• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indique um clássico da Literatura

Indico como leitura obrigatória Germinal de Emile Zola..
se não ler ele você será obrigado a ler Os Miseráveis de Victor Hugo
 
Esse Terra Sonâmbula é lindimais. Li dua vezes; é verdade que parte do tchã se perde na releitura. Mia Couto tem pelo menos dois outros livros que eu recomendaria com força para quem nunca o leu: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra — e O fio das missangas (contos). Acho que O outro pé da sereia entraria na lista também, com menos ênfase. Mas depois de um tempo a prosa dele cansa um bocado; nem recomendo a leitura de duas obras em sequência. Vendi meus Mias todos uns anos atrás. Não cheguei a acompanhar os últimos trabalhos dele, desde 2010 mais ou menos. XD Alguém sabe se aquela trilogia é boa?

Nunca li, mas sempre tive curiosidade. Peguei as dicas.

Indico como leitura obrigatória Germinal de Emile Zola..
se não ler ele você será obrigado a ler Os Miseráveis de Victor Hugo

Os Miseráveis está acima de tudo o que eu li até hoje. No ranking afetivo de leituras, ele é o meu número 1.
Tenho aqui aquela edição da Cosac, com dois tomos, em formato pocket. Recomendo a leitura nessas edições da Cosac, porque ela tem umas 800 notas de rodapé e elas fazem toda a diferença na leitura. Sem mencionar que o texto de abertura, do Renato Janine Ribeiro, é excelente. Parece que a Penguin/Companhia está editando, com a mesma tradução e com o mesmo texto de abertura - então imagino que também tenha as notas de rodapé. Li em 2014, com o nosso clube de leitura. Foram uns 4 meses de encontros semanais para discutir os capítulos. Quero relê-lo tão logo seja possível.
 
Esse Terra Sonâmbula é lindimais. Li dua vezes; é verdade que parte do tchã se perde na releitura. Mia Couto tem pelo menos dois outros livros que eu recomendaria com força para quem nunca o leu: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra — e O fio das missangas (contos). Acho que O outro pé da sereia entraria na lista também, com menos ênfase. Mas depois de um tempo a prosa dele cansa um bocado; nem recomendo a leitura de duas obras em sequência. Vendi meus Mias todos uns anos atrás. Não cheguei a acompanhar os últimos trabalhos dele, desde 2010 mais ou menos. XD Alguém sabe se aquela trilogia é boa?

Terra Sonâmbula tem um quê de quero mais, o que fez com que eu me apaixonasse pela literatura africana, moçambicana, de modo específico. Inclusive, durante o mestrado, sempre que eu falava que estava estudando literatura moçambicana, me perguntavam se era algum livro do Mia. Ainda bem que não foi, já que eu fiquei tão traumatizada com o mestrado que demorei séculos para voltar a ler autores africanos. Mas, mesmo durante esse hiato, nunca deixei de amar o Mia. A última coisa que li dele foi aquele livro de ensaios: "E se Obama fosse africano?". Não cheguei a ler a trilogia "As areias do imperador".
 
Se eu fosse indicar, eu indicaria uma coleção de clássicos lançada pela Abril há 10 anos que são os Clássicos da Abril com 30 obras em 35 volumes com capa dura de tecido e papel nobre.

Vol 1) Crime e castigo - vol. I, Fiódor Dostoiévski
Vol 2) Crime e castigo - vol. II, Fiódor Dostoiévski
Vol 3) Madame Bovary, Gustave Flaubert
Vol 4) O retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde
Vol 5) Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
Vol 6) A divina comédia - Inferno, Dante Alighieri
Vol 7) Os sofrimentos do jovem Werther, J.W. Goethe
Vol 8) O engenhoso fidalgo D. Quixote da Mancha - vol. I, Miguel de Cervantes
Vol 9) O engenhoso fidalgo D. Quixote da Mancha - vol. II, Miguel de Cervantes
Vol 10) Hamlet, Rei Lear e Macbeth, William Shakespeare
Vol 11) Ilusões perdidas - vol. I, Honoré de Balzac
Vol 12) Ilusões perdidas - vol. II, Honoré de Balzac
Vol 13) Orgulho e preconceito, Jane Austen
Vol 14) O primo Basílio, Eça de Queirós
Vol 15) Moby Dick - vol. I, Herman Melville
Vol 16) Moby Dick - vol. II, Herman Melville
Vol 17) O falecido Mattia Pascal, Luigi Pirandello
Vol 18) O homem que queria ser rei e outras histórias, Rudyard Kipling
Vol 19) Os lusíadas, Luís de Camões
Vol 20) A metamorfose, Franz Kafka
Vol 21) Outra volta do parafuso, Henry James
Vol 22) O assassinato e outras histórias, Antón Tchekhov
Vol 23) O morro dos ventos uivantes, Emily Brontë
Vol 24) Mensagem, Fernando Pessoa
Vol 25) Coração das trevas, Joseph Conrad
Vol 26) O vermelho e o negro, Stendhal
Vol 27) Cândido, Voltaire
Vol 28) Os Malavoglia, Giovanni Verga
Vol 29) Os sertões - vol. I, Euclides da Cunha
Vol 30) Os sertões - vol. II, Euclides da Cunha
Vol 31) Contos de amor, de loucura e de morte, Horacio Quiroga
Vol 32) Infância, Maksim Górki
Vol 33) Grandes esperanças, Charles Dickens
Vol 34) No caminho de Swann, Marcel Proust
Vol 35) Odisseia, Homero






http://www.dinap.com.br/site/noticias/www.dinap.com.br/site/noticias/classicos.doc
 
Nunca li, mas sempre tive curiosidade. Peguei as dicas.



Os Miseráveis está acima de tudo o que eu li até hoje. No ranking afetivo de leituras, ele é o meu número 1.
Tenho aqui aquela edição da Cosac, com dois tomos, em formato pocket. Recomendo a leitura nessas edições da Cosac, porque ela tem umas 800 notas de rodapé e elas fazem toda a diferença na leitura. Sem mencionar que o texto de abertura, do Renato Janine Ribeiro, é excelente. Parece que a Penguin/Companhia está editando, com a mesma tradução e com o mesmo texto de abertura - então imagino que também tenha as notas de rodapé. Li em 2014, com o nosso clube de leitura. Foram uns 4 meses de encontros semanais para discutir os capítulos. Quero relê-lo tão logo seja possível.
estou lendo esse aí agora, mas bem lentamente. a escrita é bem gostosa. e essa edição da cosac é meu orgulho hihih

eu gostava muito do Mia Couto; li Terra sonâmbula há alguns anos. mas depois que conheci Grande sertão: veredas, fiquei com a impressão de que o Mia fica circundando algo que o Guima toca no osso. o que eu quero dizer é que acho o Mia bonzinho demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo