1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ingenuidade de Sauron?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por ELFO MACUMBEIRO, 7 Jul 2003.

  1. ELFO MACUMBEIRO

    ELFO MACUMBEIRO Usuário

    Hoje me peguei pensando, se o Sauron finalmente se apoderasse do Um Anel e escravizasse a Terra-Média os Valar não iriam interferir, ele não seria muito ingênuo em pensar que Eru não iria tomar nenhuma providência?!
     
  2. Anor £

    Anor £ Usuário

    Pode crer né meu....será que ele tinha um trunfo nas mangas ????
    Ou ele sequer pensou na possibilidade de Eru tomar alguma providencia???

    Por que o Sauron era um Ainur um Maiar para ser mais exato, ele conhecia o outro lado sabia que existiam poderes maiores que ele. Realmente uma icógnita :o?:

    Mas acho que eras e mais eras fazem com que espiritos como os de Sauron ficarem mais pobres e burros.
     
  3. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Não, não acho. Eru não interferia assim nos rumos das coisas, poucas vezes fez isso. Em Númenor os valar abriram mão de seu poder e na questão do Anel Ele usou Frodo para tal. Mas não iria interferir diretamente.

    Mas os valar acho que iriam sim. Como eu não sei, pouco provável que com exércitos, afinal o domínio dos homens estava chegando e interferir assim iria contra a política que eles adotaram em relação aos homens. Mas também não iam deixar um maia mau governando os homens. Acho que fariam algo mais direto que mandar mais istari, mas não sei o que.
     
  4. Washu_Hakubi

    Washu_Hakubi Usuário

    Aquela coisa...o "selo de qualidade Vala" é um 1 istari útil em 5... :evil: mais 2 inúteis, 1 meia-boca e 1 com efeitos colaterais...e eles já fizeram muito, hein :roll:
    Depois, se com MORGOTH foi não-vejo-nada, creio que com Sauron seria igual... :lily:
    Também seria causa e consequencia de burradas atrás de mais burradas...Eru não teria obrigação de nada :twisted:
     
  5. ELFO MACUMBEIRO

    ELFO MACUMBEIRO Usuário

    Ele pode também, ter ficado "cego" de cobiça e inveja, já que todo seu pensamento estava voltado em dominar a Terra-Média.
     
  6. ELFO MACUMBEIRO

    ELFO MACUMBEIRO Usuário

    O que eu quis dizer foi que ele agiria direta ou indiretamente. Se ele enviasse mais Istari, ou Valar, estaria agindo indiretamente.
     
  7. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    A ação dos valar é dos valar, ele decidiam as ações em conselho, não eram comandados por Eru (embora Manwe se aconselhasse com Ele).
     
  8. Fëaruin Alcarintur ¥

    Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

    Na verdade, se formos olhar bem, na intervenção em Númenor Eru quebrou sua própria palavra, já que, depois que os Valar fossem habitar Eä, eles seriam responsáveis pelos acontecimentos que lá decorriam, e Eru não mais iria interferir. Ou seja, foi meio apelativo, mas tudo bem... :mrgreen:

    E depois algo semelhante foi feito, quando Valinor foi retirada do "Mundo Visível", os Valar meio que negligenciaram a Terra-média, e não iriam mais interferir diretamente nos acontecimentos nas Terras de Cá. O envio dos istari foi uma medida indireta, onde eles mostraram preocupação para com os mortais e os elfos que aqui ainda residiam. Sendo assim, a meu ver, se Sauron conquistasse a Terra-média, iria acontecer praticamente a mesma coisa que acontecera no passado, quando Melkor dominara a Terra-média, antes do despertar dos elfos. Eles iam acabar deixando Sauron, que não seria tolo de desafiar Valinor, governando; no passado, eles investiram contra Melkor apenas pelo despertar dos Elfos, do contrário, Melkor continuaria controlando a Terra-média.

    Com Sauron talvez fosse isso; e para livrar a Terra-média do Inominável, a demanda ia caber aos próprios sobreviventes dos Povos Livres na própria Terra-média, com talvez alguma intervenção indireta dos Valar, como o envio de algum Ainu com poderes limitados, similar ao que foi feito quando os Istari vieram. E a gente tem sempre que lembrar que Sauron queria comandar a Terra-média, impor ordem na mesma, e não transformar tudo num reino tirano de fogo e sangue.
     
  9. Riff

    Riff Usuário

    Eles iam fazer chuver fogo em Mordor e terremotos e maremotos e ia ficar tdo destruido, mais facil q mandar um exercito :roll:
     
  10. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Isso é uma coisa bem importante. Sauron queria a ordem e o progresso não destruição e caos.... Talvez os Valar nem interferissem se Sauron dominasse a Terra-Média. Seria meio que uma política de os fins justificam os meios..... embora pensando bem acho que Manwë seria contra isso. Para ele os fins NUNCA justificariam os meios.
     
  11. ELFO MACUMBEIRO

    ELFO MACUMBEIRO Usuário

    Mas seria um reino tirano pois ele estaria tirando a liberdade das outras raças, e com certeza haveria destruição e caos pois muitos iriam resistir a sua tirania, indo assim lutar mesmo que sem chances.
     
  12. Anor £

    Anor £ Usuário

    Nossa meu que é isso que você ta falando, o cara queria ordem e progresso??? só se ele quisesse que a Terra Média fosse que nem o Brasil ai firmeza eu compreendo o que vc quer dizer, mas se não for isso meu nossa eu não vi concordância no que vc disse, como que um ser que nem o Sauron que foi responsavel pela queda de Númeror ia querer Ordem e progresso em alguma coisa????
     
  13. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Mas eu sempre vi que aquele ataque de Númenor foi uma coisa sem precedentes, porque eles não queriam simplesmente derrotar os Poderes. Os numenorianos queriam reivindicar a vida eterna dos eldar, já que Sauron distorceu a visão deles, e os fez crer que a morte era uma maldição, esquecendo de que era o Dom de Eru para os Homens.

    Quando os noldor saem de Amam, aquele mensageiro de Mandos (ou o próprio) não deixa subentendido que, caso eles desistissem, os valar iriam agir com certeza? É que o problema é bem maior. Eles não poderiam ser babás, mas também deveriam agir com parcimônia e cautela, já que com a essência de Melkor dispersa, a Ira dos valar na Terra-Média causava danos irrepráveis, como no fim da Primeira Era.

    De qualquer jeito eu acho que eles iriam ajudar de alguma forma, muito provavelmente não direta, mas mais efetivo do que mais istari, como disse o Ringil. Eles estavam de olho sim. As águias de Manwë ajudando sempre, o vento que conduzia os barcos do Aragorn, até o fato de Saruman ter sido impedido de retornar para o Oeste prova que eles viam tudo com preocupação.
     
  14. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Mas Manwe nunca deixaria que os humanos fosse governados por um maia maligno, que causaria ainda mais estragos espirituais que físicos. Acho que é no "Leis e costumes dos eldar" que é dito que Melkor foi atacado para evitar o desviamento dos elfos mental e espiritual, mais que pelos possíveis danos físicos. Duvido que Manwe ficasse impassível vendo os humanos adorarem Sauron e Melkor, e fazendo o que faziam os numenorianos negros (sacrifícios humanos). Ele com certeza faria algo, os Poderes não ficariam impassíveis.

    Quando isso foi feito os valar abriram mão de suas posições de Guardiões de Arda para que Eru agisse. Não acho que foi quebra de palavra, até porque Eru fez algumas intervenções na Música.
     
  15. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Ordem e progresso de acordo com a ótica DELE. Sacou? :wink: Após a Guerra da Ira, Sauron se mostrou arrependido aos Valar e honestamente o estava. Entretanto o veneno do mal plantado em sua alma por Melkor não poderia nunca ser lavado. Assim, ele meio que misturou o seu juramento de lealdade aos Valar, que provavelmente incluia a promoção da ordem e prograssa da Terra-Média, com sua lealdade eterna a Melkor. O resultado disso foi uma política de os fins justificam os meios. Imagina ele pensando com seus botões: "Farei o que os Poderes me ordenam, entretanto o farei de acordo com meu julgamento".

    Melkor queria a ruína de tudo. Por onde ele passou ele deixou a ruína e para onde ele ia ele a carregava, parafraseando o Blind Guardian. Sauron não. Sauron quis o controle, o domínio. É claro que uma ruinazinha de vez em quando só pra honrar o nome de seu mestre caia bem.... :-P Mas essencialmente ele pretendia trazer a ordem ao mundo de acordo com sua visão de ordem.
     
  16. Penso que o facto de um hobbit do "Shire" ir numa viagem, passar por um covil de orcs e descobrir o um anel já é uma intervenção de Eru ou dos Valar. Ainda o facto de Ganadalf morrer mas voltar à Terra Média, ou a ferocidade de Gollum que levou a destruição do anel, podem ser considerados como pequenas intervenções de uma força superior. Mas, se mesmo com tudo isto Sauron vencesse penso que os Valar não fariam nada, que deixariam na mão dos homens a sua libertação e que mais tarde ou mais cedo Sauron cairia.
     
  17. mestre_yoda Æ

    mestre_yoda Æ Usuário

    acho que sim, acho que grande parte dessa história da terra média foi criada apenas para satisfazer as vontades de iluvantar, e se caso isso fugisse de controle ele poderia interferir e mudar a história
     
  18. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Acho que os Valar (ou o prórprio Eru, se isso estivesse em seus "planos") interfeririam sim. Porque senão toda a luta das outras eras teria sido em vão. Talvez eles enviassem algum ajudante, um Maia poderoso com sabedoria o suficiente pra ajudar, ou mesmo comanadar a resistência contra Sauron.
     
  19. Mas ele enviaram 5 Maias exactamente para ajudar, os Istari vieram para a Terra Media exactamente para ajudarem na luta contra Sauron. Os Valar tinham deichado os homens serem livres. Da mesma maneira que não aceitariam o anel (tal como é dito no concelho de Elrond) tambem não lutariam contra Sauron.
     
  20. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Eu acho q o Sauron deve ter pensado em interferencia dos Valar, mas deve ter deixado a ideia meio d lado por ser muito remota a possibilidade.

    E eu não acho q o q o Sauron queria era "Ordem e Progresso". Isso ta mais pra Saruman. Sauron queria mesmo controle a qualquer custo.
     

Compartilhar