• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influências Pagãs e Cristãs na obra do Silmarillion

Little Fairy

Usuário
Estou pesquisando sobre o meu trabalho de iniciação científica e o assunto é as influências pagãs e cristãs na obra Sillmarillion de Tolkien.
Isso foi falado mais ou menos no tópico intitulado "ironia", mas quero discutir e ser ajudada a respeito do SILLMA.Se vcs perceberem alguma"coincidência" ou coisa parecida, por gentileza escrevam aqui.
Se vcs puderem me ajudar, eu agradeço!!!!!
 
Apesar de o silmarilion ter muita influência católica, também há elementos da mitologia nórdica e até mesmo grega
Ex.: Quando eu comece a ler o Silma achei os valar muito parecidos com os deuses gregos os deuses gregos: há um deus grego para cada coisa, e um valar para (quase) toda coisa tmb. Tipo assim: Ulmo/poseidon = senhor dos mares, e assim por diante. Como não sou muito ligada em mitologia e religiões antigas, não sei te dizer muita coisa, mais esse é o rumo. Talvez outras pessoas aqui que saibam mais sobre isso, possam te dizer.
 
Apesar de o silmarilion ter muita influência católica, também há elementos da mitologia nórdica e até mesmo grega

Sem dúvida. Tolkien era fascinado pela mitologia pagã apesar de católico e transpassou isso para sua obra criando uma meta-cosmologia.


Ex.: Quando eu comece a ler o Silma achei os valar muito parecidos com os deuses gregos os deuses gregos: há um deus grego para cada coisa, e um valar para (quase) toda coisa tmb.

Isso é comum a todos os credos panteístas pagãos. A relação entre os Deuses e os fenômenos da natureza inexplicáveis. Entre os gregos era assim com certeza, mas mesmo entre os maias isso acontecia.


Tipo assim: Ulmo/poseidon = senhor dos mares, e assim por diante. Como não sou muito ligada em mitologia e religiões antigas, não sei te dizer muita coisa, mais esse é o rumo. Talvez outras pessoas aqui que saibam mais sobre isso, possam te dizer.

Ulmo-Posseidon é uma relação automática, de fato. Mas outras são possíveis também. O fato é que Tolkien criou um universo onde é possível relacionar um panteão de Deuses com uma influência cristã óbvia, um monoteísmo centrado em Ilúvatar vinculado a uma multiplicidade de Deuses mais humanos e ligados a matéria do mundo, os valar. Melkor cai na máxima do anjo caído (Lúcifer) e por aí vai...
 
Não só com relação às divindades, mas às práticas dos povos também. E não só no Silmarillion. N'O Hobbit', tambem há muitas influências, como os elfos fazendo um ritual de saudação ao solstício de verão etc.
 
Thais Tûk disse:
Não só com relação às divindades, mas às práticas dos povos também. E não só no Silmarillion. N'O Hobbit', tambem há muitas influências, como os elfos fazendo um ritual de saudação ao solstício de verão etc.
Ritual de solticídio de verão...muito comum na mitologia celta e resgatada pelos Wiccas.
 
Tem também um livrinho chamado (se não me engano - não estou com ele aqui) "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis" (não lembro todo o nome do autor, mas acho que tem um "Colbert"). Está em português, e já o encontrei em diversas livrarias em minha cidade (Na Siciliano deve ter).

Nesse livro, o autor discorre sobre uma série de influências na obra de Tolkien, passando pelo Kalevala finlandês, Beowulf, etc.

Não sei se é exatamente o que Doom Girl está procurando, mas talvez valha a pena dar uma olhada.
 
Com certeza sei de 3 influências germânicas(pagãs)na obra do Tolkien: Edda em prosa e em verso, Canção dos Nibelungos(se não me engano, foi daqui que ele tirou o nome gandalf) e Beowulf. O último, o Tolkien traduziu do saxão arcaico pro inglês moderno.

Beowulf eu sei que foi traduzido para o português, mas não me lembro que editora. Mas de qualquer forma todos eles estão disponíveis para download(acrobat) na internet. Não achei em português, só em inglês.

Acabei de lembrar de uma coisa: o Edda é a mitografia dos vikings, talvez uma boa fonte pra vc.

Aqui vai uma bibliografia sobre os bardos vikings(skálds), vê o que te interessa:

BRØNDSTED, Johannes. A poesia e o espírito Viking. In: _____ Os
Vikings. São Paulo: Hemus, s.d., p. 281-285.
CLARE, John. Festas e narrações de histórias. In: _____ Vikings.
São Paulo: Manole, 1993, p. 26-27.
GRAHAM-CAMPBELL, James (org.). Skaldic verse/The skald and his
poetry/skald and lord. In: _____ The Viking World. London: Frances
Lincoln, 2001, p. 167-171.
HAYWOOD, John. Skaldic verse. In: _____ Encyclopaedia of the Viking
Age. London: Thames and Hudosn, 2000, p. 175-176.
PAGE, Raymond Ian. O verso skáldico. In: _____ Mitos nórdicos. São
Paulo: Centauro, 1999, p. 22-26.
_____ Runes and the Vikings. Runes. London: The British Museum
Press, 2000, p. 28-31, 37, 56.
_____ Chronicles of the Vikings: records, memorials and myths.
Toronto: Toronto Buffalo, 2002, p. 13-39.
SAWYER, Peter (org.). The Oxford illustrated history of the Vikings.
Oxford: Oxford University Press, 1997, p. 206-207, 227.
STURLUSON, Snorri. Egil’s Saga. London: Penguin Books, s.d, p. 21-239=
.

Essa bibliografia eu retirei de uma mensagem de uma lista de discussão sobre Celtas e Vikings, com certeza vc pode arranjar mais informações em mensagens dessa lista.O nome é Celtas e Vikings, e é do Yahoo! grupos.

Boa sorte!
 
Ahe, Doom Girl!! Li as idéias da galera e me lembrei dum negócio, me parece que alguns nomes incrivelmente têm relação com a língua japonesa, como é o caso de Ulmo (em japônes, mar é Umi). Quem sabe vc pode dá uma olhada nisso.
Flw?
:mrgreen: :D :mrgreen: :D :mrgreen: :D :mrgreen: :D :aham:
 
A maior influencia em todas as obras de Tolkien, sobretudo O Silmarillion, estah na mitologia germanica. Depois temos em destaque as mitologias celta e filandesa. O fato da comparacao de Ulmo com Poisedon, eh q esse deus tb existia entre os germanicos, pois todas essas mitologias pre-cristas da Europa, tem origem numa unica crenca, a dos indo-europeus.

Para saber mais, indico meu site de mitologia germanica, link abaixo.

PS: descupem a falta de acentos.
 
Os estdos qe Tolkien fazia tinham a ver com mitologia de outras épocas não tinha?
acho essa coisa de relacionar personagens e fatos as vezes relativa....você pode relacionar coisas que nem o escritor pensou.....tem que ver só o que ta bem na cara se começar a criar muito pode fugir da realidade.... :?
 
Claro que tem que se ter esse cuidado com os exageros, mas o interesse de Tolkien pela mitologia germânica denuncia a influência dessa mitologia sobre a sua obra. Não lembro onde li, acho que na própria Valinor, que o Professor disse que a literatura ocidental começou a decair a partir de 1100. Tendo dito ou não isso, só o fato de ter traduzido Beowulf e de ser linguista e filologo jah denuncia o quanto a mitologia germanica foi importante e influente.
 
bom, um exemplo da influencia grega na obra de tolkien é o trecho em que Melkor, o vala rebelde, é levado ao julgamento de Manwe.

"pois ele é acorrentado por correntes forjadas por Aule, correntes que nem mesmo ele consegue quebrar"

Na mitologia grega, Prometeus, o titã rebelde, por ter roubado a chama de Zeus e dado as dádivas (cura, fogo, etc) aos seres humanos é

"preso e acorrentado pelas correntes inquebráveis forjadas por Hefestos, deus da forja e do trabalho em metais, e condenado a passar a eternidade sozinho amarrado a uma grande pedra no topo de uma montanha, onde todos os dias uma águia vinha e comia seu fígado eqto a noite o fígado voltava a crescer para ser comido novamente no dia seguinte pela águia"

podemos notar em ambos os trechos, deuses da forja, correntes inquebráveis e até mesmo águia como agentes divinos...
 
Bagrong disse:
Os estdos qe Tolkien fazia tinham a ver com mitologia de outras épocas não tinha?

SIM, PRINCIPALMENTE A MITOLOGIA GERMANICA/ NORDICA.

Bagrong disse:
acho essa coisa de relacionar personagens e fatos as vezes relativa....você pode relacionar coisas que nem o escritor pensou.....tem que ver só o que ta bem na cara se começar a criar muito pode fugir da realidade.... :?

O PROPRIO TOLKIEN NUNCA FEZ QUESTAO DE ESCONDER ESSAS SUAS INFLUENCIAS, MUITO PELO CONTRARIO, MAIS DE UMA VEZ ELE FALA DE SUA PAIXAO PELA MITOLOGIA GERMANICA, CELTA, ENTRE OUTRAS, DAS QUAIS ELE TINHA UM CONHECIMENTO MUITO GRANDE, COMO LINGUISTA QUE ERA.
 
Oakshield disse:
(...) podemos notar em ambos os trechos, deuses da forja, correntes inquebráveis e até mesmo águia como agentes divinos...

ESSAS FIGURAS E SIMBOLOS TB APARECEM DE FORMA EVIDENTE NA MITOLOGIA GERMANICA-NORDICA, O Q NAO EH DE SE ESTRANHAR, POIS TANTO A MITOLOGIA GRECO-ROMANA, QUANTO A GERMANICA-NORDICA, POSSUEM A MESMA ORIGEM, OU SEJA, NA CRENCA DOS PRIMITIVOS INDO-EUROPEUS.
 
valar = vanir da mitologia nordica
mtas coincidencias ex : maiar e valar = aesir e vanir da nordica
odin = orome
thor = aule
loki = melkor
heimdall = tulkas
e por ae vai sobre a mitologia hebraica so posso ligar
gorgoroth, morgoth, carcharoth, percebem o roth no final??? esses normalmente eram nomes d emonios hebraicos ex: sepiroth, astaroth
mal explicado + deu p intender
trolls elfos anoes vinheram da mitologia nordica tbm

balrogs = gigantes d fogo do nordico
as 2 grandes arvores seriam referencia a iggdrasil do norte
thalion ... semelhante a therion, tomegatherion a besta solar dos hebreus
+ se isso tem realmente ligacao so tolkien poderia dizer
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo