• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indiquem-me um livro assim...

Eriadan

Usuário
Usuário Premium
Eu devo ter perdido a sanidade por criar este tópico justo quando a minha lista já contém mais livros do que o meu tempo de vida será capaz de dar conta, mas acho uma ideia legal, não dá pra deixar passar.

Sabe quando a gente gosta tanto de um livro que fica com muita vontade de ler outro no mesmo estilo, mas não sabe como procurar? Ou quando a gente quer ler outros do mesmo autor, mas são tantas opções, e a gente precisa garantir que seja um parecido? Ou quando quer conhecer determinado autor, ou determinado gênero, mas precisa de uma indicação para começar?

A ideia aqui é pedir indicações de livros: a) Com determinadas características; b) Parecido com... (nome do livro) ou "que devo gostar porque também li..." - claro que aí entra um pouco a subjetividade de quem leu.

Não achei tópico com a mesma proposta, mas se já houver, junta lá pfvr!

Aproveito para, irresponsavelmente, começar. Gostaria de finalmente conhecer a poesia nacional, mas não me inclino a sair lendo livros inteiros de cada poeta. Queria uma compilação de vários dos poetas e dos poemas melhores/mais reconhecidos da poesia nacional. Alguém tem algo assim para indicar? Algo do tipo "As 200 melhores da Poesia Nacional"?

Béla van Tesma

I’m hoping to do some good in the world!
Isso é uma tarefa para o @Mavericco
Sei que tem uma antologia chamada "Os cem melhores poemas brasileiros do século", organizada pelo Italo Moriconi, mas é restrita ao século XX, que foi muito prolífico; e imagino que apenas cem poemas acabem deixando muita coisa boa de fora. Não o conheço.

Sei que há uma antologia chamada "Livro dos poemas", da L&PM, editada pelo Sérgio Faraco. Na verdade, é a reunião de outros cinco livrinhos organizados por tema: Livro dos sonetos, do corpo, dos desaforos, das cortesãs, dos bichos. Que podem ser comprados avulsos na edição pocket. Tem a desvantagem de incluir autores portugueses também.

Sei que a editora Global tem uma coleção com "Os melhores poemas" de diversos poetas em voluminhos próprios; mas você disse que não quer ler um livro inteiro de cada poeta. Talvez para aqueles com uma produção muito extensa seja bom ter uma antologia própria, como é o caso de Bandeira e Drummond, pelo menos.

E a mesma editora Global tem outra coleção muito bacana chamada "Roteiro da poesia brasileira", na qual cada voluminho trata de um período específico (arcadismo, romantismo, etc.) e no século vinte um pra cada década, basicamente.

Mas algo bem assim como você imaginou eu não conheço. Deve até existir. Por isso marquei o Mavz pra ver se ele conhece. Eu nunca fui muito de consumir antologias, na verdade; por isso elas quase nunca se fixaram na minha cabeça quando as via. XD

Afora isso, eu poderia recomendar alguns do Bilac, que é quem eu conheço melhor. E tem pelo menos um livro que você deve curtir: chama-se "Eu", do Augusto do Anjos. Mas leia alguns poemas avulsos na web antes, só pra conferir.

___
Edit: corrigi alguns erros evidentes.

Última edição:

Eriadan

Usuário
Usuário Premium
Excelente, @Béla van Tesma! Sim, eu acho que é inevitável, numa dessas compilações, se perder muita coisa boa, mas eu realmente queria ter uma visão beeem variada no início, porque não conheço praticamente nada dos poetas, e não queria perder nenhum dos principais. Quem sabe assim até consiga assim identificar os meus preferidos, ou o meu gênero preferido, e se aprofundar mais nesses.

Loveless

J'ai une âme solitaire
Usuário Premium
Eu estou lendo, de forma bem devagar para saborear e aproveitar melhor, Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, selecionados pelo Italo Moriconi. Nunca fui muito chegado a contos, sempre tive mais contato com romances. Posso dizer que os contos selecionados são, em sua maioria, muito bons, e me fizeram ter uma nova visão sobre contos, me fizeram conhecer excelentes contistas nacionais — são muitos, e alguns foram praticamente esquecidos com o tempo — e me proporcionaram todo um novo universo a ser explorado.

Como o Béla comentou, o mesmo Italo fez a mesma compilação sobre os poemas. Se for tão bom quanto o de contos, recomendo que vá em frente. Só que como o próprio Béla disse, está restrito ao século XX, ou seja, basicamente, pré-modernismo, modernismo e poesia contemporânea (concretismo, poesia marginal etc.). Barrocos, árcades, românticos não devem aparecer por lá. Talvez uma pontinha de parnasianos e simbolistas no começo, mas ainda assim pouca coisa.

Finarfin

Usuário
Material escolar é uma boa pra começar. Se conhecer alguém em idade escolar, ou alguém que trabalhe em escolas, é uma boa pedida.

Mavericco

I am fire and air.
Usuário Premium
As sugestões do Calib são ótimas!!
Se quiser uma antologia ainda mais compacta, recomendo Cinco séculos de poesia, do Frederico Barbosa. É uma antologia bem selecionada, vale super a pena.

Agora no seu caso, o ideal seria o Apresentação da poesia brasileira, do Bandeira. Foi uma antologia feita salvo engano pros gringos, com um resumo histórico muito bom do Bandeira seguido de uma antologia de poemas. A Cosac republicou essa antologia, mas vc acha edições mais antigas da Ediouro que são exatamente o mesmo livro

Valinor 2021

Total arrecadado
R$400,00
Meta
R$4.800,00
Termina em: