• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influência social do livro O Senhor dos Anéis

Aula de Sociologia no meu curso de Psicologia. Trabalho como avaliação. Temas à escolha. Após pensar em alguns temas (religião, transcedência, etc) e não ser muito bem aprovados pelo professor (tem de ser mais específico e problematizado), cheguei , com uma amiga, a este tema: a influência social do livro O Senhor dos Anéis. Pretendo levantar questões como o surgimento do RPG, a necessidade de um mundo de ilusões nas pessoas, a afinidade e integração com o livro, o que o livro trouxe para as pessoas, enfim, a influência social.
Para isso, gostaria de contar com a ajuda de outros tolkienmaníacos. É uma daquelas coisas que só quem gosta do assunto entende, e quem gosta, partilha com quem gosta. Não pretendo que vcs façam o trabalho por mim, mas que levantem questionamentos, comentários, passagens, idéias, coisas que possam me ajudar.
É um trabalho sociológico. Quem já leu um (Marx, Weber, Durkheim, Adorno, etc) sabe como funciona. É levantar o assunto, mostrar o objeto de estudo (positivismo SUX) e discutí-lo (importância, novidade, relações, etc). Lembrando q não é um estudo sobre o livro, mas um estudo sobre a influência social dele.
Tenho até o dia 31 para terminar, então não pretendo fazer algo muito complexo, mas o suficiente para entender um pouco sobre o q o livro traz para as pessoas.
 
Hum... bem, vou dar minha opinião
Acho que SdA tem uma influencia muito grande, a ponto de eu pensar 'como eu vivia sem ele'. Porque eu sou uma 'novata' em termos de Tolkien: gosto a menos de 4 meses. Sou 'novata', mas não 'inexperiente': sei várias coisas que os fãs antigos não sabem explicar.