• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influência social do livro O Senhor dos Anéis

Aula de Sociologia no meu curso de Psicologia. Trabalho como avaliação. Temas à escolha. Após pensar em alguns temas (religião, transcedência, etc) e não ser muito bem aprovados pelo professor (tem de ser mais específico e problematizado), cheguei , com uma amiga, a este tema: a influência social do livro O Senhor dos Anéis. Pretendo levantar questões como o surgimento do RPG, a necessidade de um mundo de ilusões nas pessoas, a afinidade e integração com o livro, o que o livro trouxe para as pessoas, enfim, a influência social.
Para isso, gostaria de contar com a ajuda de outros tolkienmaníacos. É uma daquelas coisas que só quem gosta do assunto entende, e quem gosta, partilha com quem gosta. Não pretendo que vcs façam o trabalho por mim, mas que levantem questionamentos, comentários, passagens, idéias, coisas que possam me ajudar.
É um trabalho sociológico. Quem já leu um (Marx, Weber, Durkheim, Adorno, etc) sabe como funciona. É levantar o assunto, mostrar o objeto de estudo (positivismo SUX) e discutí-lo (importância, novidade, relações, etc). Lembrando q não é um estudo sobre o livro, mas um estudo sobre a influência social dele.
Tenho até o dia 31 para terminar, então não pretendo fazer algo muito complexo, mas o suficiente para entender um pouco sobre o q o livro traz para as pessoas.
 
Hum... bem, vou dar minha opinião
Acho que SdA tem uma influencia muito grande, a ponto de eu pensar 'como eu vivia sem ele'. Porque eu sou uma 'novata' em termos de Tolkien: gosto a menos de 4 meses. Sou 'novata', mas não 'inexperiente': sei várias coisas que os fãs antigos não sabem explicar.
Os livros, mesmo sem querer, mexem totalmente com a minha vida. Digamos... ás vezes, em certas situações, eu me vejo como a Arwen, ou a Éowin... E penso que também seria bom se a Terra Média existisse: ela parece uma terra mais 'perfeita' e bem mais prática.

Wow, eu precisei pensar muito para escrever isso... hehehe
 
Hum... bem, vou dar minha opinião
Acho que SdA tem uma influencia muito grande, a ponto de eu pensar 'como eu vivia sem ele'. Porque eu sou uma 'novata' em termos de Tolkien: gosto a menos de 4 meses. Sou 'novata', mas não 'inexperiente': sei várias coisas que os fãs antigos não sabem explicar.
Os livros, mesmo sem querer, mexem totalmente com a minha vida. Digamos... ás vezes, em certas situações, eu me vejo como a Arwen, ou a Éowin... E penso que também seria bom se a Terra Média existisse: ela parece uma terra mais 'perfeita' e bem mais prática.

belas palavras... mas realmente a Terra-Media era um lugar melhor mas ao mesmo tempo era perigosa e cheia de conflitos explicitos... mas a magia que nela tinha é algo que todos nos desejamos ter....
Namarië
 
Eu acho que existe em todo mundo a nescessidadede de pelomenos em algumas partes do dia, viver um pouco num mundo belo, mítico, onde ainda existe honra, heroísmo, fantasia, verdadeiros exemplos de lealdade....talvez, pela carência desses aspectos em "nosso" mundo, torna-se ainda mais empolgante quando achamos isso em algum lugar, ainda mais num lugar tao real quanto é a Terra Média. Nao que seja um tipo de literatura escapista, como muita gente ja disse, mas nas palavras do próprio Tolkien, ha diferenças bruscas entre o "escape do prisioneiro e a fuga do desertor". a última, nos separa do mundo,da nossa realidade, mas a segunda abre um ponto de vista novo em relaçao ao mundo que enxergamos.
Acho que no final de tudo a importancia da literatura de Tolkien é imensa, pelo seu caráter humano....

PS: meu primeiro comentário........hehe
 
e também pela mensagem de amizade, amor e honra...
vivemos em tempos em que essas palavras raramente são lembradas ou uzadas, e é bom às vezes "viajarmos" literalmente para aquele mundo onde mesmo havendo mal havia o bem que lutaria ate a derrota e jamais deixaria um amigo na mão... acho que qnd Tolkien escrevia o SdA em geral, ele se desviava dos muitos problemas de sua época... exatamente o que cada um de nós fazemos quando abrimos o livro ou quando entramos no Valinor, eu gosto desse site pois ha nele pessoas que gostam da mesma coisa e que se pudessem fazer a escolha de irem para TM iriam concerteza pois veem nela mais doque os outros que gostam do filme (faleifilme pois alguns dos que viram o filme leram livro) i veem os elfo como "feiticeiros de orelhas pontudas" (segundo o que eu ouvi de uma essoa esses dias) mas aqui todos veem os elfos por exemplo como seres supremos e de extrema sabedoria....
isso é a magia existente em O Senhor dos Anéis que faz com que ele se tormasse o segundo livro mais vendido no mundo perdendo somente para a Biblia...e com certeza, daqui 300 anos ou mais ainda vai ser conhacido e lido por muitos e o nome de Tolien ainda será lembrado...(e o Valinor ainda estara na net....rsrsrsrs)
nossa...axu q vo xora...rsrsrsrs...snif...snif... :oops:
 
Pra mim o senhor dos aneis é como se fosse uma imagem de um mundo no qual eu tento chegar e me imagino na terra-media um guerreiro ou aldeao?quem sabe ate mesmo um bardo,quando eu leio o livro ou jogo o RPG forma-se uma atmosfera da terra-media em volta de mim e é como se eu tivesse alcançado o mundo do qual eu estava procurando e me sinto bem e ouço as músicas relacionadas e sinto uma empolgação maior ainda,quando eu chego nesse estado de espirito e como seu eu tivesse chegado no apogeu da minha alegria e isso sobrevive por muito tempo pois as vezes eu me lembro desse estado e incorporo o meu personagem em qualquer lugar e depois fiko associando minha atitudes do cotidiano como se fossem em Arda.
 
Hummmm... interessante. Já tenho algumas coisas que vou aproveitar daqui. O livro é uma ponte que leva o leitor a um mundo em que seus desejos são alcançados. Uma fuga do cotidiano e dos incovenientes da vida real. Momento este que o leitor se enquadra em arquétipos mitológicos, em ambientes sutilmente mágicos e em personalidades idealísticas.
Nossa, eu estou viajando, mas é legal. :D
Bom, galera, a coisa tá ficando boa. Continuem. Seria legal também fazer paralelos, como a indústria de Saruman, a luta do bem contra o mal, a corrupção, a imortalidade dos elfos e a mortalidade dos homens, os erros humanos dos elfos e as atitudes transcendentais dos humanos.
 
Realmente, uma discussao muito interessante. Vivo me perguntando o porque do meu constante vício ao ler, nao somente o SDA, mas como todas as obras de Tolkien. Devo admitir que os livros sao muito mais do que apenas historias épicas. Obviamente, Tolkien nao imaginou a repercurssao que suas obras trariam ao mundo, mas ele tinha uma noçao de que a luta do bem contra o mal sempre existiu e sempre ira existir. Há tambem o sonho de que o bem sempre se sairá sobrepujante ao mal e tudo acabará como num conto de fadas. Tanto o Senhor dos Aneis quanto o Silmarillion, levam o ser humano a crer num mundo que ele mesmo imaginou em todas as eras de nossa existencia, mas nunca conseguiu concretiza-lo. Como num paraíso, onde há sim o mal, mas o bem é sempre mais forte. A mitologia em si (nao só a de Tolkien, mas a celta e a greco-romana tambem) sao formas de escape para o homem tentar explicar fatos que ele desconhecia (chuva, neve, etc) na antiguidade. Mas acredito que é mais do que isso. A mitologia tem esse "quê" de sonho, de utopia humanos. Obviamente que muito está relacionado com o "gostar ou nao gostar da Idade Média". Mas aí vem a grande questao-chave: e a Idade Média, o que foi? Houve mesmo tantos mitos e lendas como se ouve hoje em dia? Talvez haja mesmo uma relaçao entre a Idade Média e a Terra-média, já que nunca poderemos dizer o que é verdade e o que foi inventado (a nao ser aquilo que está registrado em documentos oficiais)

Mas...apenas minha humilde opiniao :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo