1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Indicados ao Nebula 2010

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Gigio, 3 Abr 2011.

  1. Gigio

    Gigio Usuário

    Agora já faz um tempinho que foram anunciados os candidatos ao prêmio Nebula, dado pela Associação dos Escritores de Ficção Científica e Fantasia dos EUA, mas ninguém falou nada até agora, então deixa que eu falo. Claro, nada foi traduzido ainda, com sorte um ou outro uma hora chegue por aqui, mas ainda assim vale dar uma olhada nos nomes que estão despontado e nas tendências do momento...

    Bem, para quem quiser acessar direto o anúncio da SFWA, aqui está o
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Vou incluir uma sinopse dos indicados a melhor romance, e depois coloco a lista das outras categorias.

    Entre os romances, as mulheres se destacaram em 2010, ocupando 5 das 6 indicações. É bem notório também o predomínio de obras de fantasia. E mais curioso: no "product description", a descrição da contracapa, das obras de todas as estreantes (ou seja, todas as indicadas menos a Connie Willis) apresenta a palavra "amor"... Será que 2010 foi o ano da fantasia voltada ao público feminino? Um desdobramento do efeito Crepúsculo?

    (Não reparem no tom "catchy", feito para despertar a curiosidade, das sinopses. Se foram indicados para o Nebula, esses livros tem uma qualidade minimamente razoável.)

    The Native Star, M. K. Hobson

    [align=center][attachment=3529][/align]

    "The Native Star" é ambientado na América de 1876 e narra as aventuras de Emily Edwards, bruxa local do pequeno povoado de Lost Pine em Serra Nevada. Seu negócio está sofrendo com o crescimento de magikas patenteadas por correspondência, e sua única chance de evitar a penúria que bate à sua porta é usar um feitiço de sedução para enfeitiçar o mais rico lenhador do povoado para que se case com ela.
    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Primeiro livro da escritora M. K. Hobson. Parece divertido e tem toda a cara de que vai inaugurar uma longa série... Avaliação na Amazon: 4.7 de 5.

    The Hundred Thousand Kingdoms, N. K. Jemisin

    [align=center][attachment=3530][/align]

    Yeine Darr é uma exilada do norte bárbaro. Mas quando sua mãe morre sob circunstâncias misteriosas, ela é convocada à majestosa cidade de Sky. Lá, para sua surpresa, Yeine é nomeada herdeira do rei. Contudo, o trono dos Cem Mil Reinos não será facilmente ganho, e Yeine é lançada em um cruel luta pelo poder.
    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este acho que é o mais famoso entre os indicados, já vi até uma pilha de volumes, em inglês mesmo, em destaque na Cultura de São Paulo. Muito provavelmente deve ganhar uma tradução. E valem os mesmos comentários do livro anterior: primeiro livro de uma escritora de uma possivelmente longa série de fantasia... Avaliação da Amazon: 4.0 de 5.

    Shades of Milk and Honey, Mary Robinette Kowal

    [align=center][attachment=3531][/align]

    "Shades of Milk and Honey" é exatamente o que se esperaria se Jane Austen tivesse sido uma escritora de fantasia: "Orgulho e Preconceito" que se junta a "Jonathan Strange & Mr. Norrell". Um retrato profundo de uma mulher, Jane, e sua busca por amor em um mundo onde a manipulação do glamour é considerada uma qualidade essencial de uma donzela.
    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Estreia no romance da escritora Mary Robinette Kowal, vencedora do prêmio John W. Campbell de Escritor Inciante de 2008. Avaliação na Amazon: 3.7 de 5.

    Echo, Jack McDevitt

    [align=center][attachment=3532][/align]

    O excêntrico Sunset Tuttle passou toda sua vida buscando em vão por formas de vida alienígena. Trinta anos após sua morte, uma tábua de pedra inscrita com símbolos crípticos e indecifráveis é encontrada na posse de uma antiga paixão de Tuttle, e o mercador de antiguidades Alex Benedict está ansioso para descobrir que segredos a tábua guarda.
    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    O McDevitt já foi indicado tipo zilhões de vezes ao Nebula e ao Hugo (e perdeu quase todas). Este já é o quinto livro da série que tem Alex Benedict como protagonista, e que já foi premiada em 2005 com "Seeker". Avaliação na Amazon: 4.0 de 5.

    Who Fears Death, Nnedi Okorafor

    [align=center][attachment=3533][/align]

    Em um futuro distante, numa África pós-holocausto nuclear, o genocídio assola uma região. Os agressores, os Nuru, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okeke. Mas quando a única sobrevivente de uma vila Okeke massacrada é brutalmente violentada, ela consegue escapar, vagando para os confins do deserto. Lá dá a luz a uma garota cuja pele e os olhos são da cor da areia e insitintivamente compreende que sua filha é algo diferente. Ela lhe dá então o nome de Onyesonwu, que significa "Quem teme a morte?" numa antiga língua africana. Criada sob a tutela de um misterioso e tradicionalista xamã, Onyesowu descobre seu destino mágico: dar fim ao genocídio de seu povo. A jornada para cumprir seu destino a forçará a lidar com natureza, tradição, história, amor verdadeiro, os mistérios espirituais da sua cultura e eventualmente a morte.

    A Nnedi Okorafor tem ascendência Igbo, como outros escritores como Chinua Achebe e Ben Okri, e dá continuidade ao realismo mágico-mitológico africano. Já teve outras obras premiadas no estilo infanto-juvenil e estreia no romance adulto. Avaliação na Amazon: 4.7 de 5.

    Blackout/All Clear, Connie Willis

    [align=center][attachment=3534][/align]
    [align=center][attachment=3535][/align]

    Oxford em 2060 é um lugar caótico. Historiadores viajantes do tempo estão sendo enviados aos montes ao passado, para destinos que incluem a Guerra Civil Americana e o ataque ao World Trade Center. Michael Davies está se preparando para ir a Pearl Harbor. Merope Ward está tendo de lidar com um bando de empesteados refugiados de 1940 enquanto tenta convencer seu orientador, Mr. Dunworthy, a deixá-la ir ao Dia da Vitória na Europa. A próxima designação de Polly Churchill será como uma vendedora em meio ao bombardeio de Londres. E o garoto de 17 anos Colin Templer, que tem uma queda por Polly, está determinado a ir às Cruzadas, para que possa "alcançá-la" em idade.

    Connie Willis é outra veterana da lista, que já foi indicada várias vezes e já recebeu muitos prêmios importantes. "Blackout" e "All Clear" foram publicados separadamente, mas são essencialmente dois volumes de uma mesma história, dando continuidade ao cenário dos historiadores da Oxford de 2060 de outros romances como "Doomsday Book" e "To Say Nothing of the Dog". A escritora é reconhecida pela fidelidade e detalhismo histórico das suas obras e pelo tom cômico dos imbróglios temporais em que seus personagens se envolvem. Avaliação na Amazon: 3.2 para "Blackout" e 3.6 para "All Clear".

    Outros indicados:

    Conto
    "Arvies’’, Adam-Troy Castro
    ‘‘How Interesting: A Tiny Man’’, Harlan Ellison
    ‘‘Ponies’’, Kij Johnson
    ‘‘I’m Alive, I Love You, I’ll See You in Reno’’, Vylar Kaftan
    '‘The Green Book’’, Amal El-Mohtar
    '‘Ghosts of New York’’, Jennifer Pelland
    ‘‘Conditional Love’’, Felicity Shoulders

    Novelette
    ‘‘Map of Seventeen’’, Christopher Barzak
    ‘‘The Jaguar House, in Shadow’’, Aliette de Bodard
    ‘‘The Fortuitous Meeting of Gerard van Oost and Oludara’’, Christopher Kastensmidt
    “Plus or Minus’’, James Patrick Kelly
    ‘‘Pishaach’’, Shweta Narayan
    ‘‘That Leviathan, Whom Thou Hast Made’’, Eric James Stone
    ‘‘Stone Wall Truth’’, Caroline M. Yoachim

    Novela
    The Alchemist, Paolo Bacigalupi
    ‘‘Iron Shoes’’, J. Kathleen Cheney
    The Lifecycle of Software Objects, Ted Chiang
    ‘‘The Sultan of the Clouds’’, Geoffrey A. Landis
    ‘‘Ghosts Doing the Orange Dance’’, Paul Park
    ‘‘The Lady Who Plucked Red Flowers beneath the Queen’s Window’’, Rachel Swirsky

    Todos os contos, e boa parte das novelettes e novelas, estão disponíveis gratuitamente na internet (em inglês). Os links estão na página da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  2. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Poxa, que legal essa história de estar disponível na Internet. Maneiro mesmo, vou dar uma olhada nos contos pelo menos.
     
  3. Izze.

    Izze. What? o.O

    Torcida pro Kastensmidt \o/
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    lembrando que acabamos de publicar um 10 perguntas e meia com ele ^^ >> http://blog.meiapalavra.com.br/2011/03/28/10-perguntas-e-meia-para-christopher-kastendsmith/
     
  5. Calib

    Calib Visitante

    Haha. Soou como aqueles romances "Sabrina" de banca de jornal. :rofl:
    Consigo até imaginar um lenhador musculoso na capa.
     
  6. Gigio

    Gigio Usuário

    Ops, esqueci de atualizar...

    Vencedores
    Romance - Blackout/All Clear, Connie Willis
    Novela - The Lady Who Plucked Red Flowers Beneath the Queen’s Window, Rachel Swirsky
    Novelette - That Leviathan Whom Thou Hast Made, Eric James Stone
    Conto - Ponies, Kij Johnson

    É, não foi desta vez para o Kastensmidt...
     

Compartilhar