1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Indo longe demais? "ONG quer banir “A Divina Comédia” por racismo"

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Ana Lovejoy, 24 Mar 2012.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ***

    Aqui no Brasil tivemos um caso parecido com um livro do Monteiro Lobato, mas desculpem os ufanistas, isso nem se compara com a cretinice dessa ong italiana. Colocando as coisas nas devidas proporções, é tipo tirar Machado de Assis das nossas escolas.

    O banimento nas escolas não quer dizer que a pessoa não vá poder ler, é óbvio. Mas que ficará uma lacuna na educação, caso atendam o pedido louco dessa ong. Isso para não falar dos precedentes que esse tipo de coisa pode abrir, o que é bem preocupante.
     
    Última edição por um moderador: 7 Nov 2012
    • Gostei! Gostei! x 7
  2. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    É inacreditável o nível que essas palhaçadas estão chegando.

    Eu não li o livro, mas pelo que é dito na matéria, ele simplesmente expunha a cultura da época. E na época (1200 - 1300) os cristãos do mundo ocidental estavam em Cruzadas contra os muçulmanos. É ÓBVIO que não se espera que falassem bem do inimigo!!! Se for assim, boa parte de obras do romancismo (acho que era romancismo) tbm teriam que ser banidas por também se referirem aos "mouros" como inimigo implacável.

    O único jeito razoável de resolver esses #mimimis é exigir que as novas edições tenham uma introdução explicando o contexto histórico e sócio-cultural no qual elas foram escritas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. adrieldantas

    adrieldantas Relax and have some winey

    Concordo, banir o livro é exagero.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    o que dói é justamente a necessidade de uma introdução. eu sei lá, fico com medo do que isso pode gerar no futuro. esse pessoal não tem noção que é meio que jogar livro na fogueira? o combustível nesse caso seria a ignorância completa da história do seu próprio povo, ou pelo menos a tentativa imbecil de apagar o que aquele povo já foi. eu sei lá, é realmente desanimador. parece que estamos retrocedendo.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Na realidade não foi Dante quem criou esse racismo. E acho que ler ou não ler "A Divina Comédia" não vai fazer com que o islamismo pareça ser mais legal. O que existe mesmo é a falta de interesse em conhecer as coisas mais a fundo, de perder o medo daquilo que é estranho ou desconhecido para nós.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Claro, para "defender os direitos humanos", vamos banir toda arte e todo registro da história que não estejam em conformidade com o século XXI. :roll:

    Idiotas: o mundo está cheio deles.
     
    • Gostei! Gostei! x 5
    • Ótimo Ótimo x 2
  7. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Sou cristão ortodoxo e digo (com a minha Igreja) que católico-romanos são cismáticos e protestantes e antitrinitaristas são hereges.

    Podem me prender. Por dizer a VERDADE que minha religião defende, assim como romanos e protestantes tem as suas verdades. E NINGUÉM deveria lhes tirar o direito de proclamar suas doutrinas.

    E isso é só pra tocar na área religiosa.

    :roll:

    Meu Deus, isso já tá ficando esquizofrênico. Que raios de tempos malditos são esses que a gente vive que a gente troca qualquer tentativa de definir a verdade por uma linguagenzinha covarde, pelo 'agradar a todos'? Isso é um absurdo, é a morte de qualquer tipo de racionalização, pensamento, filosofia.

    Eu nem sei o que dizer mais, estou pasmo com essa patifaria. Não dá nem pra acreditar. :wall:
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    A DC é talvez uma das obras que mais tenham influenciado a literatura ocidental. Eu nem sei mais o que comentar quando leio esse tipo de notícia.

    Agem como se adolescentes; por que eu não acredito que a leitura da Divina Comédia seja indicada para crianças mais novas; fossem seres acéfalos, sem o menor senso crítico.

    E os pais e responsáveis vão engolindo essas barbaridades calados.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  9. Pearl

    Pearl Usuário

    :blah:

    Agora, só falta acatarem a reclamação.

    A sensação que dá é essa mesma: queimem os livros! A caça as bruxas ou melhor pulgas começou.

    Povo não tem mais do que reclamar nao? Tipo corrupção, violência, educação, saude, etc!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. Lu Meyn

    Lu Meyn Usuário

    Pois é... Dá vontade de banir algumas pessoas...
    Excesso de histeria sobre a discriminação. Queria que um dia as pessoas acordassem e notassem que são todas diferentes, e esse papo de discriminação é só idiotice. Naquelas, uma pessoa TEM DIREITO de não gostar de alguns grupos de pessoas e expressar isso publicamente, tal como estes grupos também podem falar o que acham da pessoa. E ainda mais procurar isso nos livros pra tirar...
    grrr
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • Fail Fail x 1
  11. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Não sei se é um consolo ou não, mas ao menos essa paranoia louca não é só aqui no Brasil.
     
  12. Indily

    Indily Balrog de Pantufas Fofas

    Num conhece o Brasil??? Se a moda pega eles adotam tudo que EUA e Europa acham correto.

    Da medo e vergonha ler esse tipo de coisa.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Lothnen

    Lothnen Always...

    Na verdade nunca evoluímos.

    Do jeito que a neurose do politicamente correto anda, admira-me que a música Vale Tudo, do Tim Maia, ainda não foi proibida ou tachada de homofóbica. Contexto pra que, produção?
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  14. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    O excesso de blá blá blá está arruinando a cultura ocidental, e os medíocres tiram partido disto. Sim, na verdade tudo isto não passa de recalque de incapazes que sabem como se impor neste triste zeitgeist que vivemos.

    Vi isto nascer nos anos 80 e, infelizmente, minhas piores previsões se confirmaram.

    Mas, como a humanidade continua sendo a mesma, declaro, com o coração aliviado, que os frutos proibidos são sempre os mais doces.

    .
     
  15. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    Essa paranóia já chegou aqui. O dicionário Houaiss está sendo processado pela definição que dá para a palavra cigano. Como a Ana já falou o Monteiro Lobato també já está sendo perseguido. A maldição do politicamente correto já chegou ao Brasil e tende a piorar.:squid:
     
  16. Elriowiel Aranel

    Elriowiel Aranel Usuário

    Oh, meu Deus, por que nunca me entendem? :disgusti: :wall:

    Eu não disse que essa paranoia não tinha chegado no Brasil...

    Eu disse que pelo menos NÃO É SÓ AQUI que tem...

    Faz tempo que todos nós estamos reparando nesses casos insuportáveis aqui no Brasil. Mas uma notícia internacional mostra que o Brasil não é um caso isolado. Em outro países acontece o mesmo. É a loucura e a paranoia se alastrando.




    Interpretação de texto... interpretação de texto...
     
    Última edição: 24 Mar 2012
    • LOL LOL x 1
  17. Reverendo

    Reverendo Usuário

    Até o Tintin está enfrentando problemas.
     
  18. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A coisa é desanimadora em todos os setores.

    Na literatura grandes obras e grandes autores sendo execrados.

    Na relação pai e filhos tem essa cretinice de lei da palmada, sendo que no passado as crianças apanhavam mas obedeciam e respeitavam os pais e nem por isso os que apanharam em sua grande maioria deixaram de ser pessoas de bons valores morais e de carater.

    Na educação professores que sempre foram respeitados como autoridade em sala de aula e como uma pessoa que transmite informação e conhecimento, hoje são cada vez mais ridicularizados sofrendo bullyng dos próprios alunos.

    No direito penal, leis brandas, presos tendo cada vez de regalias amparados pelos direitos humanos (que as vezes chega ao cúmulo de se preocupar mais com um assassino/estuprador do que a vítima e sua família) e que por "bom comportamento" ganham o benefício de sair da cadeia sem cumprir o tempo determinado pelo Juiz (então pra quê ter Juiz???), voltam a aprontar e a violência segue solta!

    Na religião é redundância mencionar o que o Paganus já postou milhares de vezes em vários tópicos

    Melhor parar por aqui porque se for citar tudo... só resta torcer pra num entrarmos numa verdadeira era de trevas e de pura ignorância.
     
    Última edição: 24 Mar 2012
    • Ótimo Ótimo x 3
  19. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Cabeça vazia é oficina do Diabo, é isso que acontece quem fica sem fazer nada. Eles estão precisando colocar a mão na enxada e capinar bastante. Aliás, meu sítio precisa de fazer uma capina. Vou mandar um email para essa cambada de a toa e durante a folga do almoço ofereço recitar alguns versos da Divina Comédia, principalmente a parte do Purgatório.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • LOL LOL x 1
  20. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Realmente é uma idéia tão cretina isso de banir o livro que a gente fica até sem saber por onde começar a comentar.
    E eu concordo com a Ana, não vejo com bons olhos isso de se colocar uma explicação no começo, dizendo em que contexto a obra foi escrita. É como se dissessem "é assim que você deve interpretar a estória, como deve enxergar ela". Ora, isso é eliminar uma das melhores coisas que a leitura tem, na minha opinião, que é poder interpretar e situar a estória por conta própria.
     

Compartilhar