1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Influência da Literatura na Música

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Key, 13 Nov 2008.

  1. Key

    Key Usuário

    Estou preparando um trabalho que tem como tema a influência da literatura na música.. especialmente no Rock/ Heavy Metal..

    Contudo, necessito de alguma "luz"; bibliografia, sei lá.. qualquer coisa que possa ajudar. Desde um pequeno artigo de revista, blog a livros.

    Quem souber de alguma coisa ou até mesmo quiser comentar aki sobre esse tema, sinta-se livre para fazê-lo. :D
     
  2. DiegoFerrite

    DiegoFerrite Usuário


    Hum, tem algumas coisas clássicas como o cd do blind guardians sobre o senhor dos anéis. As peças de chico buarque que viraram musicais.
    Tem um contista brasileiro que fez uma coisa que chama "prosa cantada", ele chama MArcelino Freire, da uma pesquisada, muito bom mesmo.

    Ah tem diversas outras influencias.
     
  3. Key

    Key Usuário

    É, andei pensando e vou escrever sobre a influência de Tolkien no metal.
    Tolkien que é o que mais influencia o processo de composição de várias bandas, como Battlelore, Blind Guardian, Rhapsody of Fire e outras..

    Há outras influências da literatura que andei pesquisando.. então só a título de curiosidade, as postarei aki:

    A banda Iced Earth lançou um cd duplo chamado Horror Show que em cada música há um livro diferente, como Dracula, Frankenstein e The Phantom of Opera Ghost (do The Phatom of the Opera)..

    A Biblia (um dos mais antigos livros de literatura) é assunto sempre corrente em bandas de Death/ Thrash/ Black Metal/ Gothic/ Doom, com várias citações em bandas como Moonspell, Tristania, Cradle of Filth, Slayer etc.

    O cd Chemical Wedding do Bruce Dickinson é todo sobre William Blake, desde a capa do cd (pintura de Blake) às músicas (claro!).

    Há também a influência da mitologia irlandesa, com fadas, duendes e bruxas nas composições de Tuatha de Danann (banda brasileira), Korpiklanni e tantas outras de Folk/Viking metal.

    As bandas Therion, Aesma Daeva e Theatre of Tragedy gostam da mitologia grega..

    O Nightwish costuma tratar de contos de fadas e também já escreveu sobre Tolkien..

    O Sepultura além de utilisar temas sociais e bíblicos, já falou do indígena brasileiro..

    Como influência/temática filosófica, histórica e ideológica, há a banda Haggard e as composições baseadas em Galilei Galileu e em Nostradamus. Sem contar o último cd deles q é um romance..

    Moonspell também já citou Crowley, para alguns o rei da literatura satanista..

    só para citar algums.. hahauhau
    hehe
     
  4. Ben Kenobi

    Ben Kenobi Aprendendo com um

    A música Number of the Beast, do Iron Maiden é baseada no livro/filme A Profecia.
    A banda Amon Amarth tem o nome basado em Tolkien, e as letras são sobre Mitologia Germânica.
    Acho que é só esses que eu sei^^
     
  5. Derfel Cadarn

    Derfel Cadarn Usuário

    Travei, recentemente, contato com duas obras literárias que foram musicadas. Ambas são maravilhosas e vale muito a pena escutar.

    A primeira delas é o Canto General, com letra do Pablo Neruda e música do compositor grego bolado Mikis Theodorakis. A tradução do livro do Neruda ficou Canto Geral e, até onde eu sei, ele não foi escrito visando ser musicado. O Theodorakis visitou o Neruda e tal, para fazer a adaptação musical, mas até aonde foi a participação de cada um no processo, disso eu não sei. É um disco difícil de achar no Brasil, acho que só importando.

    O segundo é a 'Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio', com música de Zeca Baleiro (sim, o Zequinha) para a poesia de Hilda Hilst. Deve ter sido uma das coisas mais bonitas que eu já ouvi, ao lado do do parágrafo acima. O Zeca também chegou a falar com a Hilda sobre seu projeto, creio mesmo que ela tenha ouvido o resultado e tal.

    Acredito que para você seja mais fácil conseguir esse do Zeca aí, tanto em termos de adquirir disco quando de, quem sabe?, falar com o cara.


    Eu sei que o que eu falei aqui destoa um pouco das outras postagens, pois você falava de influência sobre a música, e meus exemplos são de passagens diretas da literatura para a música. Bom, mas, enfim, se por nada mais, que valha ao menos pelas indicações musicais.
     
  6. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    Tem também o Dante XXI, que é todo baseado na obra de Dante Alighieri, e o novo álbum que será lançado início do ano que vem, baseado no livro "Laranja Mecânica" de Anthony Burgess.

    Tem também o novo do Judas Priest.:mrgreen:

    Esse creio que é o mais citado no rock/metal, de Ozzy Osbourne a Raul Seixas, sem contar na fixação que Jimmy Page(Led Zeppelin) tinha por ele, chegou a comprar até a mansão de Crowley.

    Bom, é isso, espero ter ajudado um pouco.
     
  7. servo de Eru

    servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

    vocês nunca ouviram Rush

    acredito que é a banda que mais faz músicas inspiradas em livros,por exemplo:RIVENDELL,THE NECROMANCER(SENHOR DOS ANÉIS),TOM SAWYER,XANADU,entre outras que não me lembro agora
     
  8. Fera

    Fera Sóbrio habitual

    Rick Wakeman (ex-Yeas) - Journey To The Center Of Earth.

    Ouça, é muito bacana e fortemente inspirado no livro de Júlio Verne.

    Cara, influências literárias na música existem aos montes, não sei de nenhum livro ou site especializado nisso, mas é só prestar mais atenção pra nomes de CD, bandas, músicas que você acaba percebendo isso.
     

Compartilhar