1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Influência da Bíblia nos escritos de Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Eferos Masopias, 29 Nov 2004.

1. Eferos Masopias

Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

Claro que muito pode ser coincidência, e não afirmo que não é. Mas creio que Tolkien pode ter se baseado bastante na bíblia para a escolha de nomes ou desenrolar de acontecimentos, e eu gosto disso:

Melkor parece Satanás. Um anjo que queria desafiar Deus(ou Eru).

Aragorn, de alguma forma, parece um messias (Aliás Neo de Matrix e Anakin Skywalker de Star Wars também). Aliás, Gênesis 49:10 diz: "O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de comandante de entre os seus pés, até que venha Siló; e a ele pertencerá a obediência dos povos." Muitos sugerem que Siló seria Jesus. Seria como se os reis de Israel fossem regentes até a chegada deste Siló(Jesus), a quem pertencia a verdadeira realeza. Os regente fizeram seu papel até a chegada Elessar(Aragorn), a pedra élfica. Aragorn e Jesus, porém antes de se revelarem levam uma vida simples.

Moria(onde estava o balrog) é o nome da elevação rochosa onde Salomão construiu o templo e hoje está o Domo da Rocha.

Dizer Fulano, filho de Beltrano, parece-se muito a forma bíblica de introduzir alguém.

Ainda há muito que reparei, mas não anotei e agora me esqueci. Ao passo que for me lembrando volto aqui para escrever.

O que acham?

2. Talvez em algumas concepções ele tenha se baseado pois ja ouvi falar q ele era católico mas,eu acho q ele nao fez isso conscientemente pois no prefácio ele diz q não gostaria de fazer nenhuma alegoria.

3. Metz

Metz ...

4. Católico fervoroso, Tolkien nunca escondeu que era muito religioso mas, a única inspiração bíblica no SdA foi Galadriel, baseada na nossa senhora.

Valew. 8-)

Compartilhar