• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indique uma obra de uma escritora no Dia Internacional da Mulher

Tataran

Usuário
[align=justify]Um parabéns a todas as mulheres do Meia Palavra no Dia Internacional da Mulher! :cerva:

Vamos homenageá-las indicando livros de autoria das melhores representantes do sexo feminino?

Eu começo com um pouco obscuro: Margarida La Rocque de Dinah Silveira de Queirós. :sim:[/align]
 
O livros de contos "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector.
Acho esse livro bem feminino. :sim:
 
Eu indico não uma obra, mas uma escritora: a magnífica Selma Lagerlöf. Costumo dizer: "leiam Selma Lagerlöf não por que ela ganhou o nobel ou por que há uma delineação feminista em sua obra, mas por que sua escrita merece saltar dos livros para dentro da alma das pessoas".

Para quem nunca leu nada da Selma, pode começar com Lenda de uma Quinta Senhorial, que deve parecer familiar a muitos de vocês. :sim:

Depois, quando já estiverem acostumados à escrita lagerlofiana, podem experimentar a leitura de A saga de Gösta Berling :grinlove:
 
Bem lembrado, Daniel.
E porque não?

Indico a série Crepúsculo (Stephenie Meyer) pras mulheres românticas (sim, é uma história romântica, não é história de vampiros e muito menos de terror) e outros títulos românticos também:

Orgulho e Preconceito (que já citaram);
O Morro dos Ventos Uivandes (Emily Bronte);
Jane Eire (Charlotte Bronte)

:amor:
 
Eu sei, Clara, falei em tom de brincadeira, não se ofenda, hehe
Indico a série Harry Potter, da J. K. Rowling, uma boa opção pra quem gosta de sagas ambientadas em mundos mágicos e fantasiosos.
 
Também gostei muito da história do Morro dos Ventos Uivantes, indicado pela Clara :sim:. Da Virgínia Wolf tem o Orlando que é :cool: . Para mudar de gênero, consigo lembrar o gótico moderno Prometeu da Mary Shelley e o excelente "Poem, protest and Dream" de Sor Juana Inés de La Cruz (edição bilíngue da Penguin Classics). Advirto que este último foi escrito em 1691 e pode não agradar aqueles que só gostam de obras mais modernas...
 
indico a série Os mundos de Crestomanci, de Diana Wynne Jones. é infanto-juvenil, mas vale muito a pena ^^
vendo esse topico eu me dei conta que há poucas autoras na minha biblioteca :/
 
Daniel disse:
Eu sei, Clara, falei em tom de brincadeira, não se ofenda, hehe
Indico a série Harry Potter, da J. K. Rowling, uma boa opção pra quem gosta de sagas ambientadas em mundos mágicos e fantasiosos.

Eu sei Daniel. Não me ofendi não. =)

Achei uma boa ideia porque não é preciso indicar só os livros digamos mais "profundos", literatura "de mulherzinha" eu também acho uma boa de vez em quando. :sim:
 
Claro, você tem toda razão ;)

E seguindo essa linha que você mencionou, cito mais uma obra: A Casa das Sete Mulheres, da Letícia Wierzschowski.
 
Antonia Fraser e seu "As seis mulheres de Henrique VIII"
Philippa Gregory com "O amante da virgem"
Mary del Priore e seu "Príncipe Maldito"
Jean Plaidy e sua série de livros sobre os Plantagenetas

taí. Uma bela seleção de mulheres no gênero que eu mais gosto
 
Na minha opinião, apesar da ficção científica ser dominada por homens, algumas das melhores histórias foram escritas por mulheres. Indico, por exemplo, "A Mão Esquerda da Escuridão", da Ursula Le Guin (que foi até incluído no cânone da literatura pelo Bloom).

E um conto que acho perfeito é "Bloodchild", da Octavia Butler.
 
Muito obrigada por todas as indicações, estão devidamente anotadas.:lendo:
Eu gostaria de indicar livros da chilena Isabel Allende. Eu só li a Casa dos Espíritos (conta uma saga familiar, tendo como pano de fundo a ditadura chilena) e Paula (quase autobiográfico, ela escreveu para sua filha em coma, para ajudá-la a recuperar a memória quando ela voltasse...mas ela não voltou do coma e morreu), gostei muito do estilo - tem personagens femininas fortes e cheias de ambiguidades. Os dois livros me emocionaram. E pretendo ler a Ilha sob o mar ainda este ano.
 
"Quase noite", de Alice Sebold. Um livro totalmente despretensioso, uma história de mistério, mas que prende o leitor pela curiosidade em saber como os personagens vão se relacionar entre si.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo