• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos [Indicações] Melhor série EDUCACIONAL

Status
Fechado para novas mensagens.

Bel

o.O
E o tema escolhido foi EDUCACIONAL/VARIEDADES (Mundo de Beakman, Mithbusters, Telecurso 2000 etc)!
Documentários
PODEM entrar nesta categoria. Usem o bom senso :anjo:

Vai ser no esquema:

Título:
Link (imdb, wikipedia etc):
Ano:
Sinopse:
Trailer:

Uma indicação por post. Sem limite de indicações por pessoa. O total de indicações tem que ser um número múltiplo de 8.

Indicações

  1. O Professor (1992) - Furia de la ciudad
  2. O Mundo de Beakman (1992) - Ana Lovejoy
  3. Zoboomafoo (1999) - Clara V.
  4. Cosmos (1980) - [F*U*S*A*|KåMµ§]
  5. Mythbusters (2003) - Furia de la ciudad
  6. Caminhando com os Dinossauros (1999) - Clara V.
  7. The Undersea World of Jacques Cousteau (1968) - Neoghoster Akira
  8. Rá-Tim-Bum (1990) - Clara V.
  9. Vestibulando (1985) - Furia de la ciudad
  10. O Universo (2007) - Furia de la ciudad
  11. Entrelinhas (2005) - Clara V.
  12. Nossa Língua Portuguesa (1994) - Furia de la ciudad
  13. Planet Earth (2006) - Phantom Lord
  14. Telecurso (1978) - Furia de la ciudad
  15. Vila Sésamo (1972) - Clara V.
  16. Espaçonave Terra (1996) - Seiko-chan
 
Última edição:
Vou começar com uma produção educacional da TV Cultura que fez sucesso no começo dos anos 90.

Título: O Professor
Link (imdb, wikipedia etc): http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Professor
Ano: 1992 a 1994
Sinopse: O Professor foi um programa educativo da TV Cultura voltado ao público infanto-juvenil. Nos moldes de programas como Beakman's World, o professor de física Antonio Sadao Mori recebia em sua casa seus alunos para demonstrar princípios da física e da química por meio de experimentos e computação gráfica, usando para isso um computador Macintosh.
Trailer:
 
Título: O Mundo de Beakman
Link (imdb, wikipedia etc): http://pt.wikipedia.org/wiki/Beakman's_World
Ano: 1992 - 1998
Sinopse: No programa original de Beakman, eram lidas cartas de tele-espectadores reais, dos EUA, porém com a tradução para português e exibição no Brasil foi utilizado nomes fictícios, o que era o gancho para a realização de experiências (que ensinava como reproduzi-las em casa) e a abordagem divertida de conceitos científicos.
Trailer:
 
Posso indicar Cosmos ou seria documentario?
O IMDb nao ajuda muito jah que la, por exemplo, Mythbusters eh classificado como documentario.
 
Posso indicar Cosmos ou seria documentario?
O IMDb nao ajuda muito jah que la, por exemplo, Mythbusters eh classificado como documentario.
Uia, não sabia que Mithbusters era classificado como documentário o_O
Anyway, pode indicar Cosmos sim. E, se todo mundo concordar, acho que documentários podem entrar nesta categoria sim... o que acham?
 
Assim ficou melhor e podemos ter um número bem maior de indicações, porque a princípio eu cheguei a montar uma lista de alguns que se encaixam no tema educacional, mas consultando a maioria eram documentários.
 
Título: Zoboomafoo
Links: Site oficial (em inglês) e Wikipédia
Ano: 1999 a 2006
Sinopse:
Zoboomafoo é um série infantil de televisão formada por 65 episódios, de cunho educacional, produzida pela PBS Kids.
Os apresentadores do programa são os irmãos Chris Kratt e Martin Kratt, especialistas em biologia e zoologia. Eles vivem muitas aventuras com o lêmure Zoboomafoo (uma marionete).
O programa teve origem nos Estados Unidos e no Canadá, recebendo um Emmy (2001) pela excelência na direção de uma série infantil e o Parents' Choice Awards, também em 2001.

 
Última edição:
250px-CosmosTC.jpg

IMDb | Wiki


Titulo Original (Titulo Br): Cosmos: A Personal Voyage (Cosmos)

Temporadas Original (Br) / Episodios: 1980 (1982) / 13

Canal Original (Br): PBS (Globo 1982, TV Escola 2011)

Sinopse:
[wiki]
Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.

Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmitificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua a ser o livro de divulgação científica mais vendido da história.
[/wiki]

Videos:

Curiosidades:
- A serie possui um sequel feito por Neil deGrasse Tysson chamado Cosmos: A Spacetime Odyssey que esta sendo transmitido em 2014 pelas redes Fox e National Geographic Channel.
- No Brasil em 1982 o Carl Sagan foi dublado pelo Silvio Navas (em seu primeiro trabalho de dublagem), ou o grande Mumm-Ha, o de vida eterna!!!
 
Título: Caçadores de Mitos (Mythbusters)
Link (imdb, wikipedia etc): http://www.imdb.com/title/tt0383126
Ano: 2003 até hoje
Sinopse:
MythBusters (Os Caçadores de Mitos, no Brasil e em Portugal) é um programa de televisão criado e produzido pela Beyond Television Productions para o Discovery Channel. Os apresentadores do programa, os especialistas em efeitos especiais Adam Savage e Jamie Hyneman, usam elementos do método científico para testar a validade de rumores, mitos urbanos, cenas de filmes, provérbios, vídeos da internet e histórias novas.

As filmagens são baseadas na cidade de San Francisco, Califórnia, apesar de alguns elementos da produção serem feitos em Artarmon, Austrália. O planejamento e algumas das experimentações ocorrem na oficina de Hyneman na cidade de San Francisco; os experimentos que exigem mais espaço ou acomodações especiais são filmados em locações, tipicamente na área da baía de São Francisco e em outros locais do Norte da Califórnia, porém se for necessário, o programa irá além, como a Flórida para experimentos com aligatores e a África para mitos sobre tubarões e elefantes.

Durante a segunda temporada, membros da equipe de Savage e Hyneman foram organizados em uma segunda equipe e agora geralmente testam mitos de forma separada da dupla principal e operam em outra oficina.

Trailer:
 
Caminhando com os Dinossauros (Walking with Dinosaurs)
Links:
IMdB; Página do site da BBC e Wikipédia
Ano: 1999
Sinopse:
Documentário da BBC muito bem produzido (e inovador para a época) mostra o surgimento, evolução e desaparecimento dos dinossauros através das eras. Os episódios foram exibidos na TV Globo, no programa Fantástico, mas de forma resumida. Gerou vários especiais produzidos pela mesma BBC e o longa de animação Caminhando com os Dinossauros (2013)
É possível assistir todos os episódios no canal Netflix e no Youtube também.

 
Rá-Tim-Bum
Links:
Wikipédia
Ano: 1990-1992
Sinopse:
Produção da TV Cultura, tinha uma fórmula arrojada, com quadros livres e inovou a programação infantil, ainda presa de fórmulas estereotipadas. Ganhou vários prêmios, entre os quais a Medalha de Ouro no Festival de Nova York. O programa era dedicado a crianças em fase de pré-alfabetização, Rá-Tim-Bum ensinava de forma lúdica noções de higiene pessoal, ecologia, cidadania, Português e Matemática.
Teve um total de 192 episódios que foram reprisados durante muito tempo.

 
Título: Vestibulando (TV Cultura)
Link (imdb, wikipedia etc): http://pt.wikipedia.org/wiki/Vestibulando_(TV_Cultura)
Ano: 1985 a 2003
Sinopse: O programa estreou em 1985 com a proposta de preparar estudantes para concorrer a uma vaga na faculdade,ou seja,dar preparação para o vestibular.

Era ambientado em cenário similar a uma sala de aula, com lousa metálica, uso de um microcomputador e professores das mais variadas matérias, que se revezavam.Quatro pessoas passaram pela apresentação do programa. A maravilhosa atriz Glauce Graieb foi a primeira a apresentar o Vestibulando,seguida pelo professor de geografia Paulo Sartori. Em 1992 o programa foi reeditado,e a apresentação ficou a cargo de Fanny Guimarães e Letícia Scarpa.

O programa Vestibulando da Tv Cultura, que funcionava como importante ferramenta no preparo para os exames vestibulares mais concorridos, representando uma formidável forma de difusão do conhecimento em São Paulo e outros estados contemplados com a transmissão da TV Cultura de São Paulo. Vestibulandos que chegaram a ingressar nas mais prestigiadas universidades do Brasil, reconheceram a contribuição da saudosa série em suas aprovações. É o caso de Gilberto Cavalcante, noticiado pela Revista Época, que estudou pela série e ingressou no prestigiado Instituto de Física de São Carlos, da USP, uma das melhores universidades do mundo.

Apesar de poucos recursos digitais ou eletrônicos, a série era, de modo geral, considerada de excelente qualidade. O programa tinha uma hora de duração, com quatro matérias de 15 minutos.As aulas eram ministradas por professores especializados, pertencentes aos principais cursos preparatórios de São Paulo.

Trailer:

 
Seguindo uma linha semelhante a série "Cosmos" já indicada aqui:

Título: O Universo
Link (imdb, wikipedia etc): http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Universo
Ano: 2007 - Atualmente
Sinopse:
O Universo é uma série científica de televisão de 2007 no formato de documentário.

O termo abordado pelo canal americano History Channel está em sua 7ª temporada (2012) e exibe alguns dos maiores segredos e mistérios do universo, apresentando fatos e teorias por meio de imagens geradas por computação gráfica, bem como de depoimentos e análises de renomados cientistas e especialistas nos campos da cosmologia, astronomia e astrofísica, tais como Alexei Filippenko e Neil deGrasse Tyson.

O programa também levanta novas questões como a possibilidade de viagem no tempo e vida fora da Terra, o mistério das supernovas, universos paralelos, buracos negros e planetas fora do Sistema Solar.

Trailer:
 
Entrelinhas
Link
: Site do programa na TV Cultura
Ano: Desde 2005
Sinopse: "O Entrelinhas é um programa dedicado aos livros e à literatura, com trinta minutos de duração, exibido pela TV Cultura de São Paulo, desde o dia 5 de julho de 2005.
Entrelinhas segue o formato de uma revista eletrônica, reunindo a cada semana um material diverso, apresentado de maneira dinâmica e ao mesmo tempo aprofundada.
Além de incentivar a leitura e divulgar para um público amplo a literatura de qualidade, o Entrelinhas busca desmistificar a velha concepção de literatura como algo difícil, complicado, ou distante da vida cotidiana.
"

Esta é a sinopse do programa que, a partir de 2012, passou a ser exibido dentro do programa Metrópolis.
Foi mais ou menos por essa época que deixei de assistir, mas é possível assistir aos programas antigos (entrevistas com escritores, reportagens sobre os grandes clássicos) no Youtube ou no próprio site da TV Cultura.


Como exemplo, mostro essa reportagem bacana, feita em Dublin, sobre o livro Ulisses, de James Joyce, mas tem muitas outras entrevistas e reportagens, como as sobre Dostoiévski, Allan Poe e Julio Cortázar.
Tudo apresentado de forma acessível, que faz a gente assistir e entender um pouco mais de literatura de maneira tranquila.

 
O grande professor Pasquale Cipro Neto não poderia ficar de fora dessa.

Título: Nossa Língua Portuguesa
Link (imdb, wikipedia etc): http://tvcultura.cmais.com.br/aloescola/linguaportuguesa/
Ano: 1994
Sinopse: No ar desde agosto de 1994, o programa trata, sem preciosismos, das dificuldades lingüísticas que enfrentamos ao falar o nosso idioma.

O prof. Pasquale Cipro Neto examina filmes publicitários, letras de músicas, poemas, HQ, depoimentos de personalidades e populares, artigos da imprensa, programas de TV e o que mais seja de nossa expressão lingüística.

Trailer:
 
Título: Planet Earth

Link: http://www.imdb.com/title/tt0795176/?ref_=nv_sr_1

Ano: 2006

Sinopse:
Produzida pela BBC, a série de televisão “Planet Earth”, de 2006, traz imagens incríveis da natureza, mostrando a grande diversidade da Terra em 11 episódios. Resultado de uma parceria entre a Discovery Channel, a NHK e a CBC, a filmagem demorou cinco anos para ser concluída.
O documentário traz uma visão abrangente de todo o funcionamento do planeta – os animais, as plantas, o clima, os movimentos internos, as influências externas.

A série é composta de onze episódios, e cada um contém uma visão geral de um bioma ou habitat do planeta Terra.

EPISÓDIOS:

1 - de Polo a Polo

2 - Montanhas

3 - Água Doce

4 - Cavernas

5 - Desertos

6 - Terras Geladas

7 - Planícies

8 - Florestas

9 - Selvas

10 - Mares Rasos

11 - Grandes Oceanos


Trailer:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Tópicos similares

Respostas
0
Visualizações
574
Respostas
4
Visualizações
592
Respostas
4
Visualizações
555
Respostas
3
Visualizações
514
Respostas
4
Visualizações
776

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo