• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indiquem-me um livro assim...

Eriadan

Well-Known Member
Eu devo ter perdido a sanidade por criar este tópico justo quando a minha lista já contém mais livros do que o meu tempo de vida será capaz de dar conta, mas acho uma ideia legal, não dá pra deixar passar.

Sabe quando a gente gosta tanto de um livro que fica com muita vontade de ler outro no mesmo estilo, mas não sabe como procurar? Ou quando a gente quer ler outros do mesmo autor, mas são tantas opções, e a gente precisa garantir que seja um parecido? Ou quando quer conhecer determinado autor, ou determinado gênero, mas precisa de uma indicação para começar?

A ideia aqui é pedir indicações de livros: a) Com determinadas características; b) Parecido com... (nome do livro) ou "que devo gostar porque também li..." - claro que aí entra um pouco a subjetividade de quem leu.

Não achei tópico com a mesma proposta, mas se já houver, junta lá pfvr!

Aproveito para, irresponsavelmente, começar. Gostaria de finalmente conhecer a poesia nacional, mas não me inclino a sair lendo livros inteiros de cada poeta. Queria uma compilação de vários dos poetas e dos poemas melhores/mais reconhecidos da poesia nacional. Alguém tem algo assim para indicar? Algo do tipo "As 200 melhores da Poesia Nacional"?
 
Isso é uma tarefa para o @Mavericco
Sei que tem uma antologia chamada "Os cem melhores poemas brasileiros do século", organizada pelo Italo Moriconi, mas é restrita ao século XX, que foi muito prolífico; e imagino que apenas cem poemas acabem deixando muita coisa boa de fora. Não o conheço.

Sei que há uma antologia chamada "Livro dos poemas", da L&PM, editada pelo Sérgio Faraco. Na verdade, é a reunião de outros cinco livrinhos organizados por tema: Livro dos sonetos, do corpo, dos desaforos, das cortesãs, dos bichos. Que podem ser comprados avulsos na edição pocket. Tem a desvantagem de incluir autores portugueses também.

Sei que a editora Global tem uma coleção com "Os melhores poemas" de diversos poetas em voluminhos próprios; mas você disse que não quer ler um livro inteiro de cada poeta. Talvez para aqueles com uma produção muito extensa seja bom ter uma antologia própria, como é o caso de Bandeira e Drummond, pelo menos.

E a mesma editora Global tem outra coleção muito bacana chamada "Roteiro da poesia brasileira", na qual cada voluminho trata de um período específico (arcadismo, romantismo, etc.) e no século vinte um pra cada década, basicamente.

Mas algo bem assim como você imaginou eu não conheço. Deve até existir. Por isso marquei o Mavz pra ver se ele conhece. Eu nunca fui muito de consumir antologias, na verdade; por isso elas quase nunca se fixaram na minha cabeça quando as via. XD

Afora isso, eu poderia recomendar alguns do Bilac, que é quem eu conheço melhor. E tem pelo menos um livro que você deve curtir: chama-se "Eu", do Augusto do Anjos. Mas leia alguns poemas avulsos na web antes, só pra conferir.

___
Edit: corrigi alguns erros evidentes.
 
Última edição:
Excelente, @Béla van Tesma! Sim, eu acho que é inevitável, numa dessas compilações, se perder muita coisa boa, mas eu realmente queria ter uma visão beeem variada no início, porque não conheço praticamente nada dos poetas, e não queria perder nenhum dos principais. Quem sabe assim até consiga assim identificar os meus preferidos, ou o meu gênero preferido, e se aprofundar mais nesses.
 
Eu estou lendo, de forma bem devagar para saborear e aproveitar melhor, Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, selecionados pelo Italo Moriconi. Nunca fui muito chegado a contos, sempre tive mais contato com romances. Posso dizer que os contos selecionados são, em sua maioria, muito bons, e me fizeram ter uma nova visão sobre contos, me fizeram conhecer excelentes contistas nacionais — são muitos, e alguns foram praticamente esquecidos com o tempo — e me proporcionaram todo um novo universo a ser explorado.

Como o Béla comentou, o mesmo Italo fez a mesma compilação sobre os poemas. Se for tão bom quanto o de contos, recomendo que vá em frente. Só que como o próprio Béla disse, está restrito ao século XX, ou seja, basicamente, pré-modernismo, modernismo e poesia contemporânea (concretismo, poesia marginal etc.). Barrocos, árcades, românticos não devem aparecer por lá. Talvez uma pontinha de parnasianos e simbolistas no começo, mas ainda assim pouca coisa.
 
Material escolar é uma boa pra começar. Se conhecer alguém em idade escolar, ou alguém que trabalhe em escolas, é uma boa pedida.
 
As sugestões do Calib são ótimas!!
Se quiser uma antologia ainda mais compacta, recomendo Cinco séculos de poesia, do Frederico Barbosa. É uma antologia bem selecionada, vale super a pena.

Agora no seu caso, o ideal seria o Apresentação da poesia brasileira, do Bandeira. Foi uma antologia feita salvo engano pros gringos, com um resumo histórico muito bom do Bandeira seguido de uma antologia de poemas. A Cosac republicou essa antologia, mas vc acha edições mais antigas da Ediouro que são exatamente o mesmo livro
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo