• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Índios evangélicos aumentam 42% em 10 anos e já são 210 mil

Esse é o ponto básico. Não dá pra colocar seres humanos em redomas de vidro para observação ou preservação. Isso é contrariar os próprios pressupostos sobre os quais a modernidade se tem erguido: respeito aos direitos humanos, etc etc. É um retrocesso, digno de século XIX.
Na verdade Paganus, no século XIX houve a explosão do conceito de evolucionismo social, impulsionado pelo evolucionismo biológico de Darwin.
Foi a época em que mais se tentou "ocidentalizar" os povos. No evolucionismo social eles viam os índios como uma parte involuída do desenvolver social, presos na revolução neolítica.

Quem rompeu pesado com esse pensamento foi o Levi Strauss com a teoria do "jogo de dados. Que resumidamente defende que todas as sociedades são igualmente desenvolvidas, porém de formas diferentes em cada grupo social.
Esse conceito ainda é muito trabalhado, infelizmente o evolucionismo social caiu muito bem ao senso comum e é difícil convencer o povo que índio não é selvagem e nem que chines é tudo maluco.
 
Esse é o ponto básico. Não dá pra colocar seres humanos em redomas de vidro para observação ou preservação. Isso é contrariar os próprios pressupostos sobre os quais a modernidade se tem erguido: respeito aos direitos humanos, etc etc. É um retrocesso, digno de século XIX.

.

Couldn't agree more... Isto é desumano e autoritário, para não dizer totalitário, "vocês serão o que eu quero que vocês sejam". Orwell puro.

.
 
Eu sei que posso, os botões estão aí pra isso.

O seu post foi um besteirol, IMO, pela falta de argumentos. Você apenas disse sem fundamento que a conversão dos índios gera perda de identidade. Isso chega a ser uma ofensa aos índios, contra sua liberdade intelectual, social e até espiritual. Principalmente espiritual.

Não é ofensa. Eu vi isso na prática durante minha vivência em comunidades indígenas e de quilombos. Se vc quiser te convido a fazer uma visita numa comunidade quilombola no norte de Minas chamada Maravilha e numa krenak, como que a introdução do cristianismo desestruturou a comunidade local (neste caso o protestantismo), além de outros fatores externos. É de cortar o coração, só vendo pessoalmente.

Tenho um artigo publicado num livro que trata sobre diversos assuntos sobre comunidades quilombolas. Te indico o livro se quiser. Fiz todo um trabalho numa comunidade quilombola justamente sobre isso.
 
Vocês falam como se isolando culturas e crenças, elas se fortalecessem. é justamente o contrário. Religiões MORREM sem estímulo externo e estímulos internos dependem disso também. Assim nascem as grandes religiões.

Se for assim, tranquem a população ateia, cristã, muçulmana, budista, etc, em 'áreas de preservação'. Mania arrogante que o ocidental tem de achar que tem 'missão' de proteger os índios indefesos e coitados do mundo que eles mesmos criaram ao destruir sua cultura no passado. É um remorso paternalista.

Sério? Vamos isolar todos então, pra ver se todas as religiões desaparecem. :dente:
 
Eu não sou contra os índios consumirem produtos "ocidentais", tecnológicos, é direito deles, se el querem usar TVs estão mais do que no direito, mas sou contra a forçação de barra de missionários que vão lá para catequizá-los, porquê não vão lá levar remédios? Não querem ajudar? Se ser cristão é tão bom assim, porquê não tem índios saindo das tribos ir para a cidade para ser cristãos? Não, são esses missionários que vão nas tribos.
 
Eu não sou contra os índios consumirem produtos "ocidentais", tecnológicos, é direito deles, se el querem usar TVs estão mais do que no direito, mas sou contra a forçação de barra de missionários que vão lá para catequizá-los, porquê não vão lá levar remédios? Não querem ajudar? Se ser cristão é tão bom assim, porquê não tem índios saindo das tribos ir para a cidade para ser cristãos? Não, são esses missionários que vão nas tribos.
E quem disse que não tem?
E outra, como vão se converter sem alguém que lhes pregue? Mágica?

Precisa ter missionários SIM, mas com critério, sem forçação de barra, com respeito pelas tradições. Agora todas as missões são assim? Não.

- - - Updated - - -

Sério? Vamos isolar todos então, pra ver se todas as religiões desaparecem. :dente:

Boa! Melhor ainda fazer o mesmo com os neo-ateus, mais uma religião fanática desaparecendo! UHULLLLLLL \o/
 
Boa! Melhor ainda fazer o mesmo com os neo-ateus, mais uma religião fanática desaparecendo! UHULLLLLLL \o/

Isso é modinha de adolescente com os hormônios em ebulição Caio. Logo passa.

Nada contra os ateus sérios. Mas postar foto de criança morrendo de fome e culpar Deus, como se a culpa não fosse nossa e como se isso fosse fazer com que elas tivessem acesso à comida, é hipocrisia da grossa.
 
.

O que mais me incomoda no fanatismo ateu é o "fervor missionário" deles. Sinto ganas de jogar-lhes na cara o contrário do que tenho vontade de lançar contra religiosos fanáticos: "Da minha inexistência de alma, cuido eu!"*.

* Contra fanáticos de qualquer religião é: "Da minha alma, cuido eu!"

.
 
Eu não sou contra os índios consumirem produtos "ocidentais", tecnológicos, é direito deles, se el querem usar TVs estão mais do que no direito, mas sou contra a forçação de barra de missionários que vão lá para catequizá-los, porquê não vão lá levar remédios? Não querem ajudar? Se ser cristão é tão bom assim, porquê não tem índios saindo das tribos ir para a cidade para ser cristãos? Não, são esses missionários que vão nas tribos.

Já viu como os índios vivem nas cidades? Não deve ter índio na tua cidade.
A maioria vive vendendo artesanato nas calçadas, quase uma mendicância. Muito mais fácil ver um negro como gerente de banco do que um índio. A vida na cidade pra qualquer índio é um pequeno inferno. Só conseguem os piores empregos, graças às políticas públicas que bestializam os pobres coitados, como se já não bastasse os europeus terem dizimado populações indígenas no passado.

Geralmente as missões evangelizadoras levam alimento e remédios onde vão, independente do lugar do mundo e do povo que os missionários pregam. Eles não forçam ninguém a se converter, a época da conversão pela espada já passou. Se o índio não quer se converter, problema dele.

Como o Paganus já falou, é praticamente uma ordem direta a todos os cristãos: espalhar a palavra de Deus. E não tem como os índios decidirem se querem ser cristãos ou não se não tiver quem leve a catequização nas aldeias. É meio óbvio isso, não é?
 
Até outro dia eu era evangélica, e a igreja que eu ia tinha forte apelo missionário (incentivo à causa, preparação e formação de missionários etc). Eu vi um projeto de missão evangelista para uma tribo no Mato Grosso (na época, me chamaram porque eu não tinha participado de nenhum evangelismo - aliás, nunca participei). Enfim, eu acompanhei o relato de quem foi e foi interessante o que me passaram: quando chegaram lá (tinham que atravessar rio remando, não tinha o minimo conforto, o pessoal dormia em esteiras no chão, tomava banho no rio - americanos conservadores convivendo com indias tomando banho nuinhas em pelo), os indios não ficaram lá muito contentes, não. Falavam português, entao ouviram tudo, até porque o metodo dessa igreja era bem sutil e educado, bastante honesto até (nada de promessa de milagres materiais e prosperidade atraves da conversão). O pastor americano líder da igreja aqui contou que foi um choque pros gringos conviver com indias de peito de fora, tomando banho peladonas, cenas de sexo sem pudor nas ocas, o modo de comer com as mãos... Isso motivou o grupo a ser mais firme no proposito. Nenhum indio daquela tribo (acho que é kaiwa o nome) se converteu, nem ficou exatamente maravilhado com os celulares, ipods e cameras do grupo. Isso me surpreendeu, achei que os indios iam ficar babando nas coisas tecnologicas. Foi o que o pastor falou na época: ''fizemos nosso trabalho, falamos de Deus para eles, e Deus trabalha de muitas maneiras ao tempo Dele.'' Ficou a mensagem praqueles indios tão enraizados na propria cultura, e se eles quisessem mesmo ter se convertido, a missão não teria sido ''infrutífera'', como alguns disseram que foi porque nenhum se converteu.
Eu acho que esse é o certo: passar a mensagem que querem passar, pronto. Não é correto, IMO, tentar seduzir os indios com apetrechos tecnologicos e promessas falsas de prosperidade material atraves da aceitação de Cristo. O livre arbitrio, tão 'respeitado' nas religiões cristãs, é seriamente ignorado na maioria dos processos de evangelismo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo