• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influência do filme na leitura

Saradoc disse:
Kara é o seguinte, até hoje acho que as pessoas não entenderam as intenções de PJ, com aquilo, com aquela cena hulk. Veja que quando ela começa a dizer o que aconteceria se ela tomasse o anel para sí, começa aquela cena soberba. PJ tava querendo mostrar que até as pessoas mais belas, podem se tornar ao mesmo tempo poderosa e terrível, pois todos nós sabemos que é isso que acontece com quem revindica o anel, é consumido por ele, mas para quem nunca leu o livro e nem está disposto a ler, era necessária essa adição visual, sacou?

Você pode que aquela transformação ocorreu como se ela estivesse possuída, não ela quem decidiu fazer aquilo, podemos perceber isso pela cara assustada e ofegante que Cate nos mostra após esta cena. Pelo menos um amigo com quem eu assisti o filme e também é fã de Tolkien, também percebeu as intenções de PJ...

Ah, eu entendi as intenções dele sim, até porque a intençlão não é dele, é do Tolkien. O papel do PJ era só passar pro cinema, e com essa cena específica eu não concordei, achei exagerada.
O PJ disse que os magos na história não soltariam raios ou bolas de fogo porque isso era caricato, batido, além de ficar meio ridículo em um filme sério. Mas aquela Galadriel verde foi muito forçada, não precisava mesmo. Ela é uma atriz excelente, poderia ter lido o livro e interpretado, talvez com alguns efeitos especiais sutis colocados depois.

Há outras coisas no filme que eu também não concordei, mas foram a interpretação do diretor, eu respeito...

E isso aqui tá com cara do fórum Filmes, meslhor eu parar por aqui.
 
Bem, pessoal. Passou-se mais um ano e o novo filme foi lançado. Creio que seja pertinente ressuscitarmos o tópico, já que andei vendo que tem gente que anda confundindo livro e filme.
Pelo que se pôde ver pelos posts a respeito do filme anterior, parece que não há como evitar: uma vez lançado o filme, nunca mais a leitura do livro se desvinular das imagens e conceitos postos na película. Vocês concordam?
 
graças a deus eu li o livro muito antes de sequer imaginar que existiria um filme...
com isso pude criar cada personagem na minha imaginação,não como os que leram depois do filme que já tinham um conceito de como era cada um fisicamente...
Não me decepcionei muito com kem PJ escolheu para os personagens ...ficou muito bom...
gollum e do jeito que eu imaginava....
os elfos tb....
mas não gostei muito do Saurom...qundo toma forma
nem do theodén...
:x :twisted: :x :twisted:
 
eu vi SdA SdA antes de lê-lo, e apartir daih comecei a imaginar o filme, mas acabo revezando as vezes hehehehehhe

porem as vezes tbm eu, no livro, acabo iimaginando uma cena tao real (com personagens metade filme metade imaginação) que nem sei mais se eu vi akela cena no filme ou nao hehehe
o filme ajudou pra mim mais na ambientação, mesmo que ela não seja mostrada ainda
 
bom, eu li o livro antes do filme...p/ mim o gollum ficou perfeito...mas os ents ficaram muito diferentes do q eu imaginava...a marcha deler p/ mim seria como uma floresta em movimento, com todas as copas juntas...além disso, o palácio de théoden ficou muito michuruco, acho q p/ o rei de rohan ekilo era muito pekeno...tb o grima ficou bem diferente do q eu imaginava, ele ficou igualzinho ao snape do harry potter!!!p/ mim ele era pekenininho, meio corcunda, com uma carinha bem feia...enfim, nós temos nossas idéias de como saum os personagens, mas depois q os vemos no cinema naum conseguimos mais eskecer as imagens dos atores...sempre qd eu ler de novo sobre grima eu vou lembrar do grima do filme, e assim por diante...
 
Li o livro bem antes de se especular algo sobre o filme, aliás, eu e amigos meus até chegamos a fazer uma lista de um elenco dum possível filme. Nunca imaginávamos que o projeto do filme um dia apareceria.

Tenho imagens formadas em minha mente, deles, os caracterizados no filme de maneira bem próxima ao que imaginei foram: Gandalf, Saruman, Éomer, Gollum. Legolas até que também. Ah sim, e Gimli.

Boromir e Aragorn chegaram perto do que imaginei, mas não como os de cima. Aragorn, por exemplo, sempre imaginei mais alto do que Legolas. E ainda imagino, o filme será incapaz de eu me desfazer das imagens que já tinha.
 
Bom, o filme me mostrou uns orcs quase isguais aos da minha imaginação, o Aragorn eles arrancaram da minha mente e colocaram na tela, Boromir tava loko tb, porém a Galadriel, diferente do que diz no livro, ela estava feiosonaaaaaa!!! Abismo de Helm creio que foi um teco mai slegal que o meu.. hehehehe :P


Mas quanto à influenciar, achu que só influencia os novatos em leitura tolkeniana, akeles que leram por causa do filme... principalmente se leram depois do filme, porém alguns ficam inatingíveis, e eu conheço novatos que naum se deixaram influenciaR!! :aham: E isso é ótimoooo! :lol: :lol: :lol:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Bom. Estava pensando com meus botões e percebi que este terceiro episódio da saga de PJ foi o que menos influenciou minha mente. É certo que muitas cenas dos outros livros se tornaram uma referência para mim, pois algumas vezes suplantavam o que havia imaginado. Outras ficava um paralelo meio sem uma linha uniforme. Do primeiro filme, Valfenda é um exemplo. O simples casebre no meio de um vale que eu havia imaginado tomou outros tons. Agora não penso em uma Valfenda diferente... talvez somente um pouco, mas com o mesmo ar que existe na trilogia do PJ.

Já neste último filme, apesar de existirem imagens belíssimas, nada tomou um lugar predominante do que as imagens que já havia formado em minha imaginação. Mesmo Minas Tirith que achei a coisa mais estupenda não consegue rivalizar com a minha Cidade Branca.

E a chegada dos cavaleiros de Rohan, tal qual imaginei tomava outros ares... não sei, senti falta dos campos verdes de pelennor.
 
A chegada dos Rohirrin pra mim foi o ponto alto do filme (e acho que também é o do livro). Só de lembrar dá um frio na espinha! Gandalf se confrontando com o Rei-Bruxo nos portões de Minas Tirith, daí o sol nasce, um galo canta ao longe... E aí trobetas, trombetas! Os filhos de Eorl haviam chegado!

Só de lembrar já me encho de lágrimas (de novo!)
 
O filme exerce sim muita influencia na leitura, uma vez q vc ve o personagem e entao passa a assimila-lo... uma das coisas q nao gostei foi do Faramir by PJ... eu agora fiko com ele na cabeça ao ler o livro... e nao tem nada a ver um com o outro... :roll:

Tenho amigos que soh leram sda por causa do filme... para esses entao, eles veem tdos os personagens com otica do PJ... por isso acho q vale muito, mas muito mais a pena ler a obra e depis assistir o filme... para nao ficar com a otica do filme na cabeça... isso pq a imagem eh bem mais influente q a leitura...
 
Bom, no geral o filme atendeu bem às minhas expectativas, fora algumas coisinhas, como por ex: eu tinha imaginado o Pônei Saltitante um pouco diferente, mais aconchegante, menos sombrio...Valfenda, embora tenha ficado muito parecida na minha mente com a do filme, antes eu tinha imaginado um lugar mais cheio, mais vivo, mais festivo, com elfos andando pra lá e pra cá, cantando suas belas melodias...
Moria ficou incrivelmente parecida! ( acredito q isso nao seja novidade pra muita gente)
E a grande diferença pra mim foi Minas Tirith, que na minha mente era menos alta e suas cidadelas mais largas. Mas isso nao quer dizer que eu nao gostei da Minas Tirith do filme, eu dorei, uma das cenas mais belas da trilogia na minha opinião....

Ah, já ia esquecendo, a Eowyn! Eu tinha imaginado ela completamente diferente, mais bonita...mas acabei gostando da Mirando como Eowyn, ainda mais depois dos campos do Pellenor :mrgreen:

PS: é, a maioria dos elfos ficou meio estranha mesmo, mas isso exclui o Legolas...e a personalidade do Faramir ter mudado um pouco nao foi legal :|
 
PS: é, a maioria dos elfos ficou meio estranha mesmo, mas isso exclui o Legolas...e a personalidade do Faramir ter mudado um pouco nao foi legal

excluir o legolas??? tipo todo mundo q viu o filme e depois leu o livro vai imaginar q ele eh loiro... qdu na verdade tdu indica o contrario...
 
Eu vi o SdA e AdT antes de ler o livro, influenciou muito, sempre q começava a imaginar algo, lembrava do filme e pronto, mas mesmo assim prefiro as coisas como imagino, li o RdR antes de ver o filme daí foi bem melhor, não influenciou tanto. :wink:
 
Eu NÃO SUPORTO pessoas que não aceitam a excelente qualidade do filme e o fato do Filme superar alguns pontos do livro.

95% dos personagens foram melhores do que eu havia imaginado nos livros.Os Uruk-hai,Grond,Gollum,as paisagens,reinos(Minas Tirith é um espetáculo no filme,até mais grandioso que no livro),enfim,muitas coisas do filme podem influenciar de forma MUITO POSITIVA a maneira como eu encaro os livros,a visão que tenho de cada personagem do filme agora faz parte do livro tb,e cada personagem e paisagem do filme,visualmente falando,estarão eternizados no livro...
 
Olha, eu axo k o filme superou as minhas expectativas, eu contava k algo bem pior e principalmente o Rdr foi bom... claro k há algms diferenças do q eu imaginava, mas isso acontece smpr, pq na verdade a imaginação do PJ deu para o filme daquela maneira ( q está bastante boa) mas havia coisas diferentes, pq n imaginamos tds da msm maneira... :wink:
 
Eu acho que eu sou o unico que gostou da Galadriel !!
Concordo com o maglor naquele lance dela ficar azul quando frodo oferece o anel para ela... ficou forçadão mesmo !! :tsc:
Mas a voz dela... putz... não tem igual, transpareceu uma sabedoria e força que melhor só o Gandalf.
E a Cate Blanchett (É assim??) não é feia coisa nenhuma... ta bom que ela num é uma Liv Tyler, mas ela é bonita sim !!!
Por sinal... eu adoro ela !! :grinlove:
 
Eu NÃO SUPORTO pessoas que não aceitam a excelente qualidade do filme e o fato do Filme superar alguns pontos do livro.

95% dos personagens foram melhores do que eu havia imaginado nos livros.Os Uruk-hai,Grond,Gollum,as paisagens,reinos(Minas Tirith é um espetáculo no filme,até mais grandioso que no livro),enfim,muitas coisas do filme podem influenciar de forma MUITO POSITIVA a maneira como eu encaro os livros,a visão que tenho de cada personagem do filme agora faz parte do livro tb,e cada personagem e paisagem do filme,visualmente falando,estarão eternizados no livro...

questao de opiniao meu caro... :mrgreen: eu gostei do filme de um modo geral... superou expectativas... mas o topico pergunta como o flime influencia na leitura... e eu digo q alguns personagens foram interpretados de forma muito peculiar por Peter Jackson... de modo q quem for ler o livro depois de ver aos filmes pode sim fikar com certas coisas na cabeça... ter um pre-conceito de algum personagem by PJ.. enquanto a realidade do livro eh outra..
:wink:
 
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Eu NÃO SUPORTO pessoas que não aceitam a excelente qualidade do filme e o fato do Filme superar alguns pontos do livro.

95% dos personagens foram melhores do que eu havia imaginado nos livros.Os Uruk-hai,Grond,Gollum,as paisagens,reinos(Minas Tirith é um espetáculo no filme,até mais grandioso que no livro),enfim,muitas coisas do filme podem influenciar de forma MUITO POSITIVA a maneira como eu encaro os livros,a visão que tenho de cada personagem do filme agora faz parte do livro tb,e cada personagem e paisagem do filme,visualmente falando,estarão eternizados no livro...

Calma. O fato de a imaginação de alguém não ter sido como a do filme não muda as descrições dos livros. Eu achei que os filmes tiveram muitos pontos bons, alguns excelentes. E a grande maioria desses foi quando eles foram idênticos ao livro. Algumas alterações ficaram boas, mas não acho que tenham sido melhores do que a história original.

Minas Tirith, por exemplo, estava mesmo linda. Eu vou dizer aqui isso: nenhuma outra cena me emocionou tanto, nem a chegada dos rohirrin em Pelennor. Mas a imagem no filme é muito semelhante à descrição do livro, a ponto de não fazer sentido dizer que ela é melhor.
 
Maglor disse:
Elendil Senhor de Andúnië disse:
Eu NÃO SUPORTO pessoas que não aceitam a excelente qualidade do filme e o fato do Filme superar alguns pontos do livro.

95% dos personagens foram melhores do que eu havia imaginado nos livros.Os Uruk-hai,Grond,Gollum,as paisagens,reinos(Minas Tirith é um espetáculo no filme,até mais grandioso que no livro),enfim,muitas coisas do filme podem influenciar de forma MUITO POSITIVA a maneira como eu encaro os livros,a visão que tenho de cada personagem do filme agora faz parte do livro tb,e cada personagem e paisagem do filme,visualmente falando,estarão eternizados no livro...

Calma. O fato de a imaginação de alguém não ter sido como a do filme não muda as descrições dos livros. Eu achei que os filmes tiveram muitos pontos bons, alguns excelentes. E a grande maioria desses foi quando eles foram idênticos ao livro. Algumas alterações ficaram boas, mas não acho que tenham sido melhores do que a história original.

Minas Tirith, por exemplo, estava mesmo linda. Eu vou dizer aqui isso: nenhuma outra cena me emocionou tanto, nem a chegada dos rohirrin em Pelennor. Mas a imagem no filme é muito semelhante à descrição do livro, a ponto de não fazer sentido dizer que ela é melhor.
Eu não afirmei que as alterações foram todas positivas.A Galadriel no Episódio do Espelho é lamentável :roll: .Mas com todas as enormes dificuldades ao adaptar uma obra tão grande como SDA,PJ fez algo absurdo de bom.Falamos de Minas Tirith,mas não apenas Minas Tirith foi algo sensacional no filme,mas As Minas de Moria,Rivendell,Edoras,Portos Cinzentos,Condado...todos estes lugares estão praticamente idênticos ao descrito no livro,salvo algumas pequenas liberdades que PJ teve que fazer.


O que eu acho saudável é pegar o que vimos nos filmes,lembrar a aparência das personagens do filme,lugares e imaginá-las nas partes que não foram adaptadas para o filme.

Estamos falando da influência do filme na leitura,então,não vejo ligação alguma com relação àquilo que PJ deixou de fora e algumas das modificações que ele fez.

Basicamente, a influência maior acontece em cima daquilo que visualizamos nos filmes(personagens e paisagens principalmente).Coisas como Elfos no Abismo de Helm ou Scadufax derrubando Denethor na Pira são irrelevantes,e isso não tem como afetar a leitura.
 
Basicamente, a influência maior acontece em cima daquilo que visualizamos nos filmes(personagens e paisagens principalmente).Coisas como Elfos no Abismo de Helm ou Scadufax derrubando Denethor na Pira são irrelevantes,e isso não tem como afetar a leitura.

tenho q discordar disso... acredito q peuqenos detalhes sao importantes a mentes atentas...

Elfos no abismo de Helm sao em excelente exemplo! o cara vai ler o livro depois de ver o filme e vai se perguntar cade os elfos daqui??? ou ateh confundi-los com Erkenbrand... :eek: eu gosto muito dos filmes... mas que eles tem influencia na leitura de quem viu-os primeiro... ah vai...

existe akeles a quem a leitura impressiona nos pequenos detalhes... logo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo