• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Influência de Tolkien para os Balrogs

Ah, eu li sim seus posts, acompanhei a discusão desde o início, por isso que me assustei com o post do Ramalokion, onde ele fala que ainda tinha algumas pessoas que achavam que os Balrogs não eram nescessariamente ligados ao fogo. E ainda não acho que tenha motivo para dizer o contrario, tendo em vista que o Tolkien deixa bem claro em toda a obra a ligação dos Balrogs com o fogo. Como já citei antes, é só ir no glossário do Silmarillion e procurar Balrog. Está escrito: "'Demônios de Força', forma sindarin do nome dos espíritos de fogo que serviam Morgoth".
 
Última edição:
Meu caro Olorin, a questão que faz-me pensar que não leu é que em momento algum ative-me ao Quenta Silmarillion [cujo glossário conheço de longa data], mas sim ao APPENDIX, e ao Etym, sendo o Quenta Silmarillion um apanhado dos HoME, e seu glossário infímo perto dos anteriores.
Em toda discussão procurei uma resposta a uma dúvida que surgiu-me enquanto lia o APPENDIX, pois na sua variação lingüística Tolkien aparentemente não restringia os Valaraukar a somente uma classe, sendo todos espíritos de fogo. Talvez aparentemente apenas, no texto datado de 1917, havendo alterações. Então, durante todo decurso do tópico tentei expor essa idéia e achar algum trecho que comprovasse essa tese, mas não consegui, devido a escassez de material. Pois bem, agora no fim, mostro mais uma vez (outro motivo que faz-me crer que não tenha acompanhado todo tópico Olorin) o trecho que me incumbiu dúvidas, ou pequena parte dele para não incomodá-los:

balc 'cruel'; e graug 'demônio'. Formas em Qenya são mencionadas: arauke e Nalkarauke. No QL Malkarauke com outras palavras como malkane 'tortura' foi dada a raiz MALA (MBALA) '(esmagar), machucar, infligir dano', mas a relação disso com MALA 'esmagar, espezinhar' (vide Olore Malle) não foi decidida aparentemente.

Neste pequeno trecho do APPENDIX, observem as origens iniciais na mente de Tolkien para os Demônios de Poder, sendo nenhuma delas relacionadas neste momento ao fogo, assim como no trecho primordial da Queda de Gondolin, mas não temos datas batendo.
Porém a discussão não mostra-se mais frutífera, então chegamos a um fim.
Neste fim devo (não totalmente de bom grado, mas por falta de material) concordar que são os Valaraukar apenas espíritos de fogo. =]

Abraços a todos, até a próxima.
 
Aracáno Elessar disse:
Finarfin, bem, vejo que não temos mais pontos divergentes, não há o porquê de discutir-se mais. Os Balrogs são Ainur, não Maiar, mas não atemo-nos a isso.

Arácano, por favor, um esclarecimento: Onde você leu que os Balrogs são Ainur e não Maiar???

Faroth_Dîn, o Antigo
 
Ainur e Maiar são +ou- a mesma coisa

Todos Maiar são Ainur...

Veja bem... Ainur é raça, Maiar é título, assim como Valar. Valar é o título dado aos mais poderosos Ainur e Maiar aos demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo