era, um tempo depois eu li Esaú e Jacó e lá tava ele em uma foto do lado do Machado de Assis :D
     

Compartilhar