• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Infraestrutura no Futebol

O futebol do Brasil tem dono: o Rio de Janeiro. Bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil. Infraestrutura serve para alguma coisa?



A enquete da sexta-feira...
Se todos usam o mesmo discurso, o da modernidade...
Dos investimentos fortes na infraestrutura...
Na construção de Centros de Treinamentos modernos...
Inspirados nos modelos europeus...
Nas concentrações com hotéis...
Nos treinamentos puxados em dois períodos...
Em intolerância com a indisciplina...
Tudo isso passou longe dos cariocas...
Qual é a explicação para tanto sucesso?
O Rio de Janeiro tem os atuais bicampeões do Brasil : Flamengo e Fluminense...
E o campeão da Copa do Brasil, o Vasco...
Qual a explicação?
Sorte, talento individual..?
Destino?
Dê a sua explicação para o domínio do Rio de Janeiro no futebol brasileiro...
Centro de Treinamento serve para alguma coisa?


http://esportes.r7.com/blogs/cosme-...rasil-infraestrutura-serve-para-alguma-coisa/


O que vcs acham? Pq eu tenho muitas dúvidas sobre isso. É importante? Sem duvidas alguma. É essencial? Não.
 
Olha, boa pergunta. E não sei se tenho resposta pra isso.

Uma possível resposta é menosprezo por parte dos adversários de outros Estados, especialmente os paulistas, talvez em função dos resultados dos cariocas em outros anos.
 
Eu sempre fui da opinião que pra ganhar Copa do Brasil que é mata-mata puro, a estrutura não faz diferença. É saber jogar o regulamento.

O campeonato brasileiro nos ultimos 2 anos teve um nivelamento grande entre os times em que não havia um grande time sobrando sobre os demais. Poderia nesses ultimos anos ter dado 2 títulos paulistas ou mineiros (Cruzeiro) ou 1 de cada estado e 1 gaúcho.

Só que se esquece que o estado que SP neste século ficou sem ganhar pelo menos 1 desses títulos apenas em 2001 e 2003 e continua sendo o maior ganhador de brasileiros e Copa do Brasil e podendo fazer o atual campeão da Libertadores. Será que conseguiria ser o que é se não tivesse estrutura que o Muricy tanto cobrou no Flu mesmo sendo campeão? :lol::lol:
 
Última edição:
Concordo com o Furia. o_O
A curto prazo pode ser que times bem montandos ganham alguns titulos. Mas no longo prazo, fica evidente que faz diferença.
As vezes não necessariamente pra ser campeão, mas pra sempre estar nas cabeças. Estando constantemente nas cabeças, é mais provável que você seja campeão em algumas dessas vezes.

O projeto do Zico era ajuntar estrutura que ele tinha montado no CFZ e mesclar com o Flamengo. O Luxa também tem esse projeto, apesar que neste eu desconfio que faz porque quer algo em troca.
Espero que o Ninho seja concluido e realmente a coisa ande.

Óbvio que não é só isso.
Times de massa sempre terão mais dinheiro pra investir nos bons jogadores. O Fluminense, não se esqueça, tá lotado de bons jogadores porque tem um mecenas por trás bancando tudo. Antes disso o Flu se revirava em birebaixamentos, etc.
E também não é apenas fazer a estrutura e achar que tudo vai cair no colo. É um processo lento mas firme. O Atletico MG tá com uma excelente estrutura hoje em dia. Mas o Cruzeiro já a tinha há muito mais tempo. Não dá pra esperar que só porque a estrutura fisica está nivelada agora que tudo tem que ser igual em resultados.

É necessário sim. Para longo prazo é fundamental.
 
:rofl: Cariocas dominam o futebol brasileiro foi de doer. É bem o que o Furia disse, o futebol paulista só não ganhou um título de nível nacional nessa década em 2001 e 2003.

Estrutura conta, e muito. Isso aí é desculpinha de dirigente vagabundo que não quer investir em estrutura pro clube.

Óbvio que só estrutura não leva ninguém a lugar nenhuma (Veja Galo e Goiás, por exemplo), mas conta. Aliada a um bom elenco, gera times campeões. Veja Inter e SPFC nessa década, por exemplo.

Para curto prazo, uma Unimed enfiando dinheiro segura as pontas. A longo prazo, estrutura conta mais.
 
:rofl: Cariocas dominam o futebol brasileiro foi de doer. É bem o que o Furia disse, o futebol paulista só não ganhou um título de nível nacional nessa década em 2001 e 2003.

Estrutura conta, e muito. Isso aí é desculpinha de dirigente vagabundo que não quer investir em estrutura pro clube.

Óbvio que só estrutura não leva ninguém a lugar nenhuma (Veja Galo e Goiás, por exemplo), mas conta. Aliada a um bom elenco, gera times campeões. Veja Inter e SPFC nessa década, por exemplo.

Para curto prazo, uma Unimed enfiando dinheiro segura as pontas. A longo prazo, estrutura conta mais.

Vide o Palmeiras, que não ganha nada que preste à anos e tem boa estrutura.
 
Mas está sempre brigando por algum título 2008 (campeão Paulista) e 2009 brasileirão até o final, ano passado a Sul-Americana. Esse ano vamos ver...

O Flu ano passado voltou pro limbo.
 
Ah fala sério se isso é brigar por algum título então o Avaí também está sempre brigando por algum título.
 
Mas está sempre brigando por algum título 2008 (campeão Paulista) e 2009 brasileirão até o final, ano passado a Sul-Americana. Esse ano vamos ver...

O Flu ano passado voltou pro limbo.
Flu disputou 4 títulos importantes desde 2007. Ganhou 2 e foi vice de 2 internacionais. Isso é limbo? Vc bebeu né?

Ah fala sério se isso é brigar por algum título então o Avaí também está sempre brigando por algum título.

Pois é! :rofl: O neithan tá é putinho com o time dele...
 
Ano passado eu falei errado mesmo :rofl: Tô falando desse ano.

E falar que estrutura não conta é burrice, sério. O jogador precisa de um ambiente bom. Até para treinador não ir na mídia admitir que tem rato no CT e ir embora.
 
Sem esquecer que nessa de hegemonia nacional aqui do tópico que o RJ ainda nunca fez a chamada "dobradinha nacional" que é ter seus times ganhando o brasileiro e a Copa do Brasil no mesmo ano.
 
Ano passado eu falei errado mesmo :rofl: Tô falando desse ano.

E falar que estrutura não conta é burrice, sério. O jogador precisa de um ambiente bom. Até para treinador não ir na mídia admitir que tem rato no CT e ir embora.
Eu não disse que estrutra não conta. Lê lá emcima pra ver o que eu disse.

Mas aí tem a moral e a ética do treinador tb, né? Se ele n tiver isso, aí f****!

Sem esquecer que nessa de hegemonia nacional aqui do tópico que o RJ ainda nunca fez a chamada "dobradinha nacional" que é ter seus times ganhando o brasileiro e a Copa do Brasil no mesmo ano.

Vcs estão confundindo hegemonia regional com hegemonia clubistica.
 
Olha estrutura é importante sim. O SANTOS enquanto teve o melhor time das Américas do século XX, não investiu nisso e depois que o Pelé se aposentou foram anos muitos dificeis. Quando retomou os investimentos e construiu o CT Rei Pelé que está entre os melhores do Brasil voltamos a ganhar o brasileiro, Paulista com 4 participações em finais nos últimos 5 anos e a Copa do Brasil e agora disputando mais uma final de Libertadores.
 
Gente, importante todo mundo sabe que é, o lance é: é essencial? O Galo tem o melhor CT a anos e não ganha nada que preste!
 
Gente, importante todo mundo sabe que é, o lance é: é essencial? O Galo tem o melhor CT a anos e não ganha nada que preste!
Há anos não. Há poucos anos.
E eu o citei.
Não é pra resultado imediatista (isso é um problema do brasileiro, querer tudo ali logo). É pra longo prazo.
O longo prazo que o Cruzeiro tá aproveitando. Esse sim tem estrutura há anos de fato.

Mas é óbvio que times grandes de tradição sempre conseguirão um titulo ou outro, mesmo sem estrutura. E times médios como o Atletico PR não, mesmo com uma grande estrutura.

Mas se for olhar os times pequenos entre si, dá pra ver que faz diferença.
Os times de prefeitura e empresários tem uma estrutura boa (melhor que dos grandes em alguns casos), e acabam conseguindo se manter mais do que os tradicionais que não tem tanta estrutura. Quem acaba caindo pra série C são os que a gente queria que tivessem subido pra A, e vice-versa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo